TikTok e Universal chegam a acordo para retorno de músicas à rede

Gravadora estava incomodada com uso de IA em canções de seus artistas na plataforma; comunicado garante que situação está resolvida

O TikTok e a Universal Music Group chegaram a um acordo para o retorno das músicas de artistas da gravadora à rede social. O contrato anterior expirou em fevereiro deste ano e não foi renovado devido a diversas questões.

A principal delas era a discordância em relação ao uso de IA generativa em músicas de artistas da gravadora. A empresa alegou que a utilização desenfreada da ferramenta pelos usuários da mídia social,representava uma ameaça, do ponto de vista econômico, para ela e seus contratados – o que gerou uma troca de acusações entre as partes.

- Advertisement -

Com a volta, a plataforma voltará a contar com canções de vários artistas de renome. Entre os principais nomes, estão Taylor Swift, Drake, Green Day, Metallica, U2, Coldplay, Post Malone, Adele e The Weeknd.

Em comunicado divulgado em conjunto pelas duas empresas, o novo acordo garante a solução deste problema. Além disso, o TikTok a Universal trabalharão em conjunto para garantir a remoção de músicas modificadas com IA generativa sem qualquer tipo de autorização prévia.

Leia também:  Suicidal Tendencies grava música com Fernanda Lira, Supla, João Gordo e mais brasileiros

“TikTok e a Universal trabalharão juntas para garantir que o desenvolvimento da IA através da indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para artistas e compositores. O TikTok também está comprometido a trabalhar com a Universal para remover músicas geradas com IA sem autorização da plataforma, além de (fornecer) ferramentas para melhorar as atribuições para artistas e compositores.”

Ole Obermann, executivo da parte musical da rede social, reforçou que essas novas ferramentas também possuem o objetivo de dar mais liberdade criativa para seus usuários, mas sem ferir qualquer tipo de direito autoral.

“Estamos animados em recepcionar a Universal de volta ao TikTok. Em particular, trabalharemos juntos para garantir que as ferramentas de IA sejam desenvolvidas de forma responsável para permitir uma nova era de criatividade musical e engajamento de fãs, enquanto protegemos a criatividade humana.”

TikTok e Universal Music Group

O novo acordo ainda inclui novas oportunidades de monetização com a rede social, consequência da capacidade de negócios gerada pelo TikTok. Por fim, também devem ser disponibilizadas outras ferramentas para artistas terem uma melhor análise de dados e integração com venda de ingressos de apresentações.

Leia também:  Kid Rock é acusado de colocar arma no rosto de repórter durante entrevista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasTikTok e Universal chegam a acordo para retorno de músicas à rede
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades