Bill Ward faz 76 anos; veja outros fatos da música em 5 de maio

Data marca também o aniversário de James LaBrie, vocalista do Dream Theater

Hoje, Bill Ward faz 76 anos. O baterista, que nasceu em 5 de maio de 1948, foi um dos fundadores do Black Sabbath, gravando os 9 primeiros álbuns de estúdio, além de “Born Again” (1983). Também trabalhou em carreira solo e como poeta.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 5 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, James LaBrie faz 61 anos. O vocalista, que nasceu em 5 de maio de 1963, se consagrou junto ao Dream Theater, banda para a qual entrou em 1991. Também produziu discos em carreira solo e fez parte de outros projetos.

Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

-> Há 11 anos, em 5 de maio de 2013, The Winery Dogs lançava “The Winery Dogs”, seu disco de estreia. Apresentou o supergrupo com Richie Kotzen (voz e guitarra), Billy Sheehan (baixo) e Mike Portnoy (bateria). Originalmente, John Sykes seria o frontman.

-> Há 27 anos, em 5 de maio de 1997, Paul McCartney lançava “Flaming Pie”, seu 10º disco solo. Divulgado após um hiato de 4 anos, o álbum produzido por Jeff Lynne traz participações de Ringo Starr e Linda e James McCartney, respectivamente esposa e filho de Paul.

-> Hoje, Steve Stevens faz 65 anos. O guitarrista, que nasceu em 5 de maio de 1959, ficou famoso por parcerias com Billy Idol, Vince Neil, Ric Ocasek, Michael Jackson, entre outros, além dos trabalhos solo. Ganhou um Grammy em 1987 pelo tema do filme “Top Gun: Ases Indomáveis”.

Leia também:  Chris Cornell morreu há 7 anos; veja outros fatos da música em 18 de maio

-> Há 2 anos, o Metallica iniciava uma turnê pela América do Sul com shows em Porto Alegre (05/05), Curitiba (07/05, onde uma fã entrou em trabalho de parto), São Paulo (10/05) e Belo Horizonte (12/05). Greta Van Fleet e Ego Kill Talent abriram as apresentações.

-> Há 21 anos, em 5 de maio de 2003, o Blur lançava “Think Tank”, seu 7º disco de estúdio. Conceitual e focado em temas antiguerra, o álbum tem uma sonoridade mais eclética, indo do eletrônico à world music. Os singles foram “Out of Time”, “Crazy Beat” e “Good Song”.

-> Há 36 anos, em 5 de maio de 1988, o Testament lançava “The New Order”, seu 2º disco de estúdio. Foi o primeiro da banda a registrar boas vendas, com músicas como “Into the Pit”, “The Preacher”, “Trial By Fire” e “Disciples of the Watch”.

-> Hoje, Devin Townsend faz 52 anos. O músico, que nasceu em 5 de maio de 1972, foi descoberto por uma gravadora e começou como vocalista no álbum “Sex & Religion” (1993), de Steve Vai. Depois, fundou o Strapping Young Lad e deu sequência a uma produtiva carreira solo.

-> Há 51 anos, em 5 de maio de 1973, o Nazareth lançava “Razamanaz”, seu 3º disco de estúdio. Primeiro da banda a alcançar boa repercussão, o álbum contou com a produção de Roger Glover, baixista do Deep Purple, com quem o grupo esteve em turnê na época.

Leia também:  Ozzy Osbourne quer fazer show final do Black Sabbath com Bill Ward

-> Há 43 anos, em 5 de maio de 1981, Tom Petty and the Heartbreakers lançavam “Hard Promises”, seu 4º disco de estúdio. Teve participação de Stevie Nicks (Fleetwood Mac) em “Insider”, em dueto com Petty. Marcou a saída do baixista Ron Blair, que voltou em 2002.

-> Há 7 anos, em 5 de maio de 2017, o Blondie lançava “Pollinator”, seu 11º disco de estúdio. O trabalho conta com participações de Joan Jett, John Roberts e Laurie Anderson. “Fun”, “Longe Time”, “Too Much” e “Doom or Destiny” foram os singles.

-> Há 26 anos, em 5 de maio de 1998, o Arch Enemy lançava “Stigmata”, seu 2º disco de estúdio. Foi o único gravado com o baixista Martin Bengtsson e com o baterista Peter Wildoer. Daniel Erlandsson assume as baquetas apenas em “Beast of Man” e “Diva Satanica”.

-> Há 27 anos, em 5 de maio de 1997, o Melvins lançava “Honky”, seu 9º disco de estúdio. Um dos mais experimentais da banda, tem a música “Mombius Hibachi” como destaque. “In the Freaktose the Bugs Are Dying” fecha o álbum com mais de 25 minutos de silêncio.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaBill Ward faz 76 anos; veja outros fatos da música em 5...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades