O que pensa Jason Newsted de quem zomba dele por tocar baixo com palheta

Ex-integrante do Metallica revela ter várias respostas na ponta da língua aos que tentam debochar de sua abordagem ao instrumento

Vários baixistas se notabilizaram por tocar o instrumento com palheta em vez dos próprios dedos na chamada mão de ataque. Um deles é Jason Newsted, ex-integrante do Metallica, que não gosta nada de ser criticado por seu estilo de ferir as cordas.

Em entrevista de 2020 ao Palm Beach Florida Weekly, o músico deu um recado aos haters que zombam dele em função do uso de palheta. De acordo com Newsted, isso era assunto recorrente em meio ao público.

“Lemmy (Motörhead) tocava baixo com palheta e eu tocava baixo com palheta. E faziam piada comigo por isso. Queria ter, no passado, as respostas na ponta da língua que eu tenho hoje para quando alguém fala bobagem assim.”

- Advertisement -

Newsted cita que o baixista mais bem-sucedido da história é canhoto e toca com palheta: Paul McCartney.

“Ele é o único baixista bilionário da história. Gene Simmons (Kiss) está chegando perto, com fortuna de 840 milhões de dólares. Ele toca com palheta.”

Em seguida, o músico destacou seus próprios méritos enquanto artista.

“Metallica tem 100 milhões de discos vendidos. O ‘Black Album’ é um dos 4 álbuns que mais estiveram nas paradas da Billboard na história: 500 semanas ou mais. O cara tocava com palheta também.”

Jason Newsted e o baixo

Ainda durante o bate-papo, Jason Newsted citou que se tornou baixista porque, quando mais jovem, estava mais aberto aos diferentes estilos musicais que seus pais e irmãos ouviam.

“Eu misturava tudo aquilo e, por osmose, virei um baixista, porque eles ouviam muito funk, que era dominado por baixo. Queria tocar baixo mais rápido e mais pesado e melhor do que qualquer um. No metal, era desafiador ser um baixista eficiente, estar realmente no tom e ter precisão, apesar da velocidade.”

Newsted apontou influências como Motörhead, Iron Maiden e Judas Priest para seu trabalho já dentro do heavy metal.

“Além disso, sempre teve o Rush. Ted Nugent estava ali no começo, com aquele baixo proeminente que segue rolando não importa o que o guitarrista faz.”

Sobre o músico

Nascido em Battle Creek, Michigan, Jason Curtis Newsted despontou como baixista do Flotsam And Jetsam, banda que fez sucesso no underground do thrash metal com seu debut, “Doomsday for the Deceiver” (1986). Seguiu colaborando com os colegas posteriormente.

Leia também:  O “garoto que substituiu Eric Clapton” e depois virou guitarrista do Poison

A seguir, foi chamado para substituir Cliff Burton no Metallica. Integrou a banda entre 1986 e 2001, participando do seu auge de popularidade. Além do projeto com seu sobrenome, participou do Echobrain, Rock Star Supernova e Papa Wheelie, entre outros.

Também gravou e excursionou com nomes como Ozzy Osbourne, Voivod, Sepultura e WhoCares. Atualmente canta e toca violão na The Chophouse Band, com sonoridade voltada ao folk e country.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que pensa Jason Newsted de quem zomba dele por tocar baixo...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades