“Diarreia mental”: Uli Jon Roth diz que maioria dos guitarristas não sabe improvisar

Alemão entende que colegas se preocupam muito mais em aparecer e acabam destruindo a música

O mundo das jams não atrai Uli Jon Roth. O músico alemão entende que a maioria dos guitarristas que se propõem à prática não estão realmente preparados para tal. O fato nem chega a ser tão surpreendente quando lembramos a formação clássica bastante rígida do instrumentista.

Durante entrevista ao “Academy of Tone”, o alemão explicou os motivos que o levam a pensar assim. Conforme transcrição do Ultimate Guitar, ele declarou:

- Advertisement -

“Uma já é algo muito espontâneo, mas também é importante que você improvise de forma que possa parecer uma composição. Então, eu não sou uma dessas pessoas que toca licks. É besteira. Eu me recuso a fazer isso. Minha mente funciona de maneira diferente. Eu ouço uma melodia em minha mente e então a executo.”

Exceções

A exceção vem para um colega de instrumento americano, mais conhecido por sua passagem pelo Deep Purple, além de Dixie Dregs, Kansas e carreira solo.

“A maioria dos guitarristas, na minha experiência, não são bons em improvisar. Há alguns que são fantásticos, como quando toco com Steve Morse. Funcionamos como dois irmãos – eu toco uma melodia, ele imediatamente responde com a harmonia, etc… Mas a maioria sempre tenta se exibir e acaba destruindo a música, estão muito preocupados consigo mesmos.”

Outro exemplo mencionado é o guitarrista a quem substituiu e por quem foi brevemente substituído no Scorpions, antes de Matthias Jabs assumir a função em definitivo.

“Há algumas pessoas que são realmente boas nisso. Veja Michael Schenker. Ele é muito bom em improvisar. Mas ele odeia. Nunca faz isso. Gosta de estar preparado. Mas quando está no local e tem que tocar alguma coisa, mesmo que não seja adequado para ele, é sempre musical, jamais toca mal. É isso que quero dizer.”

Leia também:  Por que Steve Perry saiu do Journey para nunca mais voltar

Sendo assim, o segredo é simplesmente tocar o que o momento pede.

“Muitas vezes, quando estou improvisando, apenas toco uma, duas notas, três notas e construo a história a partir daí. Outros imediatamente saem tocando com velocidade. Dá um tempo. Quem gosta disso? É como uma diarreia verbal ou mental. Cada nota precisa ter um significado. Eu realmente não gosto quando fazem isso, muitos caem nessa armadilha.”

Sobre Uli Jon Roth

Nascido em Düsseldorf, Alemanha Ocidental, Ulrich Roth é um dos criadores do que viria a ser conhecido como metal neoclássico, estilo que juntava o lado mais pesado do rock com a teoria da música clássica. Nos anos 1970, fundou a banda Dawn Road, que se fundiria a Klaus Meine e Rudolf Schenker, prosseguindo a carreira do Scorpions.

Deixou o grupo na virada da década seguinte, formando o Electric Sun. Os três discos de estúdio do grupo foram dedicados a Jimi Hendrix, Anwar Sadat (presidente egípcio que tentou estabelecer a paz no Oriente Médio e acabou assassinado) e Martin Luther King Jr, em sequência.

É o desenvolvedor da Sky Guitar, instrumento personalizado, além de dar palestras musicais e filosóficas com a Sky Academy. Além de breves reuniões com a banda que o consagrou, Uli realiza shows solo e tocou com nomes como Smashing Pumpkins e o projeto G3, excursionando com Joe Satriani e Michael Schenker.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades“Diarreia mental”: Uli Jon Roth diz que maioria dos guitarristas não sabe...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades