Como Jeff Scott Soto, aos 18 anos, virou vocalista da banda de Yngwie Malmsteen

Cantor foi escolhido para vaga apenas um dia antes de gravar as duas músicas com vocais no álbum “Rising Force”

Apesar das rusgas do presente, o trabalho feito por Yngwie Malmsteen e Jeff Scott Soto é atemporal. O vocalista gravou os dois primeiros discos da carreira solo do guitarrista sueco — “Rising Force” (1984) e “Marching Out” (1985) —, fez a turnê do trabalho seguinte, “Trilogy” (1986), e participou do disco de covers “Inspiration” (1996).

Com o debut prestes a completar 40 anos de lançamento, as lembranças que o vocalista tem daquela época não poderiam ser mais vívidas. O próprio compartilhou algumas delas em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, também disponível em vídeo:

“Eu tinha 18 anos. Lembro que estávamos todos na casa do Yngwie; os irmãos [Jens e Anders] Johansson e Marcel [Jacob]. Era o fim de semana antes de Yngwie ir ao estúdio gravar os vocais para as duas músicas do primeiro álbum que têm vocais — e que eram altíssimos. Eu nem consigo cantá-los mais. Os caras estavam bebendo e jogando conversa fora até uma hora em que foram para o canto e começaram a falar em sueco. Eu não fazia ideia do que estava acontecendo. Eles ficaram lá conversando por 20 minutos, e então 40 minutos. Comecei a me sentir desconfortável, pensei até em ir embora.”

- Advertisement -
Leia também:  Baterista brasileiro Edu Cominato tocará com Mr. Big em próximos shows

A reunião de emergência foi o momento que acabou selando o destino da colaboração.

“E então, finalmente, Yngwie vira e diz: ‘Olha, os caras ali me convenceram. Agora você é oficialmente o vocalista da banda, e eles também disseram que você deveria cantar nas duas músicas do primeiro álbum. Eu ia gravá-las amanhã, mas vá para casa com esta cópia e aprenda a letra. Apareça no estúdio amanhã. Vamos ver como você se sai. Se mandar bem, vai cantar no disco. Se eu não gostar, então eu que vou’. A música era ‘Now Your Ships Are Burned’. Fui ao estúdio no dia seguinte, liquidamos em cerca de 25 minutos e ele disse: ‘Ótimo. Amanhã faremos a outra [‘As Above, So Below’]’.”

Veja a entrevista na íntegra, com legendas em português, no player a seguir.

Yngwie Malmsteen e “Rising Force”

Primeiro trabalho solo de Yngwie Malmsteen, “Rising Force” é considerado um dos pilares do que veio a ser conhecido como metal neoclássico. Chegou ao 14º lugar na parada sueca e 60º nos Estados Unidos. Também foi indicado ao Grammy na categoria “Melhor Performance Instrumental de Rock”, perdendo para “Escape”, de Jeff Beck.

Leia também:  Os guitarristas pouco lembrados que Jimmy Page cita como inspiração

Sobre Jeff Scott Soto

Nascido no Brooklyn, em Nova York e filho de porto-riquenhos, Jeff Scott Soto possui um catálogo de bandas das quais participou, gravações como convidado especial e participações ao vivo que fogem ao tamanho do espaço aqui reservado. Portanto, vamos nos ater apenas aos principais.

Despontou como vocalista da banda do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen em seus primeiros discos, que se tornaram referenciais no estilo neoclássico. O destaque o fez trabalhar com outros guitar heroes, como o alemão Axel Rudi Pell, o japonês Kuni e o italiano Alex Masi.

Sua banda mais longeva foi o Talisman, em parceria com o baixista Marcel Jacob. O grupo construiu reputação na cena hard rock europeia, existindo entre 1989 e 2007. Acabou após Jeff ser chamado para o Journey. Uma reunião estava sendo planejada quando Marcel cometeu suicídio.

Trabalhou com Ron “Bumblefoot” Thal, Billy Sheehan, Mike Portnoy e Derek Sherinian no Sons Of Apollo, supergrupo prog. Paralelamente à carreira solo, voltada ao AOR/melodic rock, comandou o Soto, com sonoridade mais pesada e moderna. Também teve o W.E.T., com membros do Work Of Art e Eclipse.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Jeff Scott Soto, aos 18 anos, virou vocalista da banda de...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades