Powerline, o personagem da Disney inspirado em Michael Jackson e Prince

Com aparição em “Pateta: O Filme”, cantor animado era baseado em grandes nomes da música pop da época, mas tinha mais de “Purple Rain” do que de “Thriller”

Imagine uma mistura entre Prince, Michael Jackson e outras estrelas da música pop dos anos 1990. O resultado disso tudo existiu em um filme da Disney e atendia pelo nome de Powerline, um personagem secundário, mas que acabou ganhando o coração dos fãs na época — muito por conta de números musicais muito bem produzidos e as semelhanças inconfundíveis.

“Pateta: O Filme”, foi lançado em 1995, com base na animação “A Turma do Pateta”, que fez muito sucesso naquela década. Na história, Max, o filho do Pateta, é um grande fã do Powerline e a dupla acaba indo parar em um show do cantor, dançando e cantando com ele no palco, em uma típica cena musical da Disney.

- Advertisement -

O nascimento de Powerline

A cena do show fazia parte do roteiro original do filme, dirigido por Kevin Lima, que adicionou as sequências de perseguição. Para o grande astro da música pop, o diretor contou com a ajuda do produtor musical Bambi Moé, do compositor Patrick DeRemer e do letrista Roy Freeland. Juntos, eles compuseram os sucessos de Powerline: “Stand Out” e “I2I”.

Para criar o personagem, foram usados trejeitos e referências visuais de vários artistas. Por muito tempo, pensou-se que Powerline fosse a versão da Disney do cantor Bobby Brown. O próprio diretor do filme explicou a inspiração para o cantor em um post no seu perfil do Twitter.

“Powerline! De vez em quanto surgem rumores de que o Powerline é Bobby Brown. Honestamente, ele foi concebido como uma combinação de Prince, Michael Jackson e, sim, Bobby Brown.”

Das três inspirações citadas, claramente Prince foi o mais presente no visual e no estilo de Powerline. Até mesmo o título da música “I2I” (uma forma estilizada de “Eye to Eye”) é uma influência de Prince, que tem canções com títulos como “I Would Die 4 U”, entre outras.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Gravando

Com as músicas prontas, era hora de gravá-las, e para isso, precisariam de uma voz que representasse tudo o que o Powerline trazia em termos de referência. O problema é que eram os anos 1990 e Michael Jackson começava a sofrer acusações de abuso infantil relacionadas ao seu rancho, Neverland, enquanto Prince travava sua famosa batalha na Justiça contra a gravadora Warner Bros.

Dessa forma, ainda mantendo Prince como a principal influência, o cantor escolhido foi Tevin Campbell. Em entrevista ao SlashFilm, o produtor Bambi Moé falou um pouco sobre ele, destacando sua origem como artista e como a obra de Prince foi definitiva para as músicas do filme, chegando até o produtor do cantor.

“Ninguém realmente sabia quem era Tevin Campbell – algumas pessoas, mas ele certamente não era popular como se tornou. Eu amei a voz… ele era um protegido de Prince e foi descoberto por Quincy Jones. Então eu sabia que para conseguir que Tevin Campbell dissesse sim para cantar as músicas, as faixas teriam que estar naquele nível. Então quem estava na equipe de Prince? Talvez se eu pudesse me aproximar do produtor de Prince, isso daria certo… com certeza, esse era David Z.”

David Z atuou como engenheiro de som em alguns dos álbuns mais famosos de Prince, incluindo “Purple Rain” (1984), além de trabalhos com Etta James, Billy Idol e outros. Ele arranjou para que as faixas fossem trabalhadas em Minneapolis, mais precisamente em Paisley Park, no complexo onde o próprio Prince vivia e trabalhava.

Leia também:  A melhor banda grunge na opinião de Jerry Cantrell (Alice in Chains)

Campbell gravou seus vocais em Hollywood, ao lado do produtor Moé. Em entrevista para a Forbes, ele relembrou seu trabalho no filme, falando sobre a liberdade que teve para cantar da forma que quisesse. Ainda relatou um fato interessante: ele gravou alguns movimentos de dança em um fundo verde para CGI, embora acredite que essas cenas não tenham sido usadas na animação do Powerline.

“Sim, eles me fizeram dar alguns passos de dança e eu duvido que eles tenham baseado qualquer movimento de dança do Powerline em mim. Eu era mais dançarino naquela época, fazia coreografia, mas eu não era nada como o Powerline.”

O resultado pode ser ouvido no filme, não só na cena do show, onde Powerline canta “I2I”, mas também no início, quando Max dubla o cantor em uma performance de “Stand Out”. Campbell diz que só interpretou o Powerline ao vivo uma vez, na Disneylândia, em um evento em comemoração aos 20 anos do filme, mas adoraria cantar as músicas mais vezes.

Powerline aparece também em games relacionados a “Pateta: O Filme” e ganhou uma referência mais recente. Na animação “Ducktales” (2017), um CD do cantor pode ser visto em cima de uma mesa e personagens até cantam “Stand Out” — mostrando que Powerline é realmente famoso no “universo compartilhado” de animações da Disney.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPowerline, o personagem da Disney inspirado em Michael Jackson e Prince
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades