Os melhores filmes da história na opinião de Martin Scorsese

Lista não tem nenhum longa lançado a partir dos anos 1970 — e há um clássico marcante no primeiro lugar

Que Martin Scorsese está entre os melhores e mais famosos cineastas de todos os tempos, disso ninguém tem dúvidas. Na ativa desde os anos 1960, ele foi o diretor de clássicos como “Taxi Driver”, “Touro Indomável”, “Os Bons Companheiros”, “Cassino”, “Os Infiltrados” e “O Irlandês”. E assim como qualquer pessoa, também tem seus filmes favoritos

Scorsese revelou sua lista de dos longas que considera os melhores da história para a revista “Sight and Sound” (via NME), que desde sua criação, em 1952, possui o costume de perguntar a cineastas de renome quais são seus filmes prediletos.

- Advertisement -

Já podemos te adiantar que a lista de Scorsese não possui nenhum filme lançado dos anos 1970 em diante. Confira! 

Os melhores filmes segundo Martin Scorsese

10) “Os Sapatinhos Vermelhos” (1948)

“Os Sapatinhos Vermelhos” é baseado no conto dinamarquês homônimo e conta a história de Victoria Paige, uma aspirante a bailarina que entra para uma renomada escola de balé, liderada por Boris Lermontov. 

No entanto, após se apaixonar pelo compositor Julian Craster, Lermontov testará Victoria ao máximo para fazê-la escolher entre sua carreira e o novo romance.

9) “Paisan” (1946)

“Paisan” é um filme de guerra italiano lançado pouco tempo após o fim da Segunda Guerra Mundial e retrata justamente a libertação do país pelas forças aliadas nos momentos finais do conflito.

O longa é dividido em seis episódios distintos, cada um com seu próprio enredo. “Paisan” chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

8) “Ordet”/”A Palavra” (1955)

“Ordet” – que ganhou o nome de “A Palavra” no Brasil – é um filme dinamarquês baseado em uma peça de teatro homônima, que foi lançada no país em 1932. O longa retrata a história de uma família cujo pai, que também é viúvo, atua como patrono da igreja local e tem três filhos, cada um com suas questões para resolver – um deles até acredita ser Jesus Cristo, o que o faz ser taxado de louco pela comunidade.

O longa é considerado o trabalho mais importante do cineasta dinamarquês Carl Theodor Dryer, que costuma ser lembrado entre os maiores cineastas da história. 

Leia também:  Ghost anuncia seu primeiro filme-concerto, “Rite Here Rite Now”

7) “O Leopardo” (1963)

Eis mais um filme italiano na lista de Martin Scorsese. “O Leopardo”, baseado no livro homônimo do escritor Giuseppe Tomasi di Lampedusa, tem como enredo um nobre siciliano que precisa lidar com as consequências da unificação do país, que ocorreu no século 19. 

Apesar de ser um filme italiano, o papel principal, de Don Fabrizio Corbera, ficou com o renomado ator americano Burt Lancaster. “O Leopardo” chegou a vencer a Palma de Ouro do famoso Festival de Cinema de Cannes. 

6) “Ikiru”/”Viver” (1952)

“Ikiru” – que ganhou o nome de “Viver” no Brasil – é mais um clássico do renomado diretor japonês Akira Kurosawa. Seu protagonista é Kanji Watanabe, um burocrata que pouco antes de se aposentar, descobre ter um câncer terminal no estômago. Assim, decide tirar seus últimos dias para dar um novo significado a sua vida.

O filme foi bastante elogiado e costuma ser lembrado entre os principais trabalhos de Akira Kurosawa. “Ikiru” ainda chegou a vencer o Urso de Ouro do renomado Festival Internacional de Cinema de Berlin.

5) “Diário de um Pároco de Aldeia” (1951)

Baseado no livro homônimo do escritor Robert Bresson, “Diário de um Pároco de Aldeia” conta a história de um padre que é enviado para tomar conta da paróquia de uma pequena vila francesa. No entanto, durante sua jornada, precisa lidar com constantes dores estomacais e a própria falta de fé da população local.

O filme foi bastante elogiado na época de seu lançamento e é um dos trabalhos mais famosos do cineasta francês Robert Bresson, além de ter vencido o Festival Internacional de Cinema de Veneza. 

4) “Cidadão Kane” (1941)

Martin Scorsese também não deixou de citar “Cidadão Kane”, que é considerado por muitos especialistas e publicações especializadas como o melhor filme já feito na história, além de ter apresentado algumas inovações para a época.

“Cidadão Kane” tem como protagonista Charles Foster Kane, que apesar da infância pobre,conseguiu se tornar um magnata. Seu amigo, o jornalista Jedediah Leland, decide investigar a história da vida do personagem, que é retratada no decorrer do filme, para descobrir o significado da última palavra dita por Kane antes de morrer. 

Leia também:  Ghost anuncia seu primeiro filme-concerto, “Rite Here Rite Now”

3) “Cinzas e Diamantes” (1958)

“Cinzas e Diamantes” é outro filme desta lista de Martin Scorsese que tem a Segunda Guerra Mundial como contexto. Ele é baseado no livro homônimo do escritor polonês Jerzy Andrzejewski e marca o fim de um trilogia de filmes com esta temática do diretor Andrzej Wajda.

O filme tem como protagonista um soldado chamado Maciek Chelmicki, que participa de um grupo anti-comunista do país após o término da Segunda Guerra. Ele recebe a missão de assassinar um secretário do Partido Comunista da Polônia, mas não sabe se conseguirá mesmo cumprir a tarefa.

2) “8 ½” (1963)

Eis mais um filme italiano na lista de Martin Scorsese. O segundo lugar é de “8 ½” – pronuncia-se “oito e meio” -, filme surrealista que conta a história de um diretor de cinema que passa por uma crise criativa enquanto desenvolve um épico de ficção científica.

“8 ½” foi bastante elogiado e chegou a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional. Além disso, foi considerado à frente de seu tempo e uma influência para muitos cineastas e fãs de cinema. 

1) “2001: Uma Odisseia no Espaço”

Para fecharmos a lista, Martin Scorsese considera o clássico “2001: Uma Odisseia no Espaço” como o melhor filme já feito na história. O longa é um dos mais famosos do cineasta Stanley Kubrick e se tornou marcante por seu pioneirismo, inovação, temas abordados e sua trilha sonora.

Para a IndieWire, o diretor explicou por que gosta tanto de “2001”:

“Tem a audácia, poder e estômago extraordinários para dizer: ‘vamos parar tudo e levar todo mundo de volta para tempos pré-históricos’ (em menção ao segmento de abertura do filme). Kubrick estava dizendo: ‘eu quero que você veja uma coisa. Eu vou levar você por um experiência que você nunca pensou que passaria’.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasOs melhores filmes da história na opinião de Martin Scorsese
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades