Quem é a mulher que está na assustadora capa do álbum de estreia do Black Sabbath

Louisa Livingstone, que na época tinha entre 18 e 19 anos, protagonizou a arte que estampa o disco considerado o "marco zero" do heavy metal

Um dos trabalhos mais icônicos da história do rock, o álbum de estreia do Black Sabbath é considerado por muitos o “marco zero” do heavy metal. Apesar de ser tão conhecido, a capa do disco traz uma mulher que ninguém sabia quem era até pouco tempo atrás.

A imagem assustadora foi feita em frente ao Mapledurham, situado no rio Tâmisa, em Oxfordshire, Inglaterra. Como ninguém divulgou na época quem era a mulher, esse segredo ficou guardado por décadas.

- Advertisement -
Capa do álbum de estreia do Black Sabbath, lançado em 1970
Capa do álbum de estreia do Black Sabbath, lançado em 1970

Somente em 2020 uma reportagem da revista Rolling Stone descobriu a identidade da cidadã. Após irem atrás de Keith “Keef” Macmillan, artista responsável pela capa, foi descoberto que a modelo se chama Louisa Livingstone.

Nem mesmo os integrantes do Sabbath sabiam quem era a moça, embora achassem que o nome da mulher fosse Louise. Os integrantes ainda citam que em determinada ocasião no passado, ela chegou a visitá-los no camarim de um show, se apresentando aos músicos. Mas nada da identidade completa até 2020.

Leia também:  O ingrediente que faz o AC/DC ser fenomenal, segundo Carlos Santana

Nudez na capa do Black Sabbath?

Durante o papo com a revista, Keith “Keef” Macmillan contou que nunca deu nenhuma entrevista por vontade própria sobre a capa do álbum. No passado, ele falou do assunto somente em outras duas ocasiões, sem dar muitas informações.

Keef disse que ficou impressionado com a sonoridade obscura do Black Sabbath e quis reproduzir isso na capa. Louisa Livingstone foi contratada para uma sessão de fotos e o artista visual disse que chegou a produzi-la nua em um set para a arte do disco, mas abandonou a ideia.

“Ela não estava usando nenhuma outra peça de roupa embaixo daquela capa, pois estávamos fazendo algumas coisas um pouco mais arriscadas. Porém, decidimos que nenhuma opção havia funcionado. Qualquer sensualidade tiraria aquele clima agourento.”

Louisa Livingstone, a modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath, em foto da época
Louisa Livingstone, a modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath, em foto da época

Também foi revelado por que Louisa Livingstone foi contratada e o motivo é curioso: ela mede cerca de 1,50m. Para a capa, Keef queria que tudo parecesse enorme em volta dela.

Poucas lembranças de Louisa Livingstone

Louisa Livingstone, que disse que nunca havia concedido nenhuma entrevista sobre a capa do álbum de estreia do Black Sabbath pois se lembra pouco daquela sessão fotográfica. Ela revelou que a recordação mais vívida é do frio que sentia na ocasião.

“Tive que acordar por volta das 4h da madrugada. Keith estava correndo com gelo seco, jogando na água. Não parecia estar funcionando, então, ele acabou usando uma máquina de fumaça. Foi apenas: ‘fique parada aí e faça tal coisa’.”

Louisa Livingstone, a modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath, nos dias de hoje
Louisa Livingstone, a modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath, nos dias de hoje

A modelo fotográfica não tem qualquer relação com o heavy metal além da capa do álbum de estreia do Black Sabbath – e do encarte de “Jazz”, disco do Queen, onde, de fato, aparece nua. Além de se definir como atriz e astróloga, ela tem um projeto de música eletrônica, chamado Indreba.

Leia também:  Por que o Black Sabbath está mais satânico em “Headless Cross”

Na época, Louisa Livingstone tinha entre 18 e 19 anos de idade. Hoje, passadas cinco décadas, estima-se que ela esteja com cerca de 70 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuem é a mulher que está na assustadora capa do álbum de...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades