Bruce Dickinson gravou seu 1º solo de guitarra em “The Mandrake Project”

Vocalista registrou o momento de brilho individual após ser incentivado pelo colega de criação e produtor Roy Z

Um dos frontmen mais icônicas da história do rock/metal, Bruce Dickinson não costuma ser visto em público com uma guitarra. Momentos de exceção se deram nos anos 1980, quando o Iron Maiden executava “Revelations”, clássico do álbum “Piece of Mind” (1983). Na década seguinte, junto a Alex Dickson, o vocalista também realizou algumas apresentações acústicas.

Fora isso, não há maiores registros do cantor empunhando o instrumento. Mesmo assim, ele se vale do recurso na hora de compor. Tanto que “The Mandrake Project”, seu próximo disco, trará o primeiro momento de demonstração técnica no solo.

- Advertisement -

Durante o evento In Conversation, realizado pelo Loudwire em Nova York, Bruce revelou que uma das faixas do novo trabalho mostrará suas habilidades nas seis cordas. Conforme transcrição do Ultimate Classic Rock, o homem do gogó privilegiado contou:

“Roy Z, aquele desgraçado, me fez gravar um solo. Disse que ia mostrar alguns riffs e acordes. Quando chegou a hora dessa, ouviu e falou: ‘legal, você vai gravar’. Tentei argumentar que não era muito bom nisso e ele seria mais rápido. Mas não teve jeito.”

A música em questão é “Face in the Mirror”, oitava faixa do tracklist que conta com dez composições no total. Ainda assim, Dickinson tentou por uma última vez fazer Roy desistir da ideia.

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

“Falei que gravaria o solo apenas para a demo, depois ele registraria o definitivo no disco. Algumas partes foram refeitas, mas Roy manteve o que fiz sem avisar. Então, aí está: meu primeiro solo de guitarra gravado em toda a história. E provavelmente o último.”

Bruce Dickinson e “The Mandrake Project”

“The Mandrake Project” será acompanhado por uma graphic novel, cujo preview já saiu junto com o primeiro single. São 12 capítulos, divididos em 3 volumes, a serem lançados ao longo deste ano. O conceito foi criado por Bruce Dickinson, com roteiro de Tony Lee e ilustrações de Staz Johnson, da Z2 Comics.

As gravações aconteceram, em sua maior parte, no estúdio Doom Room, em Los Angeles, Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Roy Z, parceiro de longa data do vocalista, que também gravou guitarras e baixo – o segundo será assumido por Tanya O’Callaghan (Whitesnake) na turnê. Mistheria registrou os teclados e Dave Moreno (Puddle of Mudd) a bateria. Os dois já haviam participado de “Tyranny of Souls” (2005), mas recente disco solo de Bruce.

Entre as faixas, pode chamar atenção dos fãs a sexta, denominada “Eternity Has Failed”. Ela é uma versão retrabalhada de “If Eternity Should Fail”, presente em “The Book of Souls” (2015), do Iron Maiden. A demo original, ainda com o nome anterior, entrou no compacto “Afterglow of Ragnarok”.

Leia também:  Bring Me the Horizon vem ao Brasil com Motionless in White, Spiritbox e The Plot in You

Assim como “The Chemical Wedding” (1998), conceituado trabalho de Dickinson, “The Mandrake Project” contará com referências à obra do escritor e alquimista William Blake. Segundo o release oficial, a temática será “obscura e adulta, sobre poder, abuso e uma luta por identidade, em um cenário genial de ciência e ocultismo”.

Shows no Brasil

Para divulgar a obra, Bruce Dickinson realizará uma turnê, a primeira desde 2002. Além da América Latina, foram confirmados compromissos na Europa. As datas para o Brasil são as seguintes:

  • dia 24 de abril em Curitiba, na Live Curitiba;
  • dia 25 de abril no Pepsi On Stage, em Porto Alegre;
  • dia 27 de abril na Opera Hall, em Brasília;
  • dia 28 de abril na Arena Hall, em Belo Horizonte;
  • dia 30 de abril no Rio de Janeiro, no Qualistage;
  • dia 02 de maio na Quinta Linda, em Ribeirão Preto;
  • e no dia 04 de maio em São Paulo, na Vibra São Paulo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBruce Dickinson gravou seu 1º solo de guitarra em “The Mandrake Project”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades