Quando gravadora pediu para Steve Vai tirar harmônicos artificiais de um álbum

Profissional de A&R solicitou retirada de técnica em gravação de álbum, embora ela tenha sido usada em praticamente todas as músicas

Falar para Steve Vai não utilizar uma técnica na guitarra, como harmônicos artificiais (pinch harmonics), é como impedir um pássaro de voar.

O lendário músico deu uma entrevista para o Music Radar e contou uma história de quando um executivo de gravadora visitou o estúdio e tentou dar uns pitacos em seu trabalho.

“Um cara da gravadora veio no estúdio de uma banda grande com quem eu estava gravando e eu estava tocando harmônicos artificiais. Você sabe o que é um harmônico? É um barulho. É parte do meu estilo. É parte do estilo da maior parte de guitarristas. E ele pergunta: ‘o que é isso?’ E eu respondo: ‘ah, é um harmônico. você faz isso com o dedo e…’ Daí então ele fala: ‘não, não faça isso, soa como uma baleia morrendo.’”

- Advertisement -

Vai tentou ser razoável, mas o executivo estava irredutível.

Leia também:  Ozzy Osbourne quer fazer show final do Black Sabbath com Bill Ward

“Eu disse: ‘e um harmônico artificial!’ E ele falou: ‘bem, tira isso, Tira’. Estava em tudo quanto era lugar do disco e ele fala: ‘tira eles, tira tudo isso’.”

Segundo o guitarrista, sua resposta a esse tipo de pedido irracional foi simples e direta:

“Eu falei: ‘vai se foder’. Bem, de um jeito mais educado.”

Vários fãs de Steve Vai seriam bem menos diplomáticos.

Steve Vai no Brasil

Steve Vai está entre as atrações do festival Best of Blues and Rock, que acontece nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento terá ainda apresentações de Tom Morello, Buddy Guy, Extreme, entre outros.

Leia também:  A banda de hardcore que superou Taylor Swift em parada viral do Spotify

Ele segue promovendo “Inviolate”, seu 10º álbum solo de estúdio, lançado em janeiro do ano passado. Até hoje, foram 9 passagens diferentes pelo Brasil para shows. A primeira aconteceu em 1995, enquanto a mais recente ocorreu em 2019, com apresentação exclusiva no Rio de Janeiro durante o Rio Montreux Jazz Festival. Ainda veio em 2022 para uma participação ao lado do Living Colour no Rock in Rio.

Recentemente, foi disponibilizado o álbum “Vai/Gash”. O material foi registrado no ano de 1991, em parceria com o vocalista Johnny “Gash” Sombrotto, falecido em 1998.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando gravadora pediu para Steve Vai tirar harmônicos artificiais de um álbum
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades