AC/DC lançou “High Voltage” há 48 anos; veja outros fatos da música em 30 de abril

Data marca também o aniversário de Paulo Jr, baixista do Sepultura

Há 48 anos, em 30 de abril de 1976, o AC/DC lançava o disco “High Voltage” em sua versão internacional. Primeiro a sair fora da Austrália, traz faixas dos 2 primeiros álbuns australianos da banda, incluindo clássicos como “T.N.T.”, “It’s a Long Way to the Top”, “The Jack”, entre outras.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 30 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Paulo Jr. faz 55 anos. O baixista do Sepultura, que nasceu em 30 de abril de 1969, foi o único integrante da formação original a permanecer na banda. Paralelamente, também gravou com The Unabomber Files, Cultura Tres, Sayowa e Eminence.

-> Há 28 anos, em 30 de abril de 1996, The Cranberries lançava “To the Faithful Departed”, seu 3º disco de estúdio. Embora tenha vendido 4 milhões de cópias em semanas, não chegou ao patamar dos anteriores. “Salvation” e “Free to Decide” foram os principais singles.

-> Há 76 anos, em 30 de abril de 1948, nascia Wayne Kramer. O guitarrista do MC5 morreu em 2 de fevereiro de 2024, aos 75 anos, de câncer no pâncreas. Foi um dos fundadores da banda, notória pelos shows explosivos e por expor seu posicionamento político de esquerda.

-> Há 40 anos, em 30 de abril de 1984, Roger Waters lançava “The Pros and Cons of Hitch Hiking”, seu 1º disco solo. Conceitual, o álbum foi divulgado um ano antes do músico deixar o Pink Floyd. Tem participações de Eric Clapton, Michael Kamen, entre outros.

-> Há 51 anos, em 30 de abril de 1973, o Wings lançava “Red Rose Speedway”, seu 2º disco de estúdio. Primeiro creditado como Paul McCartney & Wings, o álbum marcou a estreia do guitarrista Henry McCullough. A balada “My Love” foi divulgada como single.

Leia também:  Slash anuncia transmissão ao vivo de show com sua banda de blues

-> Há 41 anos, Muddy Waters nos deixava. O bluesman morreu em 30 de abril de 1983, aos 70 anos, vítima de ataque cardíaco. Um dos músicos mais icônicos do blues, foi também uma grande influência para o rock de um modo geral.

-> Há 11 anos, em 30 de abril de 2013, The Stooges lançava “Ready To Die”, seu 5º disco de estúdio. Foi também o trabalho final da banda, que encerrou suas atividades oficialmente em 2016 após as mortes do baterista Scott Asheton e do saxofonista Steve Mackay.

-> Há 53 anos, em 30 de abril de 1971, o Thin Lizzy lançava “Thin Lizzy”, seu disco de estreia. Um dos três álbuns com o guitarrista Eric Bell, apresenta mais influências do blues e do folk irlandês. Passou despercebido na época de sua divulgação.

-> Há 28 anos, em 30 de abril de 1996, a Dave Matthews Band lançava “Crash”, seu 2º disco de estúdio. Trabalho mais vendido da banda, traz músicas como “Too Much”, “So Much to Say”, “Crash into Me”, “Two Step” e “Tripping Billies”, divulgadas como singles.

-> Há 33 anos, em 30 de abril de 1991, o Yes lançava “Union”, seu 13º disco de estúdio. O álbum é o projeto que resultou de duas bandas formadas por músicos associados ao Yes. “Lift Me Up”, “Saving My Heart” e “I Would Have Waited Forever” saíram como singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaAC/DC lançou “High Voltage” há 48 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades