Live Nation fala sobre Lollapalooza e promete arena indoor em SP para 20 mil pessoas

Empresa assumiu controle da produção nacional do evento após o término da parceria com a Time for Fun

Na última quinta-feira (30), a empresa Time for Fun (T4F) anunciou o término da parceria com a Live Nation na produção da versão brasileira do Lollapalooza. Responsável pelas edições internacionais, a empresa com sede nos Estados Unidos também passará a centralizar as ações do evento no país, onde já é acionista majoritária da Rock World – que organiza o Rock in Rio – e da C3 Presents.

Agora, a própria Live Nation publicou um comunicado oficial onde explica seus próximos passos. Diz a nota enviada à imprensa:

“A Live Nation Entertainment anunciou que a Rock World será a nova parceira de produção local para o Lollapalooza no Brasil, em colaboração com a C3 Presents. Para a Live Nation, que é acionista da Rock World, essa ação reforça seu investimento na empresa. Além do Lollapalooza Brasil, que acontece anualmente, a Rock World é responsável pelo Rock in Rio, no Rio de Janeiro e em Lisboa, que ocorrem nos anos pares, e o The Town, nos anos ímpares. Todos os eventos terão venda de ingressos pela Ticketmaster, que foi recentemente lançada no Brasil, com a bem-sucedida pré-venda do The Town. Os 150 mil ingressos disponibilizados para a venda esgotaram em cerca de 2 horas.”

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Mas não para por aí. A empresa também revelou que investirá na parte estrutural para suas próximas empreitadas.

“Esse movimento faz parte da estratégia de expansão da Live Nation Entertainment no mercado, que também inclui uma arena indoor com capacidade para 20 mil pessoas que será construída em parceria com a OVG e GL Events no Distrito do Anhembi. A Live Nation também é responsável por trazer algumas das maiores turnês globais para o país, como a recente Music of the Spheres, do Coldplay, que teve um público total de 730 mil fãs em 11 shows.”

Disse Rafael Lazarini, vice-presidente Sênior e responsável pelo desenvolvimento de negócios para a América Latina da Live Nation:

“Ao mesmo tempo em que aumentamos nossa presença no Brasil, buscamos desenvolver uma estrutura local que nos permita melhor atender artistas e fãs. Isto nos possibilitará oferecer um número cada vez maior de experiências ao vivo únicas para o público brasileiro. Estamos vendo uma demanda incrível de todas as partes do mundo, especialmente da América Latina.”

Roberto Medina, criador do Rock in Rio, sócio e presidente da Rock World, completa:

“Eu vivo o Brasil intensamente. O nosso país é apaixonado pela cultura e nós, brasileiros, temos o DNA de quem sabe fazer eventos gigantes com muita qualidade. Tenho certeza de que, por meio dessa expansão de nossas atividades, conseguiremos proporcionar em ainda maior escala, para todos os brasileiros, mais momentos inesquecíveis, repletos de alegria, festa e sorrisos. Ano que vem, um novo capítulo se iniciará com o Lollapalooza Brasil, que terá, junto com seu já consagrado conceito e DNA original, a chancela dos nossos 38 anos de experiência na produção de grandes eventos com foco na experiência do cliente.”

Críticas à organização do Lollapalooza Brasil

Nas mais recentes edições, a organização do Lollapalooza Brasil vinha recebendo uma série de críticas. A mais grave envolveu denúncias de trabalhos análogos à escravidão. Em 2023, homens entre 22 e 29 anos foram resgatados por equipes do Ministério Público realizando atividades em condições insalubres.

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Tanto a T4F quanto a empresa terceirizada Yellow Stripe foram notificadas e responsabilizadas diretamente pela situação. Elas foram obrigadas a ressarcir as vítimas por salários devidos, verbas rescisórias e horas extras.

Em 2018 e 2019, os promotores foram denunciados por contratar moradores de rua por valores ínfimos para trabalhar na montagem dos palcos. De acordo com registros, eles recebiam R$ 50 e enfrentavam uma jornada de 12 horas diárias de atividades.

O festival de 2024

O Lollapalooza Brasil 2024 ainda não teve datas confirmadas. Porém, uma atração já está definida: o Blink-182, que precisou cancelar a participação este ano devido a um problema de saúde do baterista Travis Barker.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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