As músicas que mais complicaram a vida de Slash em “Use Your Illusion”, do Guns N’ Roses

Guitarrista destacou tipo específico de canção que se mostrou mais difícil de se arranjar durante as gravações

Embora tenha mantido sua essência, o Guns N’ Roses passou por mudanças notórias logo no início da década de 1990. Os álbuns “Use Your Illusion” (1991) traziam o hard rock direto de “Appetite for Destruction” (1987) com alguns contornos mais complexos e mais arrojados, além do uso de instrumentos diferentes, especialmente piano.

­

- Advertisement -

Em entrevista de 2011 ao Music Radar, o guitarrista Slash revelou que justamente as músicas com piano foram as mais difíceis de se criar arranjos em “Use Your Illusion”. Ele cita as épicas “November Rain” e “Estranged” como as mais complicadas nesse sentido.

O músico explica:

“Foi difícil criar arranjos para ‘November Rain’ e ‘Estranged’ porque elas eram muito abertas, tivemos que cortar ‘November Rain’. Mas essas eram as composições épicas de piano de Axl (Rose, vocalista) e tiveram solos revolucionários para mim. Solos realmente melódicos, sabe? Consegui alguns sons legais, muito espontâneos melodicamente.”

Slash também explicou que o problema não estava na duração mais longa de algumas músicas. “Coma”, faixa ainda mais extensa que “November Rain” e “Estranged”, surgiu naturalmente das mãos do guitarrista, em um momento de delírio com drogas.

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

“Compus ‘Coma’ em meu delírio de heroína. É uma música da qual ainda tenho orgulho. Não há muita ‘técnica’ – é uma abordagem bem direta, meio Slash”, disse o músico, que cita a progressão de acordes “giratórios e circulares que nunca acabavam” como o elemento principal da faixa. “Era a mesma progressão de acordes o tempo todo, mas seguia mudando de tom. Foi minha descoberta matemática musical.”

Outra canção mais longa de “Use Your Illusion” comentada pelo músico foi “Civil War”. Houve espaço para mencionar Steven Adler, baterista responsável por gravar a faixa — ele acabou demitido em 1990 e não participou do restante dos discos.

“Foi uma das primeiras músicas que Axl e eu fizemos ainda para o ‘Appetite’. A turnê não havia nem acabado, Axl tocou algo acústico para mim e começamos a ensaiar com a banda na Austrália. Também foi a primeira música que fomos gravar em estúdio com Steven (Adler, baterista) e percebemos que ele não estava nos acompanhando.”

A técnica de Slash

Ainda durante a entrevista, Slash reconheceu que estava bem contente com sua habilidade na guitarra na época de “Use Your Illusion”. Ele próprio não se vê como um músico de técnica apurada, mas seu nível na época era satisfatório.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

“Levo tudo a sério, mas eu apenas faço: não fico pensando muito nessas coisas, tipo ‘oh, segurei o dedo na palheta desse jeito e isso aconteceu’. Eu faço essas coisas, mas não sei o que estou fazendo.”

Guns N’ Roses e “Use Your Illusion”

Lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991, “Use Your Illusion I & II” marcaram a estreia da formação em sexteto do Guns N’ Roses, com a efetivação do tecladista Dizzy Reed e a entrada do baterista Matt Sorum – embora Steven Adler ainda tenha gravado a música “Civil War”.

Musicalmente, marcou uma mudança em comparação ao hard rock cru e agressivo de Appetite For Destruction, incorporando arranjos pomposos em determinadas faixas. O ambicioso projeto se mostrou um sucesso, com os trabalhos ocupando os dois primeiros lugares da parada norte-americana. Combinados, venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs músicas que mais complicaram a vida de Slash em “Use Your...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades