10 das melhores bandas de metal do Brasil, segundo a Metal Hammer

Lista foi elaborada pela revista britânica em 2016; considerando a popularização de nomes recentes como Nervosa e Crypta, talvez fosse diferente hoje

A relevância do Brasil no cenário metálico mundial é incontestável. Não apenas pelos nomes óbvios, mas por vários que tiveram importância na construção do underground, influenciando até mesmo nomes estrangeiros que se tornariam grandes posteriormente.

Em 2016, a revista britânica Metal Hammer elaborou uma lista com 10 nomes que fizeram parte dessa história. Obviamente, se feita hoje, ela poderia contar com algumas menções diferentes, especialmente considerando o status que Nervosa e Crypta alcançaram em tempos recentes.

- Advertisement -

De qualquer modo, aí está o ranking com explicações da redação da publicação.

10 das melhores bandas de metal do Brasil, segundo a Metal Hammer

Holocausto: “Graças ao fato de o álbum de estreia ‘Campo de Extermino’ (1987) ter explorado com firmeza o horror doentio dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto é facilmente a banda de metal mais controversa do Brasil. Mas se você gosta de thrash sujo e violento no estilo Slayer, Possessed e Kreator, a galera de Belo Horizonte é difícil de vencer.”

Torture Squad: “Pilares da cena thrash brasileira, o Torture Squad de São Paulo vem fazendo barulho em alta velocidade desde 1990 e tem feito mais do que a maioria de seus compatriotas para entrar no cenário internacional. O álbum ‘The Unholy Spell’, de 2001, é um destaque particular de um catálogo cruel e intransigente.”

Hibria: “A cena do metal brasileiro pode parecer dominada por bandas extremas, mas a mistura imperiosa de força da velha escola e agressividade do speed metal de última geração do Hibria lhes rendeu uma base de fãs internacional considerável, principalmente no Japão. Confira o glorioso álbum ao vivo ‘Blinded By Tokyo’ para ouvir o quinteto de Porto Alegre em ação.”

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Chakal: “Fornecedores de thrash obscuro e cruel desde 1985, o Chakal permanece praticamente desconhecido fora do Brasil, mas poderia facilmente ter seguido os passos do Sepultura. O álbum ‘Abominable Anno Domini’ de 1987 é um exemplo particularmente excelente do ataque odioso e arrebatador desta banda. Fato bônus: o vocalista Vladimir Korg escreveu a letra de ‘To The Wall’ do Sepultura (de ‘Schizophrenia’, também de 1987).”

Rebaelliun: “Outra banda de Porto Alegre, a Rebaelliun deu uma enorme contribuição para a reputação do death metal brasileiro, apesar de ter desaparecido por mais de uma década entre o segundo álbum ‘Annihilation’ e o feroz ‘Hell’s Decretos’. Para os fãs de death metal puro e potente com toneladas de explosões frenéticas, realmente não existe nada melhor.”

Angra: “Simplesmente uma das bandas de power metal progressivo mais celebradas do planeta, o Angra conta com virtuosos alucinantes. O guitarrista Kiko Loureiro é agora mais conhecido como o contraponto de seis cordas de Dave Mustaine no Megadeth, mas o Angra é mais do que bem-sucedido por si só, especialmente no Japão, onde seu álbum ‘Secret Garden’ alcançou o top 20.”

Krisiun: “Reis indiscutíveis do death metal brasileiro, o Krisiun é conhecido pela aterrorizante musculatura de seu ataque selvagem e percussivo. Também pelo fato de o trio ser composto por irmãos. Após um quarto de século de carreira, estão ainda mais pesados, agressivos e rápidos do que a maioria. Poucas bandas de death metal têm uma presença tão imensa no palco. O Krisiun detona.”

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Sarcófago: “Inspirado por Celtic Frost e Slayer, o Sarcófago foi o primeiro verdadeiro representantes do florescente movimento black metal quando lançaram seu agora seminal ‘I.N.R.I.’ em 1987. Horrivelmente cru e caótico, mas absolutamente emocionante, continua sendo uma das grandes referências do metal underground. Exerceu vasta influência na incipiente cena norueguesa do final dos anos 80 e início dos anos 90. Nada mais sombrio, nada mais incrível.”

Ratos de Porão: “Mestre do thrashcore crossover politicamente carregado, o Ratos de Porão tem feito um barulho profano desde 1981, sendo rotineiramente citado como uma influência significativa na cena thrash que irrompeu em meados dos anos 80. Mais conhecidos por ‘Brasil’ e ‘Anarkophobia’, ambos lançados pela Roadrunner Records, são verdadeiros heróis anônimos do extremo sul-americano.”

Sepultura: “Dificilmente poderia ser outro, não é? Do thrash pioneiro de ‘Schizophrenia’ e ‘Beneath The Remains’ aos inovadores experimentos de groove metal de ‘Chaos AD’ e ‘Roots’, passando pelos esforços muitas vezes criminosamente subestimados da era Derrick Green, o Sepultura hasteou a bandeira do metal brasileiro com mais classe e poder do que qualquer outro. E assim, sempre os saudaremos.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListas10 das melhores bandas de metal do Brasil, segundo a Metal Hammer
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

4 COMENTÁRIOS

  1. Deixaram de colocar bandas fabulosas como as citadas aqui por nossos irmãos para colocar “ratos do porão” que nem metal é? Essa lista já ficou duvidosa hein!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades