Como Steve Hackett começou a fazer tapping antes de Eddie Van Halen

Guitarrista do Genesis evitou se rotular como criador da técnica, mas lembrou demonstrações gravadas ainda no início dos anos 1970

Há um grande debate sobre quem foi o primeiro a fazer a técnica de tapping na guitarra, onde as duas mãos ficam no braço do instrumento. Eddie Van Halen foi o responsável por aprimorar e dar fama ao recurso, mas quem foi o criador? Seria Steve Hackett, do Genesis?

Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon, transcrita pelo Ultimate Guitar, o próprio Hackett falou sobre o assunto. Embora tenha evitado rotular-se como o criador da técnica, que já era aplicada por músicos de jazz anos antes do Genesis ser fundado, ele revelou como passou a adotar o tapping em suas composições.

“Eu estava morando com meus pais após meu primeiro casamento dar errado. Um dia, eu estava sentado na cama, tocando em um pequeno amplificador, e queria tocar uma tríade, mas não conseguia fazer de forma rápida. Então, comecei a pressionar em uma das notas. Logo, vi que aquilo abriria outras possibilidades.”

- Advertisement -

Steve Hackett contou que adotou o tapping ao tocar em shows a música “The Musical Box”, lançada pelo Genesis em 1971. A versão em estúdio não traz a técnica, mas o músico a reproduzia ao vivo.

“Quando comecei a fazer o tapping na guitarra, Tony Banks (tecladista) fazia algumas harmonias comigo. Então, havia um guitarrista soando como tecladista e um tecladista soando como guitarrista. Isso criou um conceito de show.”

O primeiro tapping de Steve Hackett

A primeira vez em que Steve Hackett gravou tapping em estúdio foi no solo da música “Dancing With the Moonlit Knight”, presente no álbum “Selling England By the Pound”, de 1973. Naquele período, o Genesis recebeu um elogio de ninguém menos de John Lennon.

“Em 1973, John Lennon disse que o Genesis era uma das bandas de rock que ele ouvia, e esse foi o meu momento de maior orgulho no rock. Na primeira música do álbum daquele ano, ‘Dancing With the Moonlit Knight’, eu uso tapping, sweep picking e saltos de oitava. É como um protótipo para os shredders.”

Apesar de ter bastante técnica na guitarra, Hackett não abusava do tapping ou de outros recursos que demonstravam o quão habilidoso ele era.

“Se eu fizesse solos apenas daquele jeito, ficaria chato muito rapidamente, pois é bom ter diferentes dinâmicas e velocidades. É bom lembrar que os músicos dos Beatles estavam lançando músicas que não eram baseadas em técnicas. O segredo estava naquelas vinhetas melódicas que se transformavam em grandes músicas, embalando momentos da vida das pessoas.”

Leia também:  Os maiores desafios ao fazer o 1º Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Tudo isso aconteceu, de fato, antes da chegada de Eddie Van Halen ao mundo da música. O primeiro álbum do Van Halen foi lançado em 1978. A banda foi criada apenas em 1974, quando as músicas citadas já haviam sido divulgadas.

Sobre o músico

Nascido em Londres, Stephen Richard Hackett cresceu influenciado pela música clássica, até descobrir o blues e o rock. Começou a carreira tocando em bandas locais, junto de seu irmão, John. Lançou o álbum “The Road” com o Quiet World, em 1970.

Integrou o Genesis entre 1971 e 1977, gravando seis discos de estúdio, três ao vivos e um EP. Enquanto ainda estava no grupo, deu início à carreira solo.

Leia também:  A única técnica que Joe Bonamassa não consegue executar na guitarra

Na metade dos anos 1980 se juntou ao guitarrista Steve Howe (Yes, Asia) no GTR. Apenas um disco foi lançado antes da dissolução.

Entre várias participações em trabalhos alheios, se destaca para o público brasileiro a aparição na faixa-título do álbum “Voo de Coração”, do cantor Ritchie – o mesmo LP que continha o hit “Menina Veneno”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Steve Hackett começou a fazer tapping antes de Eddie Van Halen
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades