“Sid and Nancy”: quando Gary Oldman fez Sid Vicious no cinema

Ator garante que não queria interpretar o baixista do Sex Pistols e reprova sua atuação no filme; Johnny Rotten também não gostou da obra

Sid Vicious ganhou fama não apenas por ter sido o baixista do Sex Pistols: ele também se tornou notório pelo relacionamento turbulento e autodestrutivo com Nancy Spungen, explorado na cinebiografia “Sid and Nancy”, lançado em 1986.

Sim, antes mesmo de atual onda de cinebiografias de músicos e bandas, Vicious e Spungen, respectivamente falecidos em 1979 e 1978, tiveram suas vidas exploradas em um filme – ainda que com alguns toques fictícios. O escolhido para interpretar o músico foi o então jovem e desconhecido Gary Oldman, em seu primeiro grande papel nos cinemas.

- Advertisement -

Gary Oldman e Sid Vicious

Originalmente, “Sid and Nancy” se chamaria “Love Kills” – o filme também é conhecido pelo título “Sid and Nancy: Love Kills”. Anne Beverly, a mãe da garota, tentou impedir a produção do filme, mas após se encontrar com o diretor Alex Cox, mudou de ideia e até decidiu ajudar.

Um exemplo disso é que Anne deu a Gary Oldman uma corrente do próprio Sid Vicious para que ele a usasse durante as gravações.

Por falar no ator, ele foi escolhido por Alex Cox para viver Sid graças a sua atuação em uma peça de teatro. O outro nome considerado pelo diretor para interpretar o baixista foi Daniel Day-Lewis.

Inicialmente, Oldman revelou que recusou o convite para viver Vicious duas vezes antes de aceitá-lo. A um programa de rádio, explicou seus motivos.

“Não estava realmente interessado no Sid Vicious e no movimento punk. Nunca o segui. Não era algo que me interessava. Achei o roteiro banal e que ninguém se importaria com ele.”

No entanto, segundo Alex Cox, a história é outra. Para o The Telegraph, ele garantiu que Gary quis gravar “Sid and Nancy” a qualquer custo.

“Gary afirmou que ele não queria o papel de Sid. Eu posso apenas dizer que ele se enganou. Ele queria desesperadamente o papel. Quando nos encontramos, ele tinha uma carreira em peças de teatro. Se ele tivesse recusado viver o Sid, teríamos oferecido o posto imediatamente para o Daniel Day-Lewis.”

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

Já para o papel de Nancy Spungen, um nome considerado foi o de Courtney Love, futuramente conhecida por ser a líder do Hole e viúva de Kurt Cobain. Alex Cox gostou dela no teste, mas teve de escalar Chloe Webb após os investidores do filme solicitarem uma atriz com mais experiência. Love acabou ficando com o papel de Gretchen, uma amiga do casal.

Gary Oldman não curte “Sid and Nancy”

“Sid and Nancy” tem uma aprovação de 88% no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas. Apesar disso, não foi bem em termos de bilheteria à época: apenas US$ 2.8 milhões foram arrecadados, com um orçamento de US$ 4 milhões.

Quem já declarou não ter gostado do filme foi o próprio Gary Oldman. Em entrevista para a Playboy, ele disse que reprova sua atuação e reforçou, novamente, que não tinha intenções de gravar o filme.

“Não gostei de minha atuação no filme. Francamente, eu não queria fazê-lo, em primeiro lugar. Fui convencido na época. Agora, quando eu passos os canais na TV e me deparo com ele, digo: ‘m#rda, Sid and Nancy!’ Não acho que interpretei o Sid Vicious muito bem.”

A opinião de John Lydon sobre o filme

Outro que já disse não ter gostado de “Sid and Nancy” foi John Lydon, ou Johnny Rotten. Em sua autobiografia, lançada em 1994, o vocalista dos Sex Pistols detonou o filme em vários aspectos.

“Não consigo entender como alguém quer gravar um filme como ‘Sid and Nancy’ e nem se preocupa em falar comigo. Alex Cox, o diretor, não fez isso. Ele teve como ponto de referência Joe Strummer! Aquele vocalista gutural do The Clash? Mas que p#rra ele sabe sobre o Sid e a Nancy?

Para mim, esse filme é o ponto mais baixo da vida. Honestamente, acredito que ele celebra o vício em heroína. Definitivamente glorifica isso no final, quando aquele táxi estúpido vai para o céu. Foi tão viajado e ridículo.”

Em outra entrevista, Lydon foi questionado se o filme acertou alguma coisa. Ele se limitou a responder apenas o seguinte:

“Talvez o nome do Sid.”

Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

Mudanças sugeridas, mas ignoradas

Na realidade, Alex Cox chegou a enviar o roteiro do filme para John Lydon, que sugeriu algumas mudanças. No entanto, o diretor não deu ouvidos ao cantor. Em entrevista ao portal Little White Lies, Cox admite que se arrepende de não ter considerado as alterações sugeridas pelo cantor.

“Teria feito o que Lydon me pediu para fazer. Teria pedido ao (ator) Drew Schofield para interpretar Rotten como um nativo de Liverpool. Não teria aquele final feliz. Foi desonesto, porque queríamos fazer um filme que condenasse Sid e Nancy por sua decadência. Se eu pudesse fazer um remake dele, teria terminado com o Sid morrendo em uma poça com seu próprio vômito.”

Além de “Sid and Nancy”, o público também pode conhecer um pouco mais do namoro trágico entre Sid Vicious e Nancy Spungen na minissérie “Pistol”. Dirigida por Danny Boyle, a obra faz parte do catálogo do serviço de streaming Star+.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades“Sid and Nancy”: quando Gary Oldman fez Sid Vicious no cinema
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades