A única música do Metallica a ter participação especial nos vocais

Banda nunca foi tão ligada em trazer convidados nos seus álbuns, mas abriu exceção na década de 1990

Historicamente, o Metallica não é uma banda afeita a muitas participações especiais em seus discos. Especialmente nos vocais.

De fato, a única música a contar com alguém de fora da banda cantando é “The Memory Remains”. Escolhida como primeiro single do álbum “ReLoad” (1997), a faixa conta com Marianne Faithfull oferecendo seus préstimos.

- Advertisement -

Até hoje ela é considerada um tanto quanto polêmica, embora esteja presente nos setlists de várias turnês. Baixista do grupo à época das gravações, Jason Newsted chegou até mesmo a declarar que não compraria o disco caso a primeira canção que tivesse ouvido fosse ela. Apesar de tudo, ela possui valor histórico inegável, mesmo que não conte com aprovação maciça.

Em entrevista à Billboard, realizada em 2014, a cantora explicou como surgiu o contato.

“Estava na Irlanda, vivendo minha linda e sossegada vida. De repente, o telefone tocou e veio essa voz do outro lado: ‘Alô, Marianne Faithfull? Aqui é Lars, do Metallica’. Assim, a história se desenrolou. Pediram que eu fosse até Dublin gravar e me colocaram na canção. Nasceu uma grande amizade e mantemos contato até hoje.”

Leia também:  A história de Arnel Pineda, cantor pelo Journey graças ao YouTube

Metallica e “The Memory Remains”

“The Memory Remains” chegou ao top 20 em 15 paradas internacionais entre América do Norte e Europa. Foi a primeira canção de Marianne Faithfull a entrar no Billboard Hot 100 desde “Summer Nights”, de 1965 – e a última até hoje.

A letra é inspirada no filme “Sunset Boulevard” (“Crepúsculo dos Deuses” no Brasil), de 1950. Estrelada por William Holden e Gloria Swanson, a obra conta a história de uma atriz do cinema mudo em decadência sendo consumida pelo desejo de voltar a ser famosa e acabando por criar um mundo fantasioso dentro de sua cabeça.

Também há uma citação ao final da canção (“Say yes… at least say hello…”) para “The Misfits”, último filme completo de Marilyn Monroe, lançado em 1961. Ela morreria no ano seguinte em decorrência de uma overdose de barbitúricos, após ter gravado parte de “Something’s Gotta Give”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA única música do Metallica a ter participação especial nos vocais
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades