Poser? O curioso detalhe que fazia Malcolm Young não gostar do Nirvana

Apesar de adotar uma estética contrária à definição do líder do AC/DC, Kurt Cobain acabou se tornando o que era contra aos olhos da indústria

Não é segredo para os fãs do Nirvana que Kurt Cobain era uma figura avessa ao status lendário que algumas bandas de rock alcançaram. Não à toa, quando o próprio se viu alçado a esse patamar, acabou não sabendo lidar bem e se encaminhando ao desfecho que todos sabemos de cor.

Porém, da mesma forma que o vocalista e guitarrista não apreciava, ele também não era muito querido por algumas figuras que se encaixavam na descrição. Um exemplo foi Malcolm Young. O saudoso guitarrista rítmico e líder do AC/DC não simpatizava com o propagador do grunge.

- Advertisement -

Em entrevista de 1992 à Metal CD, resgatada pelo Far Out Magazine, o irmão de Angus declarou:

“Bem, minha filha ouve essa banda. Se eu gosto? Naaaaah! O cantor é um cara loiro. Meio poser.”

Kurt Cobain e o desgosto pelo AC/DC

Vale destacar que Kurt Cobain não era um grande apreciador do AC/DC. Apesar de reconhecer a sonoridade dos australianos como boa, o líder do Nirvana se incomodava com o conteúdo lírico sexista e homofóbico, sensação que também se estendia ao Led Zeppelin.

Danny Golberg, empresário do ícone grunge e autor do livro “Serving The Servant”, revelou à revista Forbes em 2019, com transcrição do Whiplash:

Leia também:  Luan Santana e Ana Castela também devem se apresentar no Rock in Rio 2024, segundo jornalistas

“Kurt gostava das músicas deles. Ele gostava da sonoridade do Led Zeppelin e do AC/DC. Mas as letras não eram algo com que se sentisse à vontade, exatamente pela razão mencionada. Acho que cito algo assim no meu livro e eu queria fazer isso porque é fundamental para reconhecer quem ele era como artista.”

Sendo assim, foi natural a identificação do músico com a subcultura que se desenvolvia durante sua adolescência.

“Ele definitivamente se identificou culturalmente com os valores das comunidades do punk rock, que estavam se rebelando não apenas contra Reagan (presidente americano na época) e coisas sobre a sociedade que irritavam as pessoas, mas estavam se rebelando sobre coisas que a indústria da música produzia. Essa foi uma declaração geracional e foi uma que ele compartilhou internamente, mas como músico, Kurt tinha uma apreciação muito ampla, tipo, ele também amava os Beatles – não que os Beatles não possuíssem algumas letras sexistas, porque tinham também.”

Sobre Kurt Cobain

Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, no dia 20 de fevereiro de 1967. Ficou conhecido mundialmente pelo sucesso meteórico com o Nirvana, banda mais popular do movimento grunge.

Leia também:  AC/DC lançou “High Voltage” há 48 anos; veja outros fatos da música em 30 de abril

Iniciou trajetória na cena musical de Seattle por meio do amigo de colegial Buzz Osbourne, vocalista e guitarrista do Melvins. Aos 18 anos formou a primeira banda da carreira, Fecal Matter que ficou ativa por um curto período.

Em 1987, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.

A consagração mundial veio com o seu segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”. 

Em paralelo ao sucesso, enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPoser? O curioso detalhe que fazia Malcolm Young não gostar do Nirvana
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Nirvana foi uma banda polemica realmente, e umas vezes soando distorcida e bagunçada demais como alguns punks, mas de qualquer forma Kurt Cobain tornou-se lendário. E foi mais um a entrar no famigerado ‘Clube dos 27’.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades