O que é real e o que é inventado na série “Pistol”, sobre os Sex Pistols

Show retrata a turbulenta e conturbada jornada de um dos grupos mais influentes do punk rock

Chegou a vez dos Sex Pistols, uma das bandas mais influentes da história do punk rock, terem sua história retratada para as telas. Chega ao Star+ no Brasil a minissérie “Pistol”, que retrata a turbulenta e ensandecida jornada do grupo.

Dirigida por Danny Boyle, a minissérie conta com seis capítulos e aborda toda sua curta jornada, desde a criação até seu término. O show tem como personagem principal o guitarrista Steve Jones (interpretado por Toby Wallace), até pelo fato de a história ser inspirada em sua autobiografia, “Lonely Boy”.

- Advertisement -

Mas assim como acontece em adaptações deste tipo, algumas coisas são bem fiéis, enquanto outras, foram inventadas ou omitidas. Desta forma, o que é fato ou foi modificado em “Pistol”?

Este é o assunto deste texto. Continue a leitura abaixo para descobrir o que foi real ou inventado para a minissérie.

Atenção: spoilers de “Pistol” a seguir.

Fato ou fake de “Pistol”, sobre os Sex Pistols

Steve Jones roubou equipamentos de David Bowie?

No primeiro episódio de “Pistol”, Steve Jones invade uma apresentação de David Bowie e sua banda – a Spiders From Mars – e consegue roubar alguns equipamentos.

Tal fato realmente aconteceu, segundo as palavras do próprio Steve Jones. Eis o que ele escreveu em “Lonely Boy”:

“Eu entrei e tentei pegar o máximo possível de coisas do palco que poderia carregar nas costas: o amplificador do baixo de Trevor Bolder, alguns pratos e um microfone que ainda tinha uma mancha do batom de Bowie.”

Como Nancy Spungen conheceu Sid Vicious

O quinto episódio de “Pistol” mostrou aos fãs como Nancy Spungen e Sid Vicious se conheceram, dando início ao famoso e turbulento relacionamento do casal.

Na minissérie, Nancy foi a um show da banda, realizado no dia 3 de abril de 1977, e logo ficou encantada com Vicious. Após o término da apresentação, ela foi até o camarim para se apresentar para o baixista.

No fundo, podemos dizer que este foi um ponto inventado pela série. Afinal, Nancy e Sid se conheceram de uma maneira diferente.

Na vida real, Johnny Rotten foi o “cupido” do casal, pois ele foi o responsável por apresentar Nancy Spungen para Sid Vicious em março de 1977, após o primeiro show do baixista como integrante dos Sex Pistols.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Rotten já confirmou o fato em seu segundo livro de memórias.

“Eu pensei que acabaria em desastre, mas não da maneira que aconteceu. Pensei que ele ia f**** ela e dizer ‘putz, que baranga velha!’ pela manhã. Mas ele gostou da ideia que ela parecia acabada e arruinada.”

Affair de Steve Jones e Chrissie Hynde

De fato, Steve Jones e Chrissie Hynde – que se tornou vocalista e guitarrista do grupo Pretenders – viveram um affair. Entretanto, não há indícios de que ele tenha sido tão apaixonado assim, conforme retratado no decorrer de “Pistol”.

No programa de rádio de Jones, a própria Chrissie Hynde disse que se lembra de algumas noites em que dormiu com ele e de ter feito sexo com o guitarrista no banheiro de uma festa. E ficou apenas nisso.

A entrada de Glen Matlock para os Sex Pistols

Anos antes do surgimento dos Sex Pistols, Steve Jones e Paul Cook fizeram parte da banda The Strand. Na série, o grupo é introduzido ao público quando o guitarrista decide mudar o nome dela para Swankers, já com Glen Matlock no baixo.

Esta foi outra coisa em que a minissérie fez algumas mudanças.

Na vida real, Matlock só entrou para a banda depois que Malcolm McLaren, o famoso empresário do grupo, sugeriu o nome do baixista para Jones e Cook.

Chrissie Hynde queria se casar com Steve Jones?

Em “Pistol”, Chrissie Hynde tenta desesperadamente se casar com Steve Jones para não ser forçada a retornar para os Estados Unidos. Afinal, ele teve alguns problemas com seu visto para ficar no Reino Unido.

Para o azar da fundadora dos Pretenders, Jones a deixou na mão no último minuto para se relacionar com Pauline, a mulher com transtornos mentais que inspirou a canção “Bodies”.

Na vida real, Hynde realmente tentou se casar para ganhar um visto de trabalho e ficar no Reino Unido. No entanto, ela nunca considerou Steve Jones para ser seu “marido”, mesmo após ter vivido um affair com ele.

Primeiro, Hynde pediu para Johnny Rotten se casar com ela antes de Sid Vicious aceitar a proposta. No entanto, a ideia não deu certo, já que o cartório estava fechado no dia em que decidiram assinar os papéis.

O incidente em que Vicious cegou acidentalmente o olho de uma mulher impediu Chrissie Hynde de continuar com o plano, de acordo com um relato em seu livro.

“Não daria certo no dia seguinte porque Sid tinha de ir na Justiça responder por ter cegado o olho de uma pessoa. Não dava para levá-lo a lugar nenhum. Então, nunca me casei com o Sid Vicious.”

Glen Matlock deixa os Sex Pistols

Os fãs dos Sex Pistols sabem que a passagem de Glen Matlock pela banda terminou no início das gravações do único álbum do grupo, “Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols”. Sua saída foi explorada de uma maneira bem diferente no seriado.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Em “Pistol” Glen Matlock aparece brigando frequentemente com seus colegas e também com Malcolm McLaren, por acreditar que ele pagava mal a banda. Estas foram as razões que o fizeram deixar o grupo.

Mas em seu livro, “I Was A Teenage Sex Pistol”, Matlock revelou que sua saída ocorreu por não gostar da personalidade e atitudes de Johnny Rotten.

“Ele era totalmente pretensioso, arrogante e mal-humorado porque queria. Não precisava daquilo. Eu pensei: ‘isso é estúpido, já é o bastante’. Realmente cheguei no limite.”

Sid Vicious realmente tentou agredir apresentador?

Assim que os Sex Pistols conseguiram assinar seu primeiro contrato com uma gravadora, os integrantes foram celebrar em um famoso clube de Londres. Quem também estava no local era Bob Harris, apresentador de um famoso programa de música do Reino Unido.

Sid Vicious decidiu confrontar Harris e exigiu saber quando a banda poderia aparecer no show. Isso resultou em uma briga na qual o baixista cortou o rosto de George Nicholson, amigo de Harris.

A série retratou este acontecimento com fidelidade. Em um programa de rádio, Bob Harris já confirmou o ocorrido.

“Não importava o que eu dizia. Ele (Vicious) tentou me nocautear e foi o gatilho (para iniciar a briga). Logo o inferno baixou por lá.”

Malcolm McLaren e as tentativas de afastar Nancy Spungen

No show, Malcolm McLaren cria um plano para afastar Nancy Spungen de Sid Vicious. Afinal, ele já estava preocupado com o turbulento relacionamento do casal e sua influência negativa nos Sex Pistols.

Para isso, o empresário pede a ajuda de Steve Jones, Chrissie Hynde e Paul Cook, que conseguem drogá-la e enviá-la de volta aos Estados Unidos. No entanto, ela logo retornou para os braços de Sid Vicious.

Só que na realidade, as coisas não saíram como planejado.

McLaren realmente queria mandar Spungen em um avião de volta para os Estados Unidos. No entanto, a primeira diferença para a série é que ele pediu a ajuda de sua secretária, Sophie Richmond, e de um roadie dos Sex Pistols, John “Boogie” Tiberi.

No livro “England’s Dreaming”, Richmond confirmou que chegou a levar Nancy ao aeroporto, mas que não passou disso.

“Não fomos além de Heathrow (o famoso aeroporto internacional de Londres). Ela estava assustada com o fato de entrar em um avião sem suas drogas. Acabou comigo e a Nancy discutindo na rua.”

Fontes: Rolling Stone, Consequence e Wikipédia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que é real e o que é inventado na série “Pistol”,...
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades