Como o Kiss fez Kiko Loureiro se ligar no rock

Quarteto mascarado desempenhou importante influência para guitarrista do Megadeth durante a pré-adolescência

Desde criança, Kiko Loureiro apresentava afinidade com a música. Aos 11 anos de idade, o guitarrista do Megadeth e ex-Angra começou a ter aulas de violão clássico. Então, algum tempo mais tarde, teve contato com o rock e o heavy metal e percebeu sua real vocação. 

Para além de suas influências já conhecidas, como Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden e Van Halen, o Kiss desempenhou um importante papel nesse período de “descoberta”. Em participação no programa “Conversa com Bial”, transcrita pelo site, o instrumentista explicou a ligação entre os mascarados e o seu amor pela música pesada. 

- Advertisement -

Primeiramente, Kiko destacou como, apesar da maior proximidade com o gênero, possui apreço pela MPB. Sua lista de “heróis musicais” sempre incluiu grandes nomes da música popular brasileira. 

“Eu desandei para o heavy metal, mas ainda tenho no meu pedestal de ídolos o Edu Lobo, Egberto Gismonti, Chico Buarque, etc. Eles estão ali do lado do Eddie Van Halen, Ronnie James Dio — ou até mais acima, eu diria, mas foi só para não parecer que não sou da turma do heavy metal. Ainda gosto muito de música brasileira e isso faz parte da minha educação musical e meu gosto musical.”

Porém, inevitavelmente, ainda durante a pré-adolescência, o rock ganhou a sua atenção. Isso porque ele ficou fascinado com a proposta teatral do Kiss – e com as místicas ao redor do grupo – quando o quarteto veio pela primeira vez ao Brasil, em 1983.

“Em algum momento ali entre 11 e 12 anos de idade… acho que foi o Kiss, quando veio em 1984 [nota da edição: 1983]. Eu nem era tão ligado em música, embora estivesse começando a tocar violão. Mas aquela coisa de ‘ah, eles vieram matar pintinho’, tinha toda uma mística de ser ‘do demônio’, achei legal. Aí em 1985 teve o Rock in Rio, que foi marcante, por conta da televisão. Eu era muito novo, não fui, mas tinha Ozzy Osbourne, Whitesnake, Queen, Yes, George Benson, AC/DC, os guitarristas Jake E. Lee, John Sykes… aí fui do violão para a guitarra e, enfim, para os palcos.”

Kiss e Rock in Rio

Ao portal Guitar Clinic em 2007 (via Guitarra do Zero), Kiko Loureiro tinha contado uma história parecida:

“Eu já estava começando a ouvir rock e heavy metal e logo em seguida, teve o Kiss no Brasil, teve o Rock in Rio em 85, um tempo legal e ainda no final da ditadura militar. O Rock in Rio foi uma febre, eu não fui, mas vi uns trechos na televisão […]. O empresário trouxe caras como o Queen, o Yes, o Ozzy, Whitesnake, Scorpions, o AC/DC, George Benson, James Taylor, grupos assim que eram tops. De heavy metal tinha o Iron Maiden na época do álbum ‘Powerslave’, a melhor época da banda. Isso mexeu com a cabeça dos adolescentes da época. Hoje em dia tem show toda semana, então fica mais disperso. Mas na época foi uma coisa forte. Os programas de videoclipes começaram a passar mais vídeos dessas bandas, falando na televisão, você começa a ficar meio tomado por aquilo.”

Sobre Kiko Loureiro

Nascido no Rio de Janeiro, Pedro Henrique Loureiro começou a carreira profissional tocando na banda de apoio do grupo Dominó. Também passou por A Chave, Blesqui Zátsaz e Supla.

Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

A notoriedade veio quando se juntou ao Angra. Permaneceu como membro de palco até 2015, embora ainda atue na parte de negócios e tenha feito participações especiais nos álbuns “Ømni” (2018) e “Cycles of Pain”, com lançamento previsto para o próximo dia 3 de novembro. 

Com a saída do grupo, juntou-se ao Megadeth, substituindo hris Broderick, atual membro do In Flames. Até o momento ele gravou dois álbuns de estúdio: “Dystopia” (2016) e “The Sick, the Dying… and the Dead!” (2022). Ambos alcançaram o 3º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.

Ainda possui cinco álbuns solo de estúdio. O mais recente, “Open Source”, saiu em 2020. Também gravou com nomes como Tarja Turunen, Derek Sherinian e Soulspell, entre vários outros.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Kiss fez Kiko Loureiro se ligar no rock
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades