A grande diferença entre Beatles e Rolling Stones, segundo Keith Richards

Colegas de geração eram banda onde todos cantavam, enquanto o guitarrista integrava grupo com um frontman

Keith Richards não costuma ser muito simpático ao se referir à carreira de muita gente. Uma das raras exceções está nos amigos e rivais Beatles. Amigo particular de Paul McCartney, o guitarrista dos Rolling Stones reconhece as diferenças entre as bandas. Porém, não deixa de exaltar as qualidades do quarteto de Liverpool.

Durante entrevista ao NPR em 2010 – resgatada pelo site Far Out Magazine –, o músico detalhou as principais diferenças entre o seu grupo e o Fab Four. E ressaltou que a escolha de buscar um caminho diferente foi consciente.

“Em termos de imagem, tomamos uma decisão muito clara de não ser como eles. Os Beatles eram, basicamente, uma banda vocal. Todos eles cantavam. Em uma música, John assumia o microfone principal. Na outra era Paul, depois George e às vezes até mesmo Ringo. No nosso caso, tínhamos um frontman, um vocalista principal.”

- Advertisement -

Apesar de Mick Jagger ser o soberano do microfone, com o passar dos anos Keith também se destacou na função. Hoje, é impensável imaginar um álbum dos Stones sem ao pelo menos uma música sem ele cantando.

Leia também:  O convidado que faltou no álbum solo de Slash, segundo o próprio

De qualquer modo, Richards entende que as diferenças mais aproximaram as bandas do que as distanciaram.

“Havia uma diferença incrível entre os Beatles e nós. Mas, ao mesmo tempo, estávamos lá ao mesmo tempo e lidando uns com os outros. Foi um relacionamento muito, muito frutífero e ótimo entre os Stones e os Beatles. Bastante amigável. A coisa da competição não entrava nisso, ao menos de nossa parte.”

Beatles e Rolling Stones

Vale citar que o primeiro hit single dos Rolling Stones foi “I Wanna Be Your Man”, composição de Lennon e McCartney. Recentemente, o baixista foi confirmado no próximo álbum da banda, ainda sem data de lançamento definida.

Sobre Keith Richards

Nascido em 18 de dezembro de 1943, em Dartford, Inglaterra, Keith Richards pode ser creditado como um dos grandes responsáveis pela existência e continuidade dos Rolling Stones.

Dividiu o comando da parte criativa da banda durante a maior parte de sua existência com Mick Jagger. Ao mesmo tempo, ambos travaram, ironicamente, uma das maiores rivalidades do rock – felizmente superada nos anos finais de carreira.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

Antes de se juntar ao grupo, estudou arte e design em duas escolas. Foi expulso da primeira, mas se formou na segunda.

Além de se dedicar integralmente aos Stones, lançou álbuns solo, com mais liberdade para fazer o que bem entendesse. Sua banda de apoio recebeu o nome de The X-Pensive Winos e trouxe na bateria Steve Jordan, que substituiria Charlie Watts nos Stones após seu falecimento, em 2021.

A imagem de Keith Richards veio a se tornar um ícone da cultura pop e uma influência para muitos músicos e também outros artistas. Um bom exemplo disso está no ator Johnny Depp, que se inspirou no guitarrista ao criar o personagem Jack Sparrow, da série de filmes Piratas do Caribe – onde o próprio Keith aparece no papel do Capitão Teague, pai do protagonista.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA grande diferença entre Beatles e Rolling Stones, segundo Keith Richards
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades