O grande problema do público metal, segundo Courtney LaPlante

Vocalista do Spiritbox critica o “catastrofismo” dos fãs em frente a mudanças de sonoridade de seus artistas preferidos

Uma das grandes revelações da cena metálica em anos recentes, o Spiritbox está longe de ser considerado uma unanimidade. O grupo comandado por Courtney LaPlante (vocal) e Mike Stringer (guitarra) foge do habitual em vários momentos, o que acaba desagradando o headbanger comum, sempre resistente a mudanças e novidades.

A frontwoman tem noção disso e aponta a postura como um dos grandes entraves para o crescimento da cena. Em entrevista à revista britânica Kerrang!, ela declarou:

“Eu sinto que nosso subgênero do metal é obcecado com a ideia de que qualquer música que você ouve de uma banda é uma declaração de missão. Como se sempre fosse uma mudança definitiva: ‘agora é assim que esta banda soa’. Talvez seja assim em todos os estilos e eu simplesmente não veja tanto, mas quando Doja Cat lança uma música e ela está só cantando, os fãs não dizem: ‘ela nunca mais vai fazer rap!’. Quando você ouve uma nova canção, não significa que ela foi criada em um vácuo linear, onde uma banda fez uma música e depois lançou apenas coisas naquele formato. Talvez ela tenha sido composta dois anos depois da próxima música que ouvir. Você não sabe quando elas realmente surgiram.”

- Advertisement -

Por conta disso, Courtney não é adepta da ideia de que um novo trabalho obrigatoriamente signifique a evolução de um artista.

“Toda vez que as bandas lançam músicas que os fãs consideram chatas, os músicos reagem dizendo: ‘oh, nós amadurecemos’. Eu fico tipo: ‘não, não sou madura ou adulta, eu apenas acabei de escrever uma música que é mais amigável para as rádios… também escrevi outra música incrível – você só não ouviu ainda!’”

Outro fator ressaltado pela cantora é o de que seu grupo não é “casado” com uma fórmula ou gênero em específico.

“Não sinto que já existimos há tempo suficiente para decepcionar alguém. Estamos apenas começando e ainda descobrindo o que somos. E nem sei se quero descobrir. Não me importo com rótulos. Só sei que gostamos de fazer música pesada com guitarras afinadas. Mas eu fico tipo: ‘queira ou não, é assim que soamos’. Eu sinto que muitas bandas estão se divertindo com isso também.”

Sobre o Spiritbox

O Spiritbox foi criado em Victoria, Canadá, no ano de 2016. A banda conquistou notoriedade nas plataformas digitais com uma série de singles e EPs liberados antes de seu primeiro álbum, “Eternal Blue” (2021).

Leia também:  Heaven & Hell lançou “The Devil You Know” há 15 anos; veja outros fatos da música em 28 de abril

O disco de estreia conseguiu posições de destaque em várias paradas internacionais, incluindo Estados Unidos (13º), Reino Unido (19º), Austrália (8º) e Alemanha (17º). O trabalho mistura metalcore e sonoridades post-metal com melodias radiofônicas e influências progressivas.

O lançamento mais recente é o single “The Void”, primeiro após a efetivação do baixista e vocalista Josh Gilbert como membro oficial. O músico já vinha acompanhando o grupo ao vivo desde o ano passado. Anteriormente ele fazia parte do As I Lay Dying.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO grande problema do público metal, segundo Courtney LaPlante
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades