Jimi Hendrix Experience lançou “Are You Experienced?” há 57 anos; veja outros fatos da música em 12 de maio

Data marca também o lançamento de um álbum importante dos Rolling Stones e o aniversário do baterista Eric Singer

Há 57 anos, em 12 de maio de 1967, Jimi Hendrix Experience lançava o disco “Are You Experienced?”. Considerado um dos melhores álbuns de estreia da história, mostrou ao mundo um novo jeito de se tocar guitarra. “Foxy Lady” e “Fire” são alguns dos destaques.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 12 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 52 anos, em 12 de maio de 1972, os Rolling Stones lançavam “Exile On Main St.”, seu 10º disco de estúdio. Um dos pontos altos da banda, foi concebido em um período complicado para os músicos. “Tumblin’ Dice” e “Happy” saíram como singles.

-> Hoje, Eric Singer faz 66 anos. O baterista, que nasceu em 12 de maio de 1958, se consagrou pelo trabalho com o Kiss, de 1991 a 1996 e a partir de 2004. Também tocou com Black Sabbath, Alice Cooper, Avantasia, Lita Ford, Badlands e mais.

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

-> Há 32 anos, em 12 de maio de 1992, o Black Crowes lançava “The Southern Harmony and Musical Companion”, seu 2º disco de estúdio. Estreia do guitarrista Marc Ford e do tecladista Eddie Harsch, trouxe “Remedy”, “Sting Me” e “Thorn in My Pride” como destaques.

-> Hoje, Billy Duffy faz 63 anos. O guitarrista, que nasceu em 12 de maio de 1961, foi o único músico além de Ian Astbury a participar de todos os álbuns do The Cult. Também teve projetos paralelos como o Circus Diablo e a banda de covers Cardboard Vampyres.

-> Há 65 anos, em 12 de maio de 1959, nascia Ray Gillen. O vocalista morreu em 1º de dezembro de 1993, aos 34 anos, de complicações da Aids. Além de ter integrado o Badlands, teve uma passagem breve pelo Black Sabbath, substituindo Glenn Hughes.

Leia também:  Nervosa anuncia sua 1ª turnê como headliner na América do Norte

-> Há 10 anos, em 12 de maio de 2014, os Titãs lançavam “Nheengatu”, seu 14º disco de estúdio. Considerado uma “volta às raízes” da banda, marcou a despedida do vocalista Paulo Miklos, que dedicou o álbum à esposa, falecida em 2013.

-> Há 26 anos, em 12 de maio de 1998, Lenny Kravitz lançava “5”, seu 5º disco de estúdio. É um dos álbuns de maior sucesso da carreira do músico, conquistando destaque também na Europa. “Fly Away” e o cover “American Woman” (Guess Who) são os destaques.

-> Há 21 anos, em 12 de maio de 2003, o Helloween lançava “Rabbit Don’t Come Easy”, seu 10º disco de estúdio. Marcou a estreia do guitarrista Sascha Gerstner e trouxe Mikkey Dee, Mark Cross e Stefan Schwarzmann na bateria. “Just a Little Sign” saiu como single.

-> Hoje, Steve Winwood faz 76 anos. O guitarrista, que nasceu em 12 de maio de 1948, ficou conhecido por seu trabalho com o Traffic e o Blind Faith, além do Spencer Davis Group, Go, entre outros projetos. Também gravou uma série de álbuns em carreira solo.

-> Há 7 anos, em 12 de maio de 2017, Harry Styles lançava “Harry Styles”, seu 1º disco solo. Trouxe um som ligeiramente mais orientado ao rock, distante do pop que o consagrou no One Direction. “Sign of the Times”, “Two Ghosts” e “Kiwi” saíram como singles.

-> Há 10 anos, em 12 de maio de 2014, o The Black Keys lançava “Turn Blue”, seu 8º disco de estúdio. Trouxe uma pegada psicodélica que vai do som à capa do trabalho. “Fever”, “Bullet in the Brain”, “Gotta Get Away” e “Weight of Love” saíram como singles.

Leia também:  “Rumours”, novo filme de Cate Blanchett, teve nome inspirado no Fleetwood Mac

-> Hoje, Dez Fafara faz 58 anos. O vocalista, que nasceu em 12 de maio de 1966, ficou conhecido inicialmente pelo trabalho com a banda de nu metal Coal Chamber. Depois, criou o grupo DevilDriver, mais orientado ao groove metal.

-> Hoje, Megan Lovell faz 35 anos. A guitarrista e co-vocalista, que nasceu em 12 de maio de 1989, foi uma das fundadoras da banda Larkin Poe, ao lado da irmã Rebecca Lovell. Ficou como a responsável pelo slide, seja no lapsteel ou no dobro.

-> Há 32 anos, em 12 de maio de 1992, o Porcupine Tree lançava “On the Sunday of Life…”, seu disco de estreia. O material compila músicas trabalhadas por Steven Wilson no passado, já que a banda nasceu como um projeto solo dele.

-> Há 10 anos, em 12 de maio de 2014, o Blondie lançava “Ghosts of Download”, seu 10º disco de estúdio. Foi divulgado como parte do box “Blondie 4(0) Ever”, nos 40 anos da banda. “A Rose by Any Name”, “Sugar on the Side” e “I Want to Drag You Around” foram singles.

-> Há 21 anos, em 12 de maio de 2003, o Talisman lançava “Cats And Dogs”, seu 6º disco de estúdio. Dividido em dois “lados” – “Cats” e “Dogs” –, marcou a volta do guitarrista Fredrik Åkesson. O baixista Marcel Jacob e o vocalista Jeff Scott Soto assinam a produção.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaJimi Hendrix Experience lançou “Are You Experienced?” há 57 anos; veja outros...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades