A melhor música para apresentar o Dream Theater às pessoas, segundo James LaBrie

Vocalista escolheu faixa do álbum mais bem-sucedido comercialmente em toda a carreira da banda

Escolher uma música do Dream Theater para apresentar a banda a alguém é tarefa hercúlea. A complexidade da música, os vários aspectos dos arranjos e as diferentes influências fazem com que seja complicado pelo simples fato de a musicalidade não se limitar a um estilo – ok, para todos os efeitos, eles são prog metal, mas o próprio subgênero já é deveras abrangente.

Mesmo assim, o vocalista James LaBrie se aventurou pela ideia. Em depoimento ao “Point of Entry”, da revista Revolver, o cantor escolheu uma faixa do álbum “Images and Words” (1992), maior sucesso do grupo. E que foi usada para o início de uma saga contada em um disco posterior.

“Acredito que ‘Metropolis – Part 1: The Miracle and the Sleeper’ cumpriria bem a função. Você ouviria que nosso som não é tão direto, mas sobre criar um ambiente intenso, que serve como uma ótima viagem. Ela é emocionante e dinâmica. É algo que fala de forma diferente com você, mas ao mesmo tempo é muito intrigante. Ainda amo cantá-la sempre que a incluímos nos shows. É uma canção que faria a pessoa pensar: ‘o que diabos está acontecendo aqui?’.”

- Advertisement -

Anteriormente, o guitarrista John Petrucci já havia participado da mesma seção. Sua escolha recaiu sobre a faixa-título do trabalho mais recente.

“Se as pessoas tiverem paciência, eu diria para ouvir os 22 minutos de ‘A View from the Top of the World’. Para mim, ela reúne tudo que o Dream Theater significa em uma música. Leva você em uma jornada. Tem todos os elementos que nos fizeram soar do jeito que soamos desde o início da banda: os elementos progressivos de compassos estranhos, passagens instrumentais atípicas e um elemento de narrativa.

Há toneladas de solos de guitarra e de teclado nela. Há seções muito bonitas e melódicas, ganchos vocais e, claro, essa coisa que infundimos no prog: esse lado do metal. Gravei ela com um instrumento de sete cordas, que deixa os riffs mais pesados. É meio que tudo o que fazemos em uma só peça. Então, se alguém tiver paciência, eu diria: ‘Ok, você nunca ouviu a banda e quer conhecer alguma coisa? Sente-se e ouça isso’.”

Dream Theater atualmente

Atualmente, o Dream Theater excursiona pela América do Norte com a turnê Dreamsonic. A banda é acompanhada por Devin Townsend e Animals as Leaders. Ao final do ano, os músicos já declararam que irão se dedicar à composição do seu próximo disco.

Leia também:  O único momento de prazer dos Beatles na era “Let It Be”, segundo Ringo Starr

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor música para apresentar o Dream Theater às pessoas, segundo James...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades