O solo de Noel Gallagher que o próprio cita como um dos melhores do rock

Faixa faz parte do álbum de estreia do Oasis e teve sua melodia inspirada em um clássico dos Rolling Stones

Quando um músico é questionado sobre preferências em relação à própria obra, normalmente acaba pendendo para material recente. A situação é compreensível quando analisamos com a razão, já que novidades acabam trazendo a carga emocional do momento, enquanto os clássicos já fazem parte de um passado muitas vezes resgatado por consideração aos fãs. Porém, Noel Gallagher não pensa assim.

Em entrevista de 2011 à revista Q, resgatada pelo Far Out Magazine, o guitarrista foi convidado a escolher seu melhor solo. A opção recaiu por uma música do álbum de estreia do Oasis, “Definitely Maybe” (1994).

“Comparo cada música que escrevo aos Beatles. Cheguei quase perto deles uma ou duas vezes. Com ‘Live Forever’, por exemplo… o solo dela é uma das melhores coisas do rock.”

- Advertisement -

Noel Gallagher e “Definitely Maybe”

Em recente entrevista à revista Mojo, Noel Gallagher compartilhou uma reflexão mais geral a respeito de “Definitely Maybe”. O guitarrista e compositor fez uma referência colocando o disco em uma categoria que faria John Lydon rir e se irritar ao mesmo tempo – talvez até mesmo partir para a agressão.

“‘Definitely Maybe’ foi o último grande álbum punk em muitos aspectos. Éramos uma banda punk com melodias dos Beatles. Não tínhamos efeitos, quase nenhum equipamento, apenas muita atitude, 12 latas de cerveja Red Stripe e ambição. Se você ouvir ele e ‘Never Mind The Bollocks’, dos Sex Pistols, são bem parecidos. O deles falava sobre a angústia de ser um adolescente em 1977. O nosso é sobre a glória de ser um adolescente em 1994. É estar no parque com um blaster de gueto destilado. Não é coincidência que tenham sobrevivido ao teste do tempo. Talvez haja discos tecnicamente melhores ou maiores desde então, mas esse é o verdadeiro negócio. Não há enrolação. É uma foto honesta de rapazes da classe trabalhadora tentando fazer sucesso. É sobre transar, usar drogas, beber e a glória de tudo isso.”

Apesar do cenário adverso, o irmão do vocalista Liam não tinha qualquer dúvida de que viraria o jogo.

“Estávamos preparados. Cada minuto que passei acordado, eu sabia que isso iria acontecer.”

Oasis e “Live Forever”

“Live Forever” foi escrita por Noel Gallagher antes de entrar no Oasis, quando ainda trabalhava como roadie do Inspiral Carpets. A melodia é baseada na do refrão de “Shine a Light”, clássico dos Rolling Stones presente no álbum “Exile on Main St.” (1972). Lançada como terceiro single do primeiro disco, chegou ao 10º lugar no chart do Reino Unido.

Leia também:  Carlos Maltz fala sobre show com Augusto Licks e defende Humberto Gessinger

“Definitely Maybe” vendeu mais de 8 milhões de cópias em todo o planeta. Além da canção foco da matéria, emplacou os singles “Supersonic”, “Shakermaker” e “Cigarettes & Alcohol”. Embora não tenha sido disponibilizada no formato promocional, a faixa de abertura “Rock n Roll Star” também fez sucesso.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO solo de Noel Gallagher que o próprio cita como um dos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades