Histórico produtor britânico pede fim dos formatos musicais físicos

Sir Robin Millar entende que extinção dos CDs e LPs ajudaria a preservar a natureza e combater as mudanças climáticas

Produtor de 44 singles que chegaram ao número 1 na parada britânica, Sir Robin Millar chamou de “hipócritas” músicos que pedem ações contra as mudanças climáticas enquanto suas músicas seguem sendo vendidas em formatos físicos. O figurão da indústria defendeu o fim dos formatos físicos dos discos.

A ideia é de que, interrompendo as fabricações de CDs e LPs, se influenciaria diretamente na preservação do ambiente, impactando as mudanças climáticas. Em entrevista ao jornal The Guardian (via Ultimate Classic Rock), ele argumenta:

- Advertisement -

“Estou perplexo que nenhuma grande gravadora tenha tido o apoio de algum artista de grande sucesso para parar de fazer discos físicos. Como alguém pode se levantar e dizer ‘salve o planeta’ enquanto segue atingindo o meio ambiente? Artistas são péssimos representantes de movimentos hipócritas.”

Chefe da empresa de gestão Blue Raincoat Music, ex-membro das organizações de Elton John e dos Rolling Stones, Millar declara não ser um militante das questões climáticas. No entanto, ele defende o posicionamento apesar de várias companhias do segmento lucrarem com a venda de formatos físicos.

Leia também:  Lenny Kravitz explica por que usa calça de couro até para malhar

Em defesa de seu argumento pelo fim do formato físico, o produtor declara que a qualidade sonora da música digital já corresponde à do vinil. Sendo assim, o formato seria desnecessário atualmente. Ele também sugeriu que turnês mundiais sejam substituídas por apresentações transmitidas online.

Possíveis “hipócritas” diante do argumento

Conforme apontado pelo Ultimate Classic Rock, um bom exemplo do que é dito por Frank Millar pode ser Ozzy Osbourne. Embora o cantor tenha defendido o fim da “era do plástico” em associação com o Greenpeace, seu site tem 12 versões físicas diferentes à venda de seu último álbum, “Patient Number 9”.

Em seu X/Twitter, o Madman publicou recentemente:

“Os líderes mundiais estão neste momento a negociar o Tratado do Plástico no PNUA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em Nairobi. Incrivelmente 143 lobistas da indústria química e de combustíveis fósseis também estão lá! Eles estão colocando os lucros antes do nosso planeta. Precisamos reduzir a produção de plástico.”

Outro exemplo destacado pelo site são os Rolling Stones. A banda anunciou mais de 40 variações de edições limitadas em vinil do novo álbum “Hackney Diamonds”. Ao mesmo tempo, a banda é ativa nos alertas para as alterações climáticas há duas décadas, visando a neutralidade de carbono em suas turnês desde 2003.

Leia também:  Bruno Mars anuncia quatro shows no Brasil em outubro

Sobre Robin Millar

Entre os vários sucessos da carreira de Robin Millar estão parcerias com Slade, Malcolm McLaren, Sade, Fine Young Cannibals e Mickey Hart. A Blue Raincoat também é atual proprietária de todos os direitos internacionais sobre os registros do Woodstock Festival original.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasHistórico produtor britânico pede fim dos formatos musicais físicos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades