Qual era o baterista favorito de John Bonham, segundo o próprio

Atitude e técnica do músico chamavam a atenção de Bonzo, mas admiração não era recíproca

John Bonham segue sendo citado como um dos maiores bateristas da história do rock. O músico do Led Zeppelin ajudou a revolucionar a forma de tocar o instrumento dentro do gênero, adicionando peso e pegada através de diversas referências.

­

- Advertisement -

Embora tenha começado a tocar sob influência de nomes do jazz, como Buddy Rich, Elvin Jones e Max Roach, Bonham tinha um baterista mais ligado ao rock como seu favorito. Em uma entrevista resgatada recentemente pelo site Far Out Magazine, Bonzo revelou que seu músico predileto no instrumento era Ginger Baker, que fez história com o Cream e também tem conexão com o jazz.

Ele disse:

“Não acho que alguém seja capaz de superar Ginger Baker. As pessoas não prestavam muita atenção na bateria antes de Gene Krupa (influente baterista de jazz). E Ginger Baker foi o responsável pela mesma coisa dentro do rock.”

Na visão de Bonzo, Baker “foi o primeiro a chegar com uma nova atitude” dentro do rock. Tal atitude consistia, em sua opinião, em “ter um baterista como um músico de técnica avançada dentro do rock, não apenas alguém que ficava ao fundo e não era lembrado”.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

“Acho que Baker curtia mais jazz do que rock. Ele toca com influência de jazz. Sempre está fazendo coisas em tempos mais irregulares, como 5/4 e 3/4. O grande diferencial de Ginger como baterista é que ele sempre foi ele mesmo.”

Ginger Baker e John Bonham

Curiosamente, Ginger Baker não era admirador do trabalho de John Bonham com o Led Zeppelin e chegou a criticar o colega de instrumento, morto em 1980 em certas ocasiões. Entretanto, o lendário baterista do Cream, falecido em 2019, era conhecido por seu humor volátil e por detonar muitos músicos de sua época.

Em entrevista de 1997 à Forbes, por exemplo, Baker declarou:

“Jimmy (Page) é um bom guitarrista. Não acho que o Led Zeppelin tenha preenchido o vácuo deixado pelo Cream, mas eles ganharam muito dinheiro. Devo gostar de uns 5% do que fizeram, algumas coisas eram boas. O que eu não gostava era daquela coisa pesada ‘bish-bash, jing-bap, jing-bash’. John chegou a falar: ‘há dois bateristas no rock and roll, Ginger Baker e eu’. Mas de forma alguma John Bonham chegou perto do que eu sou. Ele não era um músico. Muitas pessoas não entendem que eu estudei, eu sei ler e escrever música. Eu escrevia partituras para big bands em 1960 ou 1961. Sentia que para ser um baterista, precisava aprender a ler partituras.”

O baterista do Led Zeppelin

Nascido em 31 de maio de 1948 em Redditch, Worcestershire, Inglaterra, John Bonham foi um dos bateristas mais influentes e respeitados da história do rock.

Leia também:  Por que Michael Denner está fora do Mercyful Fate, segundo Hank Shermann

Membro icônico do Led Zeppelin, ele desenvolveu um estilo único de tocar bateria, caracterizado por sua força, precisão e criatividade, estabelecendo um padrão para gerações subsequentes de instrumentistas.

Infelizmente, a carreira promissora de Bonham foi tragicamente interrompida em 25 de setembro de 1980, quando foi encontrado morto em sua casa depois de um porre homérico, aos 32 anos, deixando um vazio insubstituível na música.

Não obstante sua trajetória profissional tenha sido predominantemente associada ao Led, a contribuição de Bonham vai além da banda e inclui projetos e colaborações notáveis, como os listados nesta matéria (clique aqui).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQual era o baterista favorito de John Bonham, segundo o próprio
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades