Os 28 álbuns de rock mais aguardados de 2024, segundo a Rolling Stone

Lista compreende os gostos dos escritores da revista em sua versão americana, estamos apenas republicando

A Rolling Stone elaborou uma lista com os 28 álbuns de rock mais aguardados para o ano de 2024.

Obviamente, se trata de uma criação tendo em vista os gostos da revista e dos seus funcionários. Portanto, não adianta ficar bravo com a gente ou achando estranho o fato de ter faltado algo muito específico e/ou nichado.

- Advertisement -

Eis as escolhas com os devidos comentários da redação estadunidense traduzidas do original.

Os 28 álbuns de rock mais aguardados de 2024, segundo a Rolling Stone

Sleater-Kinney, ‘Little Rope’ (19 de janeiro)

O primeiro novo LP da Sleater-Kinney desde ‘Path of Wellness’ de 2021 é um dos mais crus e intensos dos quase 30 anos de carreira da banda. Músicas como “Needlessly Wild” e “Six Mistakes” lembram a urgência primordial do punk rock de clássicos do SK como “Dig Me Out” e “The Hot Rock”. Enquanto trabalhavam no álbum, a cantora e guitarrista Carrie Brownstein perdeu a mãe e o padrasto em um acidente de carro. “Todo o tom do álbum mudou quando o acidente aconteceu”, disse Tucker recentemente à Rolling Stone. “Foi uma verdadeira experiência de perda. E acho que isso tocou todas as músicas.”

Green Day, ‘Saviors’ (19 de janeiro)

O 14º LP do Green Day parece uma espécie de retorno à forma para o trio, que foi um pouco longe demais para o território pop em “Father of All Motherfuckers”, de 2020. As músicas podem lembrar qualquer coisa, de Ramones a REO Speedwagon, e a banda declara sua missão de se restabelecer como um dos principais sobreviventes do rock & roll na propulsiva faixa-título: “We are the last of the rockers/Making a com-mo-shun”, que eles atacam com algumas punhaladas de guitarra de Pete Townshend. Com o coprodutor de “Dookie”, Rob Cavallo, a bordo, eles cumprem seus principais objetivos.

The Smile, ‘Wall of Eyes’ (26 de janeiro)

“A Light For Attracting Attention”, o álbum de estreia de 2022 do Smile, banda paralela de Thom Yorke e Jonny Greenwood com o baterista Tom Skinner, foi um caso discreto que lhes permitiu esticar uma jam sem as grandes expectativas que sempre atendem a um lançamento do Radiohead. A dupla e o baterista Tom Skinner estão de volta com “Wall of Eyes”, outro LP envolvente de rica interação musical e, no destaque de oito minutos “Bending Hectic”, a catarse apocalíptica explosiva que poucas outras bandas conseguem entregar com tanta força.

Brittany Howard, ‘What Now’ (2 de fevereiro)

Em seu primeiro álbum em cinco anos, Howard continua a se aventurar em ambientes sonoros muito distantes de seus dias no Alabama Shakes. Há incursões no EDM limítrofe (“Red Flags”), um pouco de Maya Angelou e músicas, como a irregular faixa-título, que tratam de um rompimento recente e de um relacionamento que se seguiu. Liderando tudo está uma voz que se tornou mais segura, potente e impetuosa ao longo dos anos.

Madi Diaz, ‘Weird Faith’ (9 de fevereiro)

A cantora e compositora de Nashville, Madi Diaz, que fez turnê com Harry Styles (e até se tornou parte de sua banda de apoio), retornará no próximo mês com seu excelente LP “Weird Faith”. O álbum mistura música americana, folk e roqueiros de varanda que bebem cerveja – e inclui um lindo dueto com sua amiga, Kacey Musgraves. “Madi tem uma maneira muito agradável de manter tudo conversacional”, diz Musgraves. “Meu tipo favorito de composição.”

J Mascis, ‘What Do We Do Now’ (9 de fevereiro)

Para seu quinto álbum solo, J Mascis gravou 10 confissões com vozes estridentes, desta vez com bateria completa e solos de guitarra elétrica. As três músicas de “What Do We Do Now” lançadas até agora mostram a habilidade de Mascis de escrever músicas cativantes e livres que parecem brotar dele. “Right Behind You” o mostra dedilhando um violão com pausas para cantar sobre se sentir surpreso com o quão longe ele e um amigo chegaram enquanto sua guitarra elétrica (overdubada) geme ao fundo. Ele faz tudo parecer tão fácil.

Laura Jane Grace, ‘Hole In My Head’ (16 de fevereiro)

“Você pode tentar superar toda a dor que vem / Isso seria um verdadeiro erro”, Laura Jane Grace canta na faixa-título de “Hole In My Head”. Evitar verdades duras nunca foi uma opção para Grace, que vem fazendo punk rock destemido com toques políticos há mais de 20 anos, desde seus dias de vocalista da grande banda da Flórida, Against Me!. O tom de “Hole In My Head” é ao mesmo tempo cru e reflexivo, seja em músicas folk introspectivas como “Dysphoria Hoodie” ou no rock & roll com toques dos anos 50 de “I’m Not A Cop”.

Hurray for the Riff Raff, ‘Hurray for the Riff Raff’ (23 de fevereiro)

O single principal “Alibi” é apenas um dos muitos momentos que mostram que o próximo sucessor de “Life On Earth” é a coleção mais diretamente pessoal e comovente de músicas de Alynda Segarra (veja “Snakeplant”, o empecilho memorialístico que Segarra tem tocado ao vivo no passado poucos anos). Após a espera de cinco anos entre seus dois últimos álbuns, “Hurray for the Riff Raff” mais uma vez se uniu a Brad Cook (Waxahatchee) para esta coleção de músicas que estarão entre os melhores trabalhos de Segarra.

MGMT, ‘Loss of Life’ (23 de fevereiro)

Primeiro lançamento do MGMT desde “Little Dark Age”, de 2018, com o produtor Patrick Wimberly, que trabalhou com Beyoncé e Lil Yachty, entre muitos outros. É um lembrete caloroso e alucinante da beleza psicodélica do pop alternativo que a dupla fabrica com tanta facilidade, muitas vezes entregue com seriedade e um toque terno. Eles recebem assistência no álbum de colaboradores como Christine and the Queens e Daniel Lopatin do Oneohtrix Point Never.

Mannequin Pussy, ‘I Got Heaven’ (1º de março)

Mannequin Pussy conquistou seguidores underground apaixonados com seus excelentes álbuns “Romantic” e “Patience”. Agoraa, estão melhorando seriamente seu jogo com o excelente novo “I Got Heaven”. A explosividade visceral da banda não foi atenuada nem um pouco, mesmo enquanto continuam evoluindo como compositores. O álbum vem com alguns acessos de raiva hardcore estelares, mas são músicas como a magnífica faixa-título que definem um tom de grandeza de ruído heroico que eles constroem. ao longo do LP.

Leia também:  A surpreendente banda inglesa mais ouvida no streaming — não é Beatles

Bruce Dickinson, ‘The Mandrake Project’ (1º de março)

Como lotar arenas com o Iron Maiden, pilotar aviões, praticar esgrima e escrever livros ainda não ocupam todo o tempo, Bruce Dickinson gravou seu sétimo álbum de estúdio, The Mandrake Project. Além do corte, “Afterglow of Ragnarok” no estilo Maiden e uma versão alternativa de “If Eternity Should Fail” do Iron Maiden (intitulada “Eternity Has Failed” aqui), o álbum traz outras oito novas canções que o cantor escreveu com um colaborador de longa data, o produtor e guitarrista Roy Z. Oh, e Dickinson criou uma série de quadrinhos para complementar o álbum.

Sheer Mag, ‘Playing Favorites’ (1º de março)

Uma banda de retro rock com coração punk rock, o Sheer Mag muitas vezes pode sugerir Thin Lizzy por meio do Minutemen, canalizando riffs e arrogância dos anos setenta sem um pouco de distância ou ironia. “Playing Favorites” traz alguns dos rocks de rua mais cativantes que eles já gravaram, todos guiados pela poderosa cantora Tina Halladay, que equilibra resistência e empatia de uma forma que deixaria D. Boon e Phil Lynott orgulhosos. A banda de Philly também se estende de maneiras menos esperadas, como o destaque disco-rock “All Lined Up”.

The Libertines, ‘All Quiet on the Eastern Esplanade’ (8 de março)

No início dos anos 200, os Libertines eram uma das bandas mais divertidas do mundo, graças à melodia machucada de discos como seu clássico de estreia, “Up the Bracket”, e o hijnx do libertino vocalista Pete Doherty. Eles deram início ao primeiro álbum em quase uma década, “All Quiet On The Eastern Esplanade”, com o single “Run Run Run”, e seguiram com o mais sombrio “Night of the Hunter”. Dizem que o resto do álbum é inspirado em temas tão intrigantes e variados como a guerra nuclear e a Rainha Elizabeth.

The Jesus and Mary Chain, ‘Glasgow Eyes’ (8 de março)

Sete anos depois do último álbum dos Reid Brothers, o Jesus and Mary Chain gravou outra coleção de rocks legais demais para a escola com títulos que remetem à cultura popular (“The Eagles and the Beatles”, “Hey Lou Reid”) e eles próprios em “Jamcod” – um O.D. em sua própria guitarra elétrica. O grupo produziu o disco por conta própria em um estúdio que pertence aos colegas de Glasgow, Mogwai. “Nossa abordagem criativa é notavelmente a mesma de 1984, basta ir ao estúdio e ver o que acontece”, disse Jim Reid. “Entramos com um monte de músicas e deixamos seguir seu curso.”

Judas Priest, ‘Invincible Shield’ (8 de março)

Dois anos após sua introdução no Rock and Roll Hall of Fame, o Judas Priest – defensores de longa data da fé no heavy metal – retorna com seu 19º álbum, “Invincible Shield”. O primeiro single, “Panic Attack”, mostra que a carga elétrica que alimentou músicas como “Breaking the Law” e “Painkiller” ainda passa por eles. A dura “Trial by Fire” mostra que baladas poderosas ainda funcionam no metal. São acompanhados por guitarras bastante pesadas e distorcidas e sinos de igreja. E em ambas as músicas, Rob Halford ainda grita por vingança com o melhor deles.

Bleachers, ‘Bleachers’ (8 de março)

É difícil imaginar que Jack Antonoff ainda tenha muito no tanque criativo quando ele escreveu com megaestrelas como Taylor Swift, Lana Del Rey, Lorde e outros, mas seu álbum mais recente com o projeto Bleachers se une a charmosos rocks populares. Músicas como “Modern Girl” podem ser um cosplay direto de Bruce Springsteen, mas Antonoff oferece cada momento de majestade com humor pop, coração emo e seu próprio toque melódico único.

Lenny Kravitz, ‘Blue Electric Light’ (15 de março)

Qualquer um que tenha visto o vídeo do funk-rap “TK421” – onde vemos Kravitz acordar (nu, claro), tomar banho e se vestir para arrasar – sabe que ele ainda é desinibido. Seu 12º álbum também se mantém fiel ao básico: ele o gravou em seu estúdio caseiro nas Bahamas, tocou a maioria dos instrumentos e deu a uma de suas músicas o título uber-kravitziano “It’s Just Another Fine Day (in this Universe of Love)”. Como sempre, ele alterna com confiança entre riffs de rock, soul old-school e techno-pop lascivo que lembram épocas pop passadas.

The Black Crowes, ‘Happiness Bastards’ (15 de março)

“Há alguns anos, os irmãos Robinson, Chris e Rich consertaram suas diferenças o suficiente para formar um novo Black Crowes e pegar a estrada. Aparentemente, eles estão se dando tão bem atualmente que poderiam até estar juntos em um estúdio de gravação. O primeiro álbum da banda em 15 anos, “Happiness Bastards”, de dez faixas, revive o boogie retrô e adiciona um novo toque: um dueto com a cantora country Lainey Wilson em “Wilted Rose”. Atrás das máquinas está o produtor Jay Joyce, que tem álbuns de Eric Church, Miranda Lambert, Cage the Elephant e outros em seu currículo.

Waxahatchee, ‘Tigers Blood’ (22 de março)

“Cloud”, o último álbum do projeto solo da cantora e compositora nascida no Alabama, Katie Crutchfield, foi uma obra-prima moderna das raízes sulistas na linha de clássicos como “Car Wheels On A Gravel Road”, de Lucinda Williams. Ela está de volta com o igualmente magistral “Tiger’s Blood”, no qual recebe assistência de amigos como o baterista Spencer Tweedy e o vocalista e guitarrista MJ Lenderman, da grande banda Wednesday. Lenderman aparece no lindo primeiro single do LP, “Right Back to It”, uma amostra inicial de um disco que parece que será um dos lançamentos marcantes de 2024.

Sheryl Crow, ‘Evolution’ (29 de março)

Lembra quando as estrelas do rock anunciavam prematuramente suas aposentadorias, mas depois voltavam? Crow fez o álbum equivalente em “Threads” de 2019, quando disse que deixaria de gravar. Mas começando com “Evolution”, uma nova música desencadeada pelo quão assustada ela está com a IA, tudo o que ela queria fazer era se divertir compondo novamente. Trabalhando mais uma vez com o produtor Mike Elizondo, ela está retornando com um álbum de nove músicas, e se adivinharmos pelo single “Alarm Clock”, ele remonta muito bem ao seu período pop do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Leia também:  Com direito a surpresas, Bruce Dickinson encanta com estreia solo em Porto Alegre

Bob Vylan, ‘Humble As the Sun’ (5 de abril)

A dupla londrina, especializada em punk barulhento com muitos comentários e riffs de guitarra enormes retornará com 10 faixas de “Humble as the Sun” nesta primavera. O primeiro single, “He’s a Man”, é uma visão tipicamente irônica – e engraçada – da complacência masculina, enquanto o vocalista Bobby Vylan canta sobre “apenas mais um dia na vida de um grande homem idiota”. Segundo a Kerrang!, o cantor disse que o LP é “para os oprimidos, aqueles que saem balançando e aqueles que se recusam a ser derrotados diante da injustiça, e tem como objetivo lembrar aos ouvintes que a raiva é um fogo que pode ser controlado e colocar em uso”.

Black Keys, ‘Ohio Players’ (5 de abril)

“Ohio Players” leva o nome da clássica banda de funk que também se originou no estado natal dos Keys. O álbum pode não ser tão dançante, mas seu pop expansivo também não é apenas blues. Inspirados por DJs de todo o país, onde lançaram alguns de seus discos favoritos, Dan Auerbach e Patrick Carney trabalharam com colaboradores como Beck e Dan “The Automator” Nakamura para chegar o mais próximo possível de um disco de soul, com direito a um cover de “I Forgot to Be Your Lover”, de William Bell.

The Cure, ‘Songs of a Lost World’ (sem data)

Em 2019, Robert Smith disse à Rolling Stone que o Cure havia gravado seu 14º álbum de estúdio – e o primeiro desde “4:13 Dream”, de 2008 – mas que queria revisar as músicas. “Não posso simplesmente pensar: ‘Oh, isso basta’”, disse ele. “É meio difícil porque estou medindo as músicas e tudo com base em ‘Pornography’ e ‘Disintegration’, em particular, e ‘Bloodflowers’, talvez também, até certo ponto.” Na época, ele queria chamar o álbum de “Live From the Moon”, mas a partir de 2022 o chamou de “Songs of a Lost World”. “Tem arte, está em ordem de funcionamento, está quase pronto”, disse ele ao NME naquele ano. “O processo é lento por causa da prensagem do vinil, mas pode sair em setembro. Eu prefiro que simplesmente saia. Não suporto a expectativa.” Talvez 2024 seja finalmente o ano.

Kerry King (sem título e data até o momento)

Já se passaram cinco anos desde que o Slayer acabou e quase uma década desde que lançaram seu último álbum. Então, imagine quantos riffs nítidos e letras mórbidas o guitarrista da banda, Kerry King, tem guardado para seu primeiro álbum solo. Ele ainda não revelou o título ou a data de lançamento, mas o baterista Paul Bostaph disse que trabalhou no álbum e King recentemente chamou a música de “uma extensão do Slayer”.

Nick Cave and the Bad Seeds (sem título e data até o momento)

Além de uma turnê solo, Nick Cave passou grande parte de 2023 escrevendo o 18º álbum de estúdio do Nick Cave and the Bad Seeds. Embora ainda não tenha anunciado nada, o classificou como algo fora da definição tradicional de “rock”. “Há muita energia no novo álbum, mas não é feito como um grupo de rock & roll, ou seja, música orientada para a guitarra”, disse ele à Rolling Stone no ano passado. “Warren [Ellis] e eu temos procurado maneiras de criar música que tenha esse tipo de energia visceral. … Estamos apenas procurando maneiras diferentes de chegar ao cerne emocional daquilo sobre o qual estou tentando escrever”.

Vampire Weekend (sem título e data até o momento)

No ano passado, o Vampire Weekend lançou um LP ao vivo acompanhado de uma newsletter escrita pelo baterista Chris Tomson, no qual ele ofereceu uma atualização sobre o próximo álbum da banda. “Ezra [Koenig] teve uma aula de canto raga com Terry Riley na zona rural do Japão e escreveu o que considera serem 7 de suas 10 melhores músicas de todos os tempos.” Ele acrescentou: “Notícias do LP até o final do ano. Está perto de terminar e sinto que pode ser o nosso melhor até agora. 10 músicas, sem fillers”. Desde então, a banda confirmou que o álbum será lançado este ano, sem data definida.

HAIM (sem título e data até o momento)

Em 2023, o HAIM comemorou o 10º aniversário de seu amado álbum de estreia, “Days Are Gone”, com uma reedição de luxo, mas já se passaram três anos desde seu excelente álbum de 2021, “Women In Music Pt. III”. Quando questionados sobre um novo álbum durante uma entrevista à rádio BBC no verão passado, o trio não foi muito específico, respondendo: “temos trabalhado com algumas pessoas legais”. Embora ainda não tenham planos oficiais de quando o próximo LP será lançado, pretendem começar a oferecer novas músicas ainda este ano.

Bruce Springsteen (sem título e data até o momento)

Parece bastante claro que Springsteen lançará algum tipo de álbum este ano, embora não esteja claro qual de seus vários projetos em andamento será. Aparentemente, ele está prosseguindo “Only the Strong Survive” com uma segunda coleção de covers de R&B e soul; o tecladista David Sancious, que trabalha com Springsteen desde os anos setenta, disse recentemente que o disco pode incluir até 18 faixas. Isso virá primeiro – ou chegará a tão adiada caixa “Tracks 2”, aquela que Springsteen disse recentemente que incluiria “cinco álbuns inéditos” do final dos anos oitenta e noventa?

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasOs 28 álbuns de rock mais aguardados de 2024, segundo a Rolling...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades