Slipknot lança a música “The Chapeltown Rag”, que une manipulação midiática a serial killer

Faixa reflete sobre momento atual da comunicação e tecnologia enquanto se faz valer de Peter Sutcliffe, o Estripador de Yorkshire, como personagem

O Slipknot lançou nesta sexta-feira (5) uma música inédita nas plataformas digitais. Intitulada “The Chapeltown Rag”, a faixa tem produção assinada por Joe Baressi, que já trabalhou com Avenged Sevenfold e Queens of the Stone Age, entre outros.

Em declaração ao site do festival Knotfest, o vocalista Corey Taylor explicou a ideia por trás da letra da nova canção do Slipknot. Segundo ele, “The Chapeltown Rag” traz reflexões sobre como a mídia manipula informações – e como isso circula intensamente nas redes sociais.

- Advertisement -

A inspiração para a faixa veio de uma série documental sobre o serial killer Peter Sutcliffe, o Estripador de Yorkshire, que assassinou várias mulheres na região de Chapeltown, no Reino Unido, na década de 1970. Intitulado “The Ripper” (“O Estripador”), o seriado está disponível na Netflix.

“É Slipknot clássico. Liricamente, fala sobre as várias manipulações que podem acontecer quando as redes sociais se encontram com a própria mídia. E as diferentes maneiras que essas manipulações podem tentar nos puxar para direções diferentes, pois estamos todos nos tornando viciados nisso – o que é muito perigoso.”

Sobre a música em si, ele declarou:

“Eu nem tinha certeza se o refrão seria mesmo o refrão, mas adoro como a progressão de acordes deu a ela uma vibração estranha, cromática e típica de escala menor, que eu nunca tinha feito antes. Usei isso em ‘Vermilion’ anos atrás, mas nunca tinha realmente dado mais agressividade. A harmonia era tão estranha, levemente dissonante, mas ao mesmo tempo bem melódica.”

Leia também:  Slipknot anuncia show intimista na Califórnia para esta quinta (25)

Ouça “The Chapeltown Rag” a seguir.

Slipknot – “The Chapeltown Rag”

Transmissão de show e novo álbum

Também nesta sexta-feira (5), o Slipknot realiza em Los Angeles uma edição de seu festival itinerante Knotfest Roadshow, que também conta com Killswitch Engage, Fever 333 e Code Orange e percorre os Estados Unidos há algumas semanas. A apresentação será transmitida ao vivo em streaming pago. O grupo promete a maior produção de palco de toda a carreira para o evento.

Quanto ao novo álbum da banda, que deve conter “The Chapeltown Rag”, o público, obviamente, terá que esperar mais um pouco. Em entrevista ao podcast de Eddie Trunk, no último mês de outubro, Corey Taylor disse que o trabalho estava 80% feito. Na época, ele havia prometido um novo single para novembro – algo que acabou de ser cumprido pela banda.

“Temos cerca de 80% do álbum pronto. Ainda falta colocar os vocais em algumas faixas, mas não se surpreendam se uma nova música sair já no mês que vem (novembro).”

Leia também:  David Gilmour anuncia “Luck and Strange”, 1º álbum solo em 9 anos

Em outra ocasião, no início deste ano, Taylor disse à rádio 95.5 KLOS que o álbum ser conceitual.

“Há uma chance de que seja conceitual, se realmente pudermos fazer certo. A música é brilhante, ela expande o que fizemos em ‘We Are Not Your Kind’ e meio que se abre daí.”

O sucessor de “We Are Not Your Kind” (2019) ainda não tem data para sair.

Vale lembrar que o grupo vem ao Brasil em dezembro de 2022 para se apresentar em seu próprio festival, o Knotfest Brasil. Bring Me The Horizon, Mr. Bungle, Trivium, Sepultura, Motionless In White, Vended e Project46 também estão confirmados no line-up do evento.

O single está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosSlipknot lança a música "The Chapeltown Rag", que une manipulação midiática a...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades