David Gilmour só entrou para o Pink Floyd porque ninguém queria cantar músicas de Syd Barrett

Apesar de a dupla de amigos ter chegado a participar da banda junta, função do músico era cobrir os espaços deixados pelo parceiro

Embora David Gilmour seja visto como o substituto de Syd Barrett no Pink Floyd, quem acompanha a história mais a fundo sabe que os dois chegaram a participar juntos da banda. Amigos de infância, chegaram a realizar shows juntos – embora o mais antigo membro estivesse apenas “em corpo presente” – além de terem participado das gravações do álbum “A Saucerful of Secrets” (1968).

Em entrevista de 1993, resgatada pela Guitar World, Gilmour relembrou o período. E reconheceu que, apesar de não ter sido um reserva imediato para o colega, na prática foi o que acabou acontecendo.

“Eles queriam que eu tocasse suas partes e cantasse suas canções. Ninguém mais queria cantá-las e eu fui eleito. Esse era o meu trabalho no que dizia respeito aos shows ao vivo, de qualquer maneira.”

- Advertisement -

A seguir, relembrou o breve período do grupo como um quinteto.

“Eu e Syd fizemos apenas cinco shows juntos no Pink Floyd. Ou talvez quatro. Talvez Southampton fosse o quinto, não me lembro. Enquanto tudo isso acontecia, também estávamos tentando fazer o álbum seguinte, ‘A Saucerful of Secrets’. Ao vivo não tocamos as faixas dele com essa formação, mas praticamente todas as coisas de Syd.”

Sem escolha para David Gilmour

Questionado se teria se sentido desconfortável com a função, David Gilmour foi bastante honesto quanto ao objetivo, sem se valer de figuras românticas de linguagem.

“Não havia outra coisa a fazer. Era isso ou de volta aos covers de Bo Diddley.”

Syd Barrett após o Pink Floyd

Quando deixou a banda em definitivo, Syd Barrett ainda foi ajudado pelos membros do Pink Floyd em seus dois discos solo – “The Madcap Laughs” e “Barrett”, ambos lançados em 1970. Ainda seria referência inspiracional para boa parte da obra, especialmente em “Wish You Were Here” (1975) e “The Wall” (1979).

O músico passou as últimas décadas de vida recluso – a pedido da família, os integrantes da banda não entravam em contato para que sua condição mental não se agravasse. Morreu em 7 de julho de 2006, devido a um câncer pancreático agravado pelo diabetes.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDavid Gilmour só entrou para o Pink Floyd porque ninguém queria cantar...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

    • Ah cara , concordo e discordo de ti kkkkk . Os melhores álbuns vieram depois mesmo . Porem eu amo a psicodelia do Crazy Diamond . Durante um período da minha vida O Pipper Gates era o meu álbum favorito , seguido do Saucerful . Ainda gosto muito deles , mas hj acho o Wish you junto do Animals os melhores . Mas , Echoes do meddle pra mim sempre foi a melhor música deles . Talvez a melhor canção já lançada na face da Terra . Já sobre o david ser responsável , foi em conjunto com os demais . Especialmente o Roger . Eita duplinha genial .

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades