Angus Young já disse que Malcolm era melhor que Eddie Van Halen

Músico australiano nunca deixou de mencionar sua admiração pelo irmão, que conduziu a carreira do AC/DC

A admiração de Angus Young por seu irmão, Malcolm, nunca deixou de ser mencionada. O duo foi responsável pelo sucesso do AC/DC, mas foi justamente a liderança do mais velho que manteve a banda nos eixos, superando mortes, crises e momentos de ostracismo na segunda metade dos anos 1980.

Para o mais novo da dupla, não era só isso. Em entrevista de 1986 à revista Guitar World, a admiração demonstrada foi tamanha que Angus até mencionou Malcolm acima do à época grande nome da guitarra.

- Advertisement -

Disse o baixinho do uniforme escolar, conforme resgate do Rock and Roll Garage:

“Malcolm faz a banda soar completa. É difícil ter um grande ego se você toca em uma banda com seu irmão. Isso mantém sua cabeça na terra. Malcolm é como eu, ele só quer que nós dois nos conectemos. Embora ele me deixe fazer todos os solos, Malcolm ainda é um guitarrista melhor que Eddie Van Halen.”

Obviamente, o frenético instrumentista tem consciência de que Eddie era mais técnico. Para ele, no entanto, a preferência ia por outros caminhos.

“Van Halen certamente conhece suas escalas. Mas não gosto de ouvir guitarristas muito técnicos, que colocam todas as notas que conhecem em uma música. Quero dizer, o Van Halen pode fazer o que faz muito bem, mas na verdade ele está apenas fazendo exercícios com os dedos. Se um guitarrista quiser praticar todas as notas que consegue tocar, deve fazê-lo em casa. Definitivamente há um lugar para esse tipo de estilo, mas não é para mim.”

Angus Young, Chuck Berry e Eric Clapton

Além da questão fraternal, não surpreende que Angus prefira um guitarrista mais simples a um virtuoso. Na mesma entrevista, ele disse:

Leia também:  A música de Syd Barrett solo que deixa Roger Waters arrepiado só de falar

Chuck Berry nunca foi uma pessoa cuidadosa. Ele não se importa se está tocando sua música desafinada ou a de outra pessoa. Sempre que empunha a guitarra exibe um grande sorriso de orelha a orelha. Todo mundo costumava elogiar Eric Clapton quando eu era criança, dizendo que ele era um gênio da guitarra e coisas assim. Bem, mesmo em uma noite ruim, Chuck Berry é muito melhor do que Clapton jamais será.”

Ao invés de simplesmente parar por aí, o australiano resolveu prosseguir com a desdenhada sobre o inglês.

“Eric Clapton apenas junta licks que pegou de outras pessoas, como B.B. King e outros antigos nomes do blues. Então, os mistura de alguma forma. O único grande álbum que já fez foi com o Blues Breaker, banda de John Mayall. Talvez também algumas boas músicas com o Cream, que foi onde construiu reputação. Nunca entendi todo esse alarde sobre Clapton.”

Homenagens póstumas

Apesar da fala de Angus, é preciso deixar claro que Eddie Van Halen tinha grande respeito e admiração pelo AC/DC. Quando Malcolm faleceu, em 2017, ele emitiu o seguinte comunicado oficial:

Leia também:  As 6 melhores músicas do Deep Purple para Glenn Hughes

“É um dia triste no Rock and Roll. Malcolm Young era meu amigo e o coração e a alma do AC/DC. Passei alguns dos melhores momentos da minha vida com ele em nossa turnê europeia de 1984. Sentiremos sua falta e minhas mais profundas condolências à sua família, companheiros de banda e amigos.”

Em 2020, quando foi a vez de Eddie partir, Angus declarou ao Radio.com:

“Ele era uma pessoa tão calorosa. A primeira coisa que você nota nele é que, assim que o vê, ele abre um grande sorriso e diz ‘me dê um grande abraço’ Sempre animado em ver você. Para o mundo da música, é uma grande perda. Mas, novamente, para aqueles de nós que tiveram a sorte de conhecê-lo, é provavelmente uma tragédia ainda maior. Também para sua família e todos que lhe são próximos.

Lembro de vê-lo quando fizemos uma turnê pela América e ele foi até Los Angeles para nos ver. Ainda era o mesmo – um grande sorriso, muito feliz em nos encontrar. E gostava muito de Malcolm. Definitivamente deixa um grande buraco.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAngus Young já disse que Malcolm era melhor que Eddie Van Halen
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades