Morre Billy White Jr, autor da cruz de “Appetite for Destruction”, do Guns N’ Roses

Imagem seria usada inicialmente para tatuagem de Axl Rose, mas polêmica com arte original fez com que criação fosse parar na capa do álbum

Morreu o artista Billy White Jr, creditado como o responsável por desenhar a cruz que aparece na capa do álbum de estreia do Guns N’ Roses, “Appetite for Destruction” (1987). Sua idade não era conhecida.

A informação foi confirmada pelo guitarrista Slash, em uma publicação no Instagram. Ao compartilhar uma foto do artista, ele declarou:

“Descanse em paz, Billy White Jr, designer do logotipo de cruz do GN’R e amigo de longa data da banda. Você fará falta.”

- Advertisement -

Na seção de comentários, o baixista Duff McKagan lamentou:

“Ah… m#rda!”

https://www.instagram.com/p/Cufc5CpsbBI/

White Jr era estudante de arte em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos, quando se tornou amigo dos integrantes do Guns N’ Roses. Na época, a banda começava a conquistar destaque local, na cena da Sunset Strip.

O convite para desenhar a arte que ficaria mundialmente famosa veio quando, na verdade, o vocalista Axl Rose procurava uma inspiração para uma tatuagem. Em entrevista de 2016 ao MyGNRForum (via Ultimate Classic Rock), ele afirmou:

“Um dia Axl ligou e perguntou se eu poderia fazer uma tatuagem para ele, depois que ele viu um desenho que fiz na parede do meu primo. Eu disse que sim e conversamos.”

Rose, então, trouxe a ideia inicial. A partir daí, o artista desenvolveu o trabalho.

“A cruz e as caveiras que pareciam os integrantes da banda foram ideia do Axl, o resto fui eu. O trabalho com nós na cruz era uma referência ao Thin Lizzy, uma banda que Axl e eu adorávamos.”

A polêmica com a capa

A ideia era mesmo que a cruz se transformasse em uma tatuagem, já que a capa do álbum “Appetite for Destruction” seria uma controversa pintura do artista underground Robert Williams, de mesmo nome que o disco. Porém, como esperado, a imagem original enfrentou resistência.

Leia também:  Firehouse oficializa vocalista Nate Peck como integrante

O Parents Music Resource Center (PMRC), comandado por Tipper Gore, fez lobby contra a venda do disco não apenas por seu conteúdo musical, como também pela capa. Alguns varejistas pediram à gravadora da banda, Geffen Records, para cobrir a arte em papel pardo.

O Guns cedeu e mudou a capa para a pintura de Billy White Jr. É a arte que a maior parte do público conhece quando se fala do disco. O autor relembra:

“Axl ligou de novo e disse que meu projeto estaria na capa de tudo, porque a pintura de Williams foi rejeitada. Por mim, tudo bem!”

Até hoje, a arte em cruz é utilizada em produtos de merchandising, pôsteres e representações em telão nos shows do Guns N’ Roses. Além, é claro, de inspirar milhares de tatuagens pelo mundo afora.

Leia também:  Paul McCartney se torna o primeiro músico britânico bilionário

Guns N’ Roses e “Appetite for Destruction”

Lançado em 21 de julho de 1987, “Appetite for Destruction” teve seu estouro comercial apenas um ano após o lançamento, com a popularização do single “Sweet Child O’ Mine”. Só então chegou ao topo da parada Billboard 200.

Até hoje, vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou disco de platina no Brasil – premiação rara para um álbum internacional no país.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre Billy White Jr, autor da cruz de “Appetite for Destruction”, do...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades