5 álbuns do Iron Maiden somem do Spotify

Três discos ao vivo e dois de estúdio da banda britânica deixaram de estar disponíveis; nenhuma explicação foi apresentada

Cinco álbuns do Iron Maiden não estão mais disponíveis na plataforma do Spotify. São eles: “Live After Death” (1985), “No Prayer For the Dying” (1990), “Rock in Rio” (2002), “Death on the Road” (2005) e “The Book of Souls” (2015). Em certos casos, algumas poucas faixas continuam existindo no serviço de streaming.

­

- Advertisement -

No fórum da comunidade de usuários do Spotify, um fã da Finlândia foi o primeiro a notar a ausência dos discos. O assunto também foi repercutido pelo Collectors Room.

Até agora, não há uma justificativa oficial. Porém, alguns assinantes ameaçam até cancelar a assinatura do serviço se o problema não for resolvido em breve — especialmente porque o catálogo segue completo em outras plataformas.

Não é a primeira ocasião em que algo do tipo acontece com o Iron Maiden e também já ocorreu com outros artistas na plataforma. Por vezes, as retiradas são temporárias.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

O catálogo do Iron Maiden

A presença do catálogo de um grande artista numa plataforma de streaming depende de contratos que envolvem as gravadoras e editoras. Em muitos casos, a obra de um músico ou banda pertence a várias empresas do ramo, mas esse não é o caso do Iron Maiden.

Os álbuns, EPs e singles dos britânicos eram totalmente propriedade da EMI até 2015, quando o grupo passou a integrar o casting do selo Parlophone, da Warner. Dessa forma, fica ainda mais misterioso o desaparecimento dos álbuns no Spotify.

Políticas do Spotify

Não é de hoje que muitos artistas se mostram insatisfeitos com outra questão do Spotify, envolvendo também mais serviços de streaming: as políticas de remuneração. Dani Filth (Cradle of Filth) já definiu a empresa como a maior criminosa do mundo, enquanto Mike Portnoy detonou diretamente o CEO da companhia, Daniel Ek, por dizer que os baixos valores pagos a artistas ocorrem porque eles não gravam discos o suficiente.

Leia também:  Quem é a Mama de “Mama I’m Coming Home”, segundo Ozzy Osbourne

Recentemente, Neil Young retirou suas músicas do Spotify, após polêmicas envolvendo posturas antivax de um podcast. Outros artistas, com seus colegas de Crosby, Nash, Stills & Young e Joni Mitchell, o acompanharam na situação.

Nos últimos dias, o Spotify anunciou novas políticas de remuneração de artistas que passam a vigorar em 2024. Agora músicas terão um mínimo de execuções anuais para que royalties sejam pagos, o que deve prejudicar artistas menores.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotícias5 álbuns do Iron Maiden somem do Spotify
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

2 COMENTÁRIOS

  1. Deve ser por causa das porcarias de anúncios!!!! Se não querem incomodar com anúncios é só não anunciar KCT! Não perecisa obrigar ninguém a fazer o demônio da conta premium. É só não anunciar. Falei

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades