Como o Parliament-Funkadelic mudou Chad Smith enquanto baterista

Percussionista Larry Frantangelo, integrante do coletivo musical, foi preponderante na formação do membro do Red Hot Chili Peppers

Assim como quase todo baterista de sua geração, Chad Smith começou a se aventurar pelo kit graças aos grandes nomes do rock. Porém, da mesma forma que tantos outros que ascenderam ao olimpo das grandes estrelas, ele passou a adquirir outras influências com o passar dos anos.

Em entrevista de 1999 à Modern Drummer – resgatada pelo Far Out Magazine –, o instrumentista refletiu sobre como ser um jovem de Detroit, Michigan, contribuiu com suas referências sonoras.

“Ouvindo as rádios locais, fui apresentado a tudo, da Motown ao Parliament-Funkadelic. Também adorava os discos da Sly & The Family Stone, primeiro com Greg Errico e depois com Andy Newmark na bateria.”

- Advertisement -

Porém, a principal influência funkeira veio do percussionista Larry Frantangelo, do já citado Parliament-Funkadelic.

“Minha primeira experiência com o funk não foi apenas de ouvir. Toquei com o ex-percussionista do P-Funk, Larry Frantangelo, em uma banda chamada Pharaoh por um ano. Eu tinha vinte anos quando entrei e ele realmente me ajudou com os pontos mais delicados de tocar. Colocou-me em contato com Tower of Power, P-Funk e George Clinton, realmente me tornei seu protegido. Deve ter sido aí que o funk se infiltrou.”

Em 2011, Chad voltou a falar sobre o mestre, atualmente com 70 anos. Foi uma declaração simples, porém, bastante significativa e impactante.

“Até conhecer Larry eu era um baterista. A partir de quando passei a estudar com ele me tornei um músico.”

Sobre Chad Smith

Nascido em St. Paul, Minnesota, Chad Gaylord Smith começou a tocar bateria aos sete anos. Autodidata, foi influenciado pelos grandes nomes do Rock. Após as primeiras experiências em bandas, passou a ser influenciado por R&B e Funk, desenvolvendo seu estilo.

Leia também:  O convidado que faltou no álbum solo de Slash, segundo o próprio

Em 1988 se tornou integrante do Red Hot Chili Peppers, tendo participado de todas as atividades do grupo desde então. Também é membro do Chickenfoot, que ainda conta com Sammy Hagar, Joe Satriani e Michael Anthony. Embora não tenha atividades nos últimos anos, oficialmente o conjunto ainda existe.

Entre outros projetos está o Bombastic Meatbats, formação instrumental de jazz/fusion que já lançou dois discos de estúdio e um ao vivo. Também já gravou e tocou ao vivo com nomes como Johnny Cash, Glenn Hughes, John Fogerty, Ozzy Osbourne e Tarja Turunen, entre vários outros.

Contando com os mesmos músicos, Parliament e Funkadelic tinham o funk como base sonora. Mas o primeiro tinha uma abordagem mais R&B/soul, enquanto o segundo incorporava influências do rock com maior ênfase.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

O coletivo influenciou artistas dos mais variados gêneros nas gerações seguintes, da disco music ao post-punk.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Parliament-Funkadelic mudou Chad Smith enquanto baterista
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades