A opinião de Geddy Lee, a voz do Rush, sobre o Metallica

Baixista e vocalista chegou a ser sondado para produzir “Master of Puppets”, icônico álbum dos americanos

Muitos fãs do Metallica e do Rush sequer conhecem a história, mas James Hetfield e Lars Ulrich desejavam que Geddy Lee produzisse o álbum “Master of Puppets”. Uma reunião intermediada pelo empresário Cliff Bernstein – à época manager dos americanos e que já havia trabalhado com o canadense antes – chegou a ser realizada, mas a ideia não avançou.

Em 2015, durante entrevista à Vice (via Rock and Roll Garage), o baixista e vocalista relembrou a aproximação. E deixou claro que não estava tão familiarizado com o grupo à época.

“Bem, eu não ouço muito metal. Mesmo que haja um aspecto do nosso som que pode ser bastante associado, meio que atribuo isso ao lado mais antigo do estilo, na linha do Zeppelin, Black Sabbath e Blue Cheer. Mas gosto do Metallica e tenho grande respeito por eles. Apenas você não vai ouvir muito na minha casa.”

- Advertisement -

De qualquer modo, a proposta foi feita, como relembrado por Geddy Lee logo a seguir.

“Houve um encontro com Lars. Isso foi antes do lançamento de ‘Master of Puppets’. Eu era amigo do empresário deles e nos reunimos na Inglaterra. Lembro-me de ir vê-los aqui em Toronto quando tocaram no Masonic Temple. Foi quando o baixista original (Cliff Burton, falecido em um acidente no ano de 1986) ainda estava vivo. Você sabe, antes daquela tragédia. Conversamos sobre isso e eu gostava muito da banda naquela época. Mas a ideia nunca se concretizou.”

Metallica e “Master of Puppets”

“Master of Puppets” acabou sendo produzido por Flemming Rasmussen, na Dinamarca, assim como já havia sido no anterior, “Ride the Lightning”. O disco se tornou o primeiro de thrash metal a ganhar premiação de platina. Vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo até hoje.

Leia também:  O único problema de Ripper no Judas Priest, segundo Ian Hill

Também foi o primeiro álbum de heavy metal a ser escolhido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para inclusão nos registros nacionais, baseado em seu valor artístico, histórico e cultural.

Geddy Lee e a música criadora do heavy metal

Ainda que tenha admitido não ser grande fã de heavy metal, Geddy Lee já demonstrou conhecimento sobre o gênero diversas vezes. Em enrevista ao Amazon Music em 2019 (com transcrição do site Far Out Magazine), o músico surpreendeu ao citar uma música dos Beatles anterior a “Helter Skelter” como fundadora do estilo musical.

Para o baixista e vocalista do Rush, o Fab Four já havia sedimentado as raízes do heavy metal com “Taxman”, composição que entrou em “Revolver”, álbum disponibilizado em 1966 – dois anos antes do “White Album”, que contém “Helter Skelter”.

“Normalmente as pessoas se lembram dos Beatles por sua plenitude de melodia e pelos ótimos vocais. Mas também há de se considerar que Paul McCartney foi um baixista bastante influente. Se você ouvir ‘Come Together’, há uma parte ousada do baixo nessa música. Se você ouviu ‘Taxman’, é heavy metal antes de existir heavy metal.”

Leia também:  De “Let it Be” para “Get Back”, as diferentes visões nos documentários dos Beatles

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA opinião de Geddy Lee, a voz do Rush, sobre o Metallica
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades