Solos de Frank Zappa eram chatos e longos, opina John McLaughlin

Apesar desse detalhe, lenda do jazz britânico se declara fã da obra do inventivo músico e maestro

De uma forma ou de outra, Frank Zappa tocou a vida de todos que se aventuraram por sua longa e eclética obra. É o caso de John McLaughlin, ícone do jazz britânico. Em entrevista de 2018 ao Ultimate Guitar, o guitarrista elencou aspectos que considerava positivos e negativos da obra do colega americano.

Tudo começou quando ele foi questionado sobre a turnê que fez com o Mothers of Invention em 1970, então como integrante da Mahavishnu Orchestra.

“Frank era louco, antes de tudo, mas um músico muito bom. Devo lembrar que sou fã do The Mothers of Invention desde 1966, quando o grupo lançou seu primeiro álbum.”

- Advertisement -

Apesar disso, John destaca dois pontos específicos com os quais se incomodou.

“Ele era um músico muito bom, mas agia como um ditador em sua banda, lamento dizer. [Risos] Além disso, fazia solos de guitarra muito longos. Coisas que tinham de 10 a 15 minutos, quando deviam ter entre 2 e 3, porque eram um pouco chatos.”

Apesar de tudo, McLaughlin entende que o saldo final é de lucro.

“Ele era muito interessante, tanto como ser humano quanto como compositor.”

Sobre Frank Zappa

Nascido em Baltimore, Maryland, Frank Vincent Zappa se tornou conhecido como um músico experimental, virtuoso e satírico. Sua carreira percorreu distintos caminhos, do popular ao erudito. Entre os lançamentos em vida e póstumos, totaliza 117 álbuns. “Apostrophe (‘)”, de 1974, foi o único a figurar no Top 10 americano.

Leia também:  Como polarização política levou a Rock in Rio 2024 variado, segundo Roberto Medina

Já “Jazz From Hell”, de 1986, foi o único disco instrumental a ganhar o selo da PRMC. Frank foi um dos opositores públicos às manobras de censura pelos políticos da extrema-direita norte-americana na década em questão.

Produziu nomes como Alice Cooper, Grand Funk Railroad e Captain Beefheart, além de ter revelado músicos como Steve Vai, Lowell George, Eddie Jobson e Terry Bozzio. Diagnosticado com câncer de próstata, morreu em 4 de dezembro de 1993, aos 52 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSolos de Frank Zappa eram chatos e longos, opina John McLaughlin
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades