Como “Comfortably Numb” nasceu de conflito entre Roger Waters e David Gilmour

Versão da música presente em “The Wall” reúne recortes de takes que eram os preferidos de cada um dos músicos

Em vários momentos da história, a grande arte surgiu em ambientes tensos. Um exemplo muito claro veio do Pink Floyd. É sabido que a amizade nunca foi a força motriz por trás da obra da banda. Ao contrário, Roger Waters nunca deixou de tomar as decisões que considerava necessárias para que o conteúdo se sobressaísse a questões sentimentais, mesmo que para tal precisasse ser impopular junto aos colegas – ou subordinados, dependendo do ponto de vista.

Um exemplo cabal pode ser reconhecido em “Comfortably Numb”. A composição presente em “The Wall” (1979) é uma das mais populares da carreira do grupo, com um registro que consegue transmitir toda a emoção do conteúdo traduzida em sua melodia e no solo de guitarra memorável de David Gilmour. Porém, o ambiente em estúdio durante as gravações estava longe de ser o mais harmonioso.

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Em entrevista à Absolute Radio (transcrita pelo Showbiz Cheatsheet), o baixista e vocalista relembrou a fricção criativa que acabou dando resultado.

“Provavelmente é uma história em que a memória de David e a minha seriam quase exatamente as mesmas. Tínhamos feito uma faixa rítmica – então seria bateria, baixo, guitarra ou qualquer outra coisa – e eu adorei. Ele achou que não era preciso ritmicamente o suficiente e recortou a faixa da bateria, algo mais e disse: ‘Pronto, está melhor.’ E eu ouvi e disse: ‘Não, não está. Eu odeio isso.’ Então essa era toda a discordância.”

A solução acabou sendo criar um monstrengo – no bom sentido da palavra, se é que existe um.

“E no final, a faixa que está no disco, a primeira estrofe é da versão que eu gostei, e a segunda estrofe é da versão que ele gostou, depois um pouco de refrão meu e um pouco dele. Foi uma negociação e um compromisso.”

Pink Floyd e “Comfortably Numb”

Além dos quatro membros do Pink Floyd à época, “Comfortably Numb” contou com orquestrações de Michael Kamen e violão do guitarrista de jazz Lee Ritenour. Lançada como single, ganhou disco de platina no Reino Unido, tendo “Hey You” como lado B.

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Também foi a última música tocada na derradeira apresentação oficial da banda, ocorrida durante o evento beneficente Live 8, realizado em 2 de junho de 2005. O quarteto se apresentou em Londres, no Hyde Park.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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