A música do Queen que inspirou tapping de Eddie Van Halen, segundo Brian May

Canção específica lançada em 1977 teria desempenhado papel importante nesse sentido, de acordo com o relato

Eddie Van Halen deu fama à técnica de tapping na guitarra — onde as duas mãos ficam no braço do instrumento. Apesar de ter aprimorado o recurso com suas próprias marcas, o saudoso músico não o criou do zero. Como atestou durante entrevista ao Museu Nacional de História Americana em 2015, passou a tocar de tal maneira após certas inspirações.

Uma delas, de acordo com Brian May — amigo pessoal do saudoso artista —, veio de uma música lançada pelo Queen em 1977. Conforme revelado pelo guitarrista britânico à revista Classic Rock, Eddie usou a canção “It’s Late”, parte do álbum “News of the World” (1977), como referência para a técnica:

“Ele me disse que pequenas partes dos arranjos do Van Halen tiveram inspirações em coisas que fizemos. Em relação ao tapping, Eddie me contou: ‘bem, você fez isso em It’s Late’. E eu respondi: ‘é, eu só brinquei com a ideia porque eu tinha visto um cara no Texas fazendo isso’. Eu tinha feito o tapping de forma mais rudimentar, depois passei a fazer outras coisas, enquanto Ed basicamente fez da guitarra um novo instrumento.”

- Advertisement -

Em um bate-papo anterior com a Guitar Player em 2021, o integrante do Queen também mencionou a influência de “It’s Late” no trabalho de Eddie. Na mesma ocasião, descreveu detalhes a respeito do tal “cara do Texas” – supostamente Rocky Athas:

“Entrei em um bar no Texas quando estávamos em turnê e vi esse cara tocando. E ele flexionava as cordas, como todos nós, mas depois colocava a mão direita em um traste e fazia um tipo de som cantado. Eu fui até ele depois do show e falei: ‘já estou te dizendo, vou copiar você’. E ele disse: ‘ótimo, vá em frente’. Eu perguntei como ele descobriu essa técnica e o cara me respondeu que a pegou de Billy Gibbons.” 

Eddie Van Halen e tapping

Há quem diga que o tapping de Eddie Van Halen veio do guitarrista Harvey Mandel, mais conhecido como membro da Canned Heat. Já o próprio Eddie, à Guitar World, creditou apenas Jimmy Page nesse sentido:

“Acho que tive a ideia depois de ver Jimmy Page tocar seu solo de ‘Heartbreaker’, do Led Zeppelin, em 1971. Ele estava fazendo um pull-off sem colocar a mão nos trastes e eu pensei: ‘espere um minuto, eu consigo fazer isso, mas e se eu usar meu dedo como a pestana e movê-lo?’.”

Leia também:  Steve Vai conta por que parceria com Ozzy Osbourne não foi para frente

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Queen que inspirou tapping de Eddie Van Halen, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Jamais. O ”Tapping” existe de uma forma ou de outra há séculos. Niccolo Paganini, que viveu entre 1782-1840, usou técnica semelhante no violino. E o talentoso musico americano Roy Smeck (1900-1994), foi um dos primeiros a popularizar o tapping.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades