Pete Townshend faz 79 anos; veja outros fatos da música em 19 de maio

Data marca também o lançamento de "Tommy", um dos álbuns mais importantes do The Who

Hoje, Pete Townshend faz 79 anos. O guitarrista do The Who, que nasceu em 19 de maio de 1945, também ficou conhecido por ser o principal compositor da banda. Ajudou ainda a construir a típica imagem do “guitar hero”. Fora de sua banda, gravou uma série de álbuns solo.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 19 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 55 anos, em 19 de maio de 1969, The Who lançava “Tommy”, seu 4º disco de estúdio. A ópera rock conta a história e as experiências de um jovem descrito como “surdo, burro e cego”. “Pinball Wizard” e “I’m Free” estão entre os destaques.

-> Há 73 anos, em 19 de maio de 1951, nascia Joey Ramone. O vocalista dos Ramones morreu em 15 de abril de 2001, aos 49 anos, de linfoma. Foi o único músico além do guitarrista Johnny Ramone a integrar todas as formações da lendária banda punk.

-> Há 32 anos, em 19 de maio de 1992, o Kiss lançava “Revenge”, seu 16º disco de estúdio. Mais pesado, marcou a estreia do baterista Eric Singer na vaga do falecido Eric Carr. “God Gave Rock ‘n’ Roll to You II”, “Unholy”, “Domino” e “I Just Wanna” são destaques.

-> Há 7 anos, em 19 de maio de 2017, o Linkin Park lançava “One More Light”, seu 7º disco de estúdio. Foi o último com o vocalista Chester Bennington, que faleceu no mesmo ano. “Heavy”, “Talking To Myself” e a faixa-título foram os singles.

-> Hoje, Phil Rudd faz 70 anos. O baterista do AC/DC, que nasceu em 19 de maio de 1954, gravou a maioria dos álbuns de estúdio da banda, de 1975 até 1983 e a partir do seu retorno, em 1994. Lançou ainda um disco solo, “Head Job”, em 2014, com músicos da Nova Zelândia.

-> Há 38 anos, em 19 de maio de 1986, Peter Gabriel lançava “So”, seu 5º disco solo. Tornou-se o álbum mais vendido do cantor, no embalo do hit “Sledgehammer”. “In Your Eyes”, “Don’t Give Up” (com Kate Bush), “Big Time” e “Red Rain” também saíram como singles.

-> Há 38 anos, em 19 de maio de 1986, os Ramones lançavam “Animal Boy”, seu 9º disco de estúdio. Contou com maior colaboração do baixista Dee Dee Ramone, que compôs e cantou em várias músicas. Um de seus destaques é “Bonzo Goes to Bitburg”.

-> Há 52 anos, em 19 de maio de 1972, o Uriah Heep lançava “Demons And Wizards”, seu 4º disco de estúdio. Primeiro com Gary Thain no baixo e Lee Kerslake na bateria, o álbum é um dos mais famosos da banda. “The Wizard” e “Easy Livin’” são os destaques.

Leia também:  Anunciado livro inédito de Rita Lee que só poderia ser lançado após sua morte

-> Há 75 anos, nascia Dusty Hill. O baixista e vocalista do ZZ Top morreu em 28 de julho de 2021, aos 72 anos. A causa não foi informada. Integrou a banda que o consagrou desde sua formação, em 1969.

-> Há 9 anos, em 19 de maio de 2015, o Faith No More lançava “Sol Invictus”, seu 7º disco de estúdio. Primeiro trabalho de inéditas da banda em 18 anos, rendeu os singles “Motherfucker”, “Superhero”, “Sunny Side Up” e “Cone of Shame”.

-> Há 52 anos, em 19 de maio de 1972, Elton John lançava “Honky Château”, seu 5º disco de estúdio. O título do álbum faz menção ao local onde foi gravado: um château na França, chamado Château d’Hérouvill. “Honky Cat” e “Rocket Man” saíram como singles.

-> Há 7 anos, em 19 de maio de 2017, The Night Flight Orchestra lançava “Amber Galactic”, seu 3º disco de estúdio. Parte do álbum foi gravada dentro do ônibus de turnê, em viagem pela Áustria. Traz um cover de “Just Another Night”, de Mick Jagger, como faixa bônus.

-> Há 49 anos, em 19 de maio de 1975, Elton John lançava “Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy”, seu 9º disco de estúdio. O álbum narra o início da carreira da Elton e do compositor Bernie Taupin, cada um representado por um dos personagens do título.

-> Há 52 anos, em 19 de maio de 1972, o Caravan lançava “Waterloo Lily”, seu 4º disco de estúdio. Foi o único trabalho da banda com Steve Miller nos teclados, o que acrescentou uma influência de jazz na sonoridade do grupo.

-> Há 46 anos, em 19 de maio de 1978, o Kraftwerk lançava “The Man-Machine”, seu 7º disco de estúdio. É considerado um álbum mais “dançante” em relação aos anteriores. Teve os singles “Neon Lights”, “The Robot” e “The Model”, bem como a versão alemã das duas últimas.

-> Há 9 anos, em 19 de maio de 2015, o Scalene lançava “Éter”, seu 2º disco de estúdio. Foi divulgado na época em que a banda participava do reality show “Superstar”, da TV Globo. Venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa em 2016.

-> Há 7 anos, em 19 de maio de 2017, o Papa Roach lançava “Crooked Teeth”, seu 9º disco de estúdio. Deu sequência à mescla entre elementos do nu metal e da música eletrônica. “Help”, “American Dreams”, “Born for Greatness” e a faixa-título saíram como singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaPete Townshend faz 79 anos; veja outros fatos da música em 19...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades