Por que ninguém do Pink Floyd manteve contato com Syd Barrett após sua saída

David Gilmour revelou em entrevista que familiares do antigo colega proibiram os músicos da banda de conversarem com ele

O Pink Floyd teve em Syd Barrett sua primeira figura de liderança. O vocalista e guitarrista comandou os primeiros passos da banda, que estreou com singles de sucesso e lançou o álbum “The Piper at the Gates of Dawn”, que se tornou referência da era psicodélica do rock britânico.

Porém, os problemas mentais intensificados pelo abuso químico fizeram com que o músico se tornasse uma figura inconfiável. Inicialmente, David Gilmour foi chamado para cobrir os espaços deixados por Syd nas reproduções das canções ao vivo, transformando o Pink Floyd em um quinteto. Mas a postura errante de Syd chegou ao limite, causando a demissão do grupo que ajudou a moldar.

- Advertisement -

Mesmo assim, seus colegas continuaram o ajudando, produzindo e tocando nos trabalhos solo que registrou nos anos seguintes. Até que nem isso mais Syd Barrett conseguiu sustentar.

Pink Floyd e Syd Barrett: sem contato

O último encontro em conjunto ocorreu no ano de 1975, durante as sessões do álbum “Wish You Were Here”. A aparência do antigo membro fez com que ninguém o reconhecesse à primeira vista. Só após alguns momentos se deram conta de quem ele era. Após uma breve conversa, Syd se retirou e o clima em estúdio se tornou deprimente, com alguns chegando às lágrimas pelo que haviam presenciado.

Leia também:  Flea se arrepende de baixos quebrados em shows do Red Hot Chili Peppers

Posteriormente, apenas Roger Waters o encontrou por acaso, em uma loja de departamentos. Nenhum tipo de aproximação se concretizou, já que Syd fugiu para não ter que encarar o velho parceiro.

Posteriormente, a família pediu que os integrantes da banda não tentassem mais contato, já que as lembranças do passado deixavam a saúde mental de Barrett ainda pior. Todos respeitaram a decisão, como David Gilmour deixou claro em 2006, durante entrevista à revista Word (via Rock and Roll Garage).

“Em respeito aos desejos de sua família, deixo Syd em paz. Talvez um dia a gente se veja novamente. Espero que aconteça antes que seja tarde demais.”

A notícia da morte

Aparentemente, o reencontro não ocorreu. Ainda naquele ano, Syd Barrett faleceu, vítima de um câncer pancreático. No ano seguinte, falando novamente à publicação acima citada, Gilmour contou como recebeu a notícia, além de ter se mostrado arrependido de não ter descumprido o pedido da família.

Leia também:  A música de Peter Gabriel que deixa Geddy Lee arrepiado

“O cunhado dele me ligou. Fiquei extremamente triste com a notícia, foi uma perda trágica. Arrependi-me de não ter o visitado esses anos todos, embora tenham dito que seria melhor assim. Sabia onde ele morava, poderia ter ido até lá para tomarmos um chá. Éramos amigos de infância, compartilhamos momentos que não tinham nada a ver com a banda, coisas que poderiam ter o animado ao lembrar.”

Syd Barrett deixou uma herança de 1,7 milhão de libras, fruto de royalties da obra do Pink Floyd e seus dois discos solo. A quantia foi distribuída entre seus quatro irmãos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que ninguém do Pink Floyd manteve contato com Syd Barrett após...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades