Black Francis faz 59 anos; veja outros fatos da música em 6 de abril

Data marca também o lançamento de um álbum icônico do The Cult e a saída de Syd Barrett do Pink Floyd

Hoje, Black Francis faz 59 anos. O vocalista e guitarrista foi um dos fundadores do Pixies, uma das bandas mais importantes do rock alternativo. Também trabalhou em carreira solo, sob o nome Frank Black.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 6 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 37 anos, em 6 de abril de 1987, The Cult lançava “Electric”, seu 3º disco de estúdio. Repetiu o sucesso do antecessor, “Love” (1985), agora com um som mais próximo do hard rock. “Love Removal Machine”, “Lil’ Devil” e “Wild Flower” saíram como singles.

-> Há 56 anos, em 6 de abril de 1968, Syd Barrett deixava oficialmente o Pink Floyd. Na época, ele começava a sofrer de distúrbios mentais potencializados pelo uso de drogas, não conseguindo contribuir musicalmente com a banda. Barrett morreu em 7 de julho de 2006, aos 60 anos, de câncer no pâncreas.

-> Hoje, Udo Dirkschneider faz 72 anos. O cantor, nascido em 6 de abril de 1952, ficou conhecido pelo trabalho com o Accept, com quem gravou 11 álbuns. Fundou o U.D.O. em 1987 e também trabalhou em um projeto solo com seu sobrenome.

Foto: Andre Santos

-> Há 31 anos, em 6 de abril de 1993, o Tool lançava “Undertow”, seu disco de estreia. Foi o único álbum a contar com o baixista original da banda, Paul D’Amour. As músicas “Sober” e “Prison Sex” foram divulgadas como singles.

-> Hoje, Warren Haynes faz 64 anos. O guitarrista, que nasceu em 6 de abril de 1960, ficou conhecido pelo trabalho com a Allman Brothers Band e por ter sido um dos fundadores do Gov’t Mule. Também fez parcerias com Grateful Dead, Dickey Betts e Blackberry Smoke, entre outros.

-> Há 43 anos, em 6 de abril de 1981, o Whitesnake lançava “Come An’ Get It”, seu 4º disco de estúdio. Notório pela sonoridade mais blues rock que permeou a fase inicial da banda, trouxe como singles as músicas “Don’t Break My Heart Again” e “Would I Lie to You”.

Leia também:  Netflix quer fazer de “Senna” uma “Round 6” da América Latina

-> Há 6 anos, em 6 de abril de 2018, o Blackberry Smoke lançava “Find a Light”, seu 6º disco de estúdio. Produzido pela própria banda, foi bem recebido pela crítica e chegou a vender mais de 30 mil cópias nos Estados Unidos em 6 meses.

-> Há 12 anos, em 6 de abril de 2012, o Accept lançava “Stalingrad”, seu 13º disco de estúdio. O álbum segue a mesma linha do antecessor, “Blood of the Nations” (2010), revigorando o som da banda com a presença do vocalista e letrista Mark Tornillo.

-> Há 26 anos, Wendy O. Williams nos deixava. A vocalista cometeu suicídio em 6 de abril de 1998, aos 48 anos. Começou a carreira com o Plasmatics antes de embarcar em uma carreira solo de boa repercussão nos anos 80.

-> Há 31 anos, em 6 de abril de 1993, o Arcade lançava “Arcade”, seu disco de estreia. O supergrupo trouxe nomes do hard rock oitentista, como o vocalista Stephen Pearcy (Ratt) e o baterista Fred Coury (Cinderella). “Nothin’ to Lose” e “Cry No More” foram os singles.

-> Há 25 anos, em 6 de abril de 1999, o Porcupine Tree lançava “Stupid Dream”, seu 5º disco de estúdio. Deu início a uma transição para a banda, que apostou em um som mais pop. “Piano Lessons”, “Stranger by the Minute” e “Pure Narcotic” saíram como singles.

-> Há 6 anos, em 6 de abril de 2018, The Dead Daisies lançava “Burn It Down”, seu 4º disco de estúdio. De som mais pesado, foi o último da banda com o vocalista John Corabi e o baixista Marco Mendoza. “Rise Up” e “Dead and Gone” saíram como singles.

Leia também:  Sebastian Bach diz não pensar em aposentadoria: “posso seguir até os 70 ou 80”

-> Há 43 anos, em 6 de abril de 1981, Roger Taylor lançava “Fun in Space”, seu 1º disco solo. O baterista do Queen compôs, produziu, cantou e tocou praticamente tudo em todas as músicas. Os singles foram “Future Management”, “Let’s Get Crazy” e “My Country”.

-> Há 20 anos, em 6 de abril de 2004, o W.A.S.P. lançava “The Neon God: Part 1 – The Rise”, seu 11º disco de estúdio. Conceitual, começa a história de Jesse, um jovem capaz de manipular pessoas. A sequência, “The Neon God: Part 2 – The Demise”, saiu meses depois.

-> Há 18 anos, em 6 de abril de 2006, o Buckcherry lançava “15”, seu 3º disco de estúdio. Marcou a volta da banda após um hiato, retornando com uma formação quase toda nova que manteve apenas o vocalista Josh Todd e o guitarrista Keith Nelson.

-> Há 14 anos, em 6 de abril de 2010, o Treat lançava “Coup de Grace”, seu 6º disco de estúdio. O álbum marcou a reunião da banda, que não lançava material inédito desde 1993, quando encerrou atividades. Elogiado, o trabalho foi promovido em uma turnê mundial.

-> Há 25 anos, em 6 de abril de 1999, o Buckcherry lançava “Buckcherry”, seu disco de estreia. Foi o único álbum da banda gravado como quarteto. As músicas “Lit Up”, “For the Movies”, “Dead Again” e “Check Your Head” saíram como singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaBlack Francis faz 59 anos; veja outros fatos da música em 6...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades