As únicas músicas dos Beatles creditadas aos quatro integrantes

Exceções do catálogo, majoritariamente assinado por Lennon-McCartney, focam no formato instrumental com pegada experimental e psicodélica

A extensão do catálogo de músicas dos Beatles é colossal, mas não reflete o grupo como um todo. No fim da década de 1950, antes mesmo da formação da banda, John Lennon e Paul McCartney firmaram uma parceria criativa que rendeu mais de duzentas composições ao longo dos anos. 

­

- Advertisement -

A partir dessa dinâmica, a grande maioria das músicas foram atribuídas ao duo Lennon-McCartney e em raríssimas ocasiões – que podem ser contadas nos dedos de uma mão – os quatro músicos foram creditados juntos. Mas, as duas canções que marcam esse fenômeno são um pouco diferentes do habitual. 

“Flying”

A primeira música assinada por “Harrison/Lennon–McCartney/Starkey” foi “Flying”, lançada em 1967. Faixa do álbum “Magical Mystery Tour”, a instrumental foi gravada durante uma jam session que contou com Ringo Starr na bateria e maracas, John Lennon no órgão e no mellotron, Paul McCartney no baixo e na guitarra junto com George Harrison

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

O registro inicial contava com mais de nove minutos por conta de um loop criado por Lennon e Starr. O recurso foi cortado, resultando em uma versão final de dois minutos e dezessete, que foi usada como trilha de fundo do filme “Magical Mystery Tour”.

“Flying” também foi a primeira música instrumental lançada pelos Beatles. Antes de 1967 foram feitos registros neste formato – como “Cry for A Shadow” e “’12-Bar Original” – que só viram a luz do dia décadas mais tarde. 

“Dig It”

Outra canção creditada ao quarteto é “Dig It”, registro completamente experimental feito durante as sessões Get Back/Let It Be, que aconteceram em janeiro de 1969. A música conta com uma série de versões, resultado de recortes da jam original de quinze minutos de duração. 

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Além dos Beatles, a faixa – lançada pela primeira vez no álbum “Let It Be” em uma versão de cinquenta e um segundos – conta com a participação do produtor George Martin tocando maracas, Billy Preston no órgão; e Heather, filha de seis anos de Linda McCartney, imitando os vocais de Yoko Ono. Os trechos cantados por Paul e John fazem referência a “Like a Rolling Stone” de Bob Dylan, e citam aleatoriamente figuras como Doris Day e B.B. King.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs únicas músicas dos Beatles creditadas aos quatro integrantes
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades