Por que The Who hoje não é uma banda, segundo Pete Townshend

Após 60 anos de carreira, guitarrista descreveu parceria ao lado de Roger Daltrey como "uma marca e uma amizade"

Surgido em 1964, The Who continua existindo após 60 anos de carreira. Apesar do futuro incerto e de declarações que abrem possibilidade para um fim definitivo, a banda, até o ano passado, permanecia em turnê com o show “Hits Back!”. A série de apresentações, encerrada em agosto, ocorreu na América do Norte e Europa e contou com a participação de diferentes orquestras.

Fato é que, diante das últimas experiências no palco, Pete Townshend sente que a longa parceria ao lado do vocalista Roger Daltrey deixou de ser uma banda. Por vários motivos. 

- Advertisement -

Conversando com a revista Mojo (via Guitar), o guitarrista, primeiramente, explicou que os músicos de apoio com quem a dupla excursiona não foram escolhidos por ele e sim, apenas pelo colega. Por isso, a sensação é de que, na verdade, está prestando um “serviço” e ocupando um espaço pertencido aos colaboradores do cantor, como pontuou: 

“[Nos shows] o The Who é formado por um grupo de músicos que Roger escolheu. Eu não escolhi nenhum dos músicos com quem faço turnê, nem mesmo o [baterista] Zak [Starkey]. Quando estou no palco com Roger, estou ocupando o lugar de um cara chamado Frank Simes, guitarrista e diretor musical com quem Roger faz turnês solo.”

Townshend refere-se ao fato de ambos os grupos terem vários músicos em comum. O guitarrista Simon Townshend (irmão de Pete), o baixista Jon Button e o tecladista Loren Gold estão envolvidos nas duas iniciativas. Porém, além de Pete, o baterista é diferente: Scott Devours, e não Starkey, toca com Daltrey em seus shows solo. O Who conta ainda com o cantor de apoio Billy Nicholls.

Leia também:  O hit do Nirvana que Krist Novoselic odiava por causa de Kurt Cobain

Depois, o guitarrista disse acreditar que The Who ainda não acabou. No entanto, novamente, não classificou o trabalho como uma “banda”, acrescentando o fato de que ambos os artistas não se desafiam mais, apesar de continuarem entregando um bom desempenho. 

“The Who é uma marca e uma amizade, mas não é uma banda. Não é um complicado grupo de jazz que está dando duro, crescendo e em evolução. Não estamos mais desafiando um ao outro para fazer milagres musicais, mas estamos tocando músicas que conhecemos muito bem.”

O futuro do The Who

Como mencionado, Pete Townshend não descarta compromissos relacionados ao The Who no futuro. Em contrapartida, Roger Daltrey deixou claro não imaginar que a banda volte a ter atividades.

Leia também:  Show do Shamangra em Ribeirão Preto é cancelado por baixa venda de ingressos; data no Rio está mantida

Ele disse ao jornal britânico The Times, em janeiro:

“Não posso dar uma resposta definitiva. Eu não escrevo as músicas. Nunca escrevi. Precisamos sentar e ter uma reunião. Porém, no momento, estou feliz em dizer que essa parte da minha vida está encerrada.”

A declaração ecoa a do colega de jornada, dita no final do ano passado. Durante conversa com a revista Record Collector (via Blabbermouth), Townshend foi franco ao revelar que pretende se reunir com Daltrey para definir o que fazer no futuro:

“Acho que é hora de Roger e eu almoçarmos e conversarmos sobre o que acontecerá a seguir. Porque Sandringham (condado inglês onde o último concerto aconteceu) não deveria parecer o fim de nada, mas parece o fim de uma era.”

Caso a situação se confirme, o The Who sai de cena com seis décadas de carreira e mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que The Who hoje não é uma banda, segundo Pete Townshend
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades