The Dead Daisies veste letras good vibes com som pesado em “Radiance”

Segundo álbum com Glenn Hughes no vocal e baixo traz músicas menos inspiradas que anterior, “Holy Ground”, mas ainda cativa com “tiros certos” e boas performances

Por descrever-se como um coletivo musical e não como uma banda devido à alta rotatividade de integrantes, o The Dead Daisies sempre oferece algo diferente em seus álbuns. Não foi diferente em “Radiance”, sexto trabalho de inéditas do grupo e sucessor direto do ótimo “Holy Ground” (2021).

A própria ficha técnica indica uma mudança importante: a vaga da bateria voltou a ser de Brian Tichy após a saída de Deen Castronovo, em 2021, e a curta passagem de Tommy Clufetos para uma turnê recente. Porém, o núcleo composto pelo vocalista/baixista Glenn Hughes e a dupla de guitarristas Doug Aldrich e David Lowy foi mantido.

- Advertisement -

Dessa forma, “Radiance” ainda preserva elos de ligação com “Holy Ground”. Ainda assim, soa diferente – para o bem e para o mal.

Como aspecto positivo, este novo trabalho conta com letras que, se não profundas, ao menos carregam alguma mensagem. Faixas como “Face Your Fear”, “Shine On”, a faixa-título e “Courageous” trazem toda a essência “good vibes” que parece reger especialmente a vida de Hughes. Sóbrio há mais de duas décadas, o ex-integrante do Deep Purple mostra a cada dia que abandonar os vícios foi essencial para a sequência de suas atividades na música em alto nível, mesmo tendo 71 anos de idade.

Curiosamente, o conteúdo lírico repleto de mensagens edificantes se entrelaça de forma quase contraditória com as melodias e performances pesadas deste álbum – visivelmente mais pesado que o anterior. Algumas passagens presentes na tracklist remetem a discos como “Burn It Down” (2018), dos próprios Daisies, e “Resonate” (2016), de Glenn Hughes. Por aí, dá para ter noção de que a abordagem é bem heavy.

Leia também:  15 bandas que você nunca ouviu falar, mas que lançaram boas músicas hoje (03/05)

O que não funcionou tão bem em minha visão foi padronizar ainda mais o processo de composição. As músicas aqui apresentadas são boas, mas no geral não surpreendem. Por vezes cansa ouvir a estrutura riff / verso / refrão / verso / refrão / solo / refrão, especialmente devido ao andamento menos acelerado das faixas. Nesse sentido, “Holy Ground” agradou mais: quando você menos esperava, surgia no trabalho de 2021 uma canção de groove e/ou formatação diferenciados como “Like No Other (Bassline)” ou “Bustle and Flow”.

Ainda assim, como já destacado, as músicas são boas. A pegada mais cadenciada deu mais peso a sons que recorrem a afinações graves e timbres gordos, como “Cascade”, “Born to Fly” e a supracitada faixa-título. Também agradam canções de pegada mais contemporânea como a quase alternativa “Kiss the Sun” e “Not Human”, que explora sonoridades diferentes na guitarra e tem até um pequeno solo de bateria ao fim. A única balada ,“Roll On”, parece ter sido pensada para rádios rock e oferece outro bom momento. E, claro, as hard rockers “Cascade”, “Face Your Fear” e “Hypnotize Yourself” são tiros certos.

A performance grandiosa dos quatro envolvidos também chama atenção. São poucos os vocalistas que chegam à terceira idade como Glenn. Nesse álbum, dá para sentir vez ou outra que ele coloca o pé no freio, mas ainda está inteiraço. Doug Aldrich e David Lowy formam uma ótima dupla de guitarristas, com destaque ao primeiro, dono de uma pegada forte e de muita identidade – dá para saber que é ele na primeira nota de um solo e às vezes até de um riff. Ainda que sinta falta de Deen Castronovo na bateria, não dá para negar que Brian Tichy é um gigante do instrumento. Talvez falte mais presença criativa de sua parte, mas o que ele apresenta já é o bastante.

Leia também:  Black Pantera lança “Provérbios”, primeiro single de novo álbum

Embora não ofereça tantas surpresas – e peque um pouco nesse sentido –, “Radiance” é um bom trabalho de hard rock que mantém o padrão de qualidade de uma banda acostumada a mudanças. Agora é esperar para ver os próximos movimentos da dança das cadeiras do The Dead Daisies.

Ouça “Radiance” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

The Dead Daisies – “Radiance”

  1. Face Your Fear
  2. Hypnotize Yourself
  3. Shine On
  4. Radiance
  5. Born To Fly
  6. Kiss The Sun
  7. Courageous
  8. Cascade
  9. Not Human
  10. Roll On

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosThe Dead Daisies veste letras good vibes com som pesado em “Radiance”
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades