A opinião de Rik Emmett sobre comparações entre Triumph e Rush

Vocalista e guitarrista diz que semelhanças se resumem a serem trios canadenses da província de Ontário

Quando o Triumph surgiu, as comparações com o Rush foram inevitáveis, especialmente por se tratar de outro trio canadense. Geddy Lee e companhia já possuíam enorme reputação, o que acabou ajudando os então novatos.

Porém, as semelhanças não eram tantas quanto o propagado. Quem garante é Rik Emmett, vocalista e guitarrista do Triumph.

- Advertisement -

Em entrevista ao Ultimate Guitar, o músico deu uma resumida no que realmente guardava semelhanças e no que era fruto da imaginação alheia.

“Seria difícil para as pessoas que estavam distantes – ou seja, um crítico americano ou pessoas que estavam apenas dando uma rápida olhada nas coisas – e diziam, ‘Oh, bandas de três integrantes de Toronto, Ontário, Canadá. Rush é aquela com o qual estou familiarizado. Triumph é aquela com o qual não estou. Eles devem ser semelhantes àquela com o qual estou familiarizado.’ Isso teria sido uma visão insubstancial – em qualquer momento. Porque as bandas não eram tão parecidas – exceto pelo fato de que havia um vocalista masculino, ambos eram trios e a mesma localização geográfica. Fora isso, não havia muitas semelhanças – em termos da música que estava sendo feita, dos álbuns e estilisticamente.”

Porém, Rik também reconhece que houve um aspecto positivo nas comparações.

“Conseguimos atenção do pessoal do rádio por conta disso, assim como dos promotores de shows. Então, eles tornaram nossa vida mais fácil em alguns aspectos. Mas o Rush era enorme, se tornou internacional. Fizeram grandes turnês – até mesmo na América do Sul, tocavam em estádios de futebol. Estavam em outro nível, o qual o Triumph nunca alcançou. Não era uma comparação entre maçãs e laranjas. Era mais como uma uva e uma melancia [Risos].”

Rik Emmett e Triumph

Rik Emmett integrou o Triumph entre 1975 e 1988. Reuniu-se com o baixista/tecladista Mike Levine e o baterista/vocalista Gil Moore em 2008 para uma série de shows. Em 2019, voltaram a se encontrar brevemente para o documentário “Triumph: Rock & Roll Machine”, que estreou dois anos mais tarde no Festival de Cinema de Toronto.

Leia também:  Alex Lifeson detalha problemas permanentes de saúde: “aprender a viver com isso”

Recentemente, disponibilizou o livro de memórias “Lay It On The Line – A Backstage Pass To Rock Star Adventure, Conflict and Triumph”. Nas últimas semanas, anunciou estar em tratamento contra um câncer de próstata.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA opinião de Rik Emmett sobre comparações entre Triumph e Rush
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades