Vinny Appice desfila clássicos de Black Sabbath e Dio em Goiânia

Com bom público, show no Bolshoi Pub abriu a nova turnê do baterista no Brasil, que terá mais quatro datas

Show em plena segunda-feira (23), com início previsto para 23h e na véspera de mais uma aguardada apresentação de Roger Waters na vizinha Brasília. Mesmo sendo feriado em Goiânia nesta terça (24) pelos 90 anos da cidade, diversos fatores poderiam afugentar o público disposto a ver Vinny Appice no Bolshoi Pub.

Felizmente, porém, os prognósticos mais pessimistas não se confirmaram. O baterista levou uma boa quantidade de fãs para vê-lo desfilar clássicos de Black Sabbath e Dio no que foi a abertura de sua nova turnê pelo Brasil, que terá mais quatro datas – Sorocaba (25/10), São Paulo (26/10), Santo André (27/10) e Curitiba (29/10).

- Advertisement -

Acompanhado pelos brasileiros Nando Fernandes (vocal), Edu Ardanuy (guitarra) e Fernando Giovannetti (baixo), Vinny priorizou, naturalmente, o repertório dos anos em que tocou com Ronnie James Dio, seja na banda que levava o nome do vocalista ou no Sabbath. Em especial, os álbuns “Holy Diver” (1983), que está completando 40 anos, “Last in Line” (1984), “Heaven and Hell” (1980) e “Mob Rules” (1981).

Foto: Rodrigo Piruka

Com capacidade para cerca de 550 pessoas, o Bolshoi foi sendo tomado pelos fãs a partir das 20h. Pouco depois das 23h, Vinny e a banda subiram ao palco executando apenas a introdução da música “Heaven and Hell”, que seria retomada e concluída posteriormente, na reta final da apresentação.

Foto: Rodrigo Piruka

Além da expectatia por ver a mão pesada de Vinny em ação, havia também a curiosidade de muitos presentes pela performance de Nando Fernandes interpretando Dio. A julgar pela resposta do público nas canções, ela foi aprovada. Em vários momentos, porém, o vocalista precisava recorrer às letras em um tablet posicionado na frente do palco, o que o deixava um pouco engessado. Quando se deixava soltar e interagir mais com a galera, o resultado era ainda melhor.

Leia também:  Killswitch Engage capricha e impressiona em dia de Summer Breeze também com metal moderno

Edu Ardanuy, por sua vez, executou com maestria os riffs e solos de Tony Iommi e Vivian Campbell. O longo tempo de estrada do guitarrista permitiu que ele se mostrasse totalmente à vontade, mas mantendo o rigor e a fidelidade do material original.

Foto: Rodrigo Piruka

Ao anunciar “Children of the Sea”, Nando Fernandes relembrou que essa foi a primeira música composta por Dio com o Black Sabbath e passou o microfone a Vinny Appice, que emendou citando o irmão, Carmine Appice:

“Estão gostando? Eu também. Nunca havia tocado aqui (no Bolshoi), mas meu irmão já. Fico feliz de estar aqui agora. Vamos curtir!”

Foto: Rodrigo Piruka

A épica “Sign of the Southern Cross” foi um dos números mais festejados. Em seguida, “Computer God” representou sozinha o álbum “Dehumanizer” (1992), pouquíssimo contemplado no show, mas o qual Vinny definiu como sendo “um dos discos com o melhor som de bateria da história do Black Sabbath”.

Leia também:  Estreante no Brasil, Forbidden empolga público do Summer Breeze com thrash técnico

Da fase com Ozzy Osbourne no Sabbath, “War Pigs” foi a única a dar as caras no setlist. Nando Fernandes mostrou versatilidade ao transitar com desenvoltura também por esse clássico com o vocalista original da banda e pediu para o público “emocionar” Vinny Appice ao entoar o coro na parte final da canção.

Foto: Rodrigo Piruka

“Neon Knights” e “Heaven and Hell”, essa última agora na íntegra, deixaram muitos fãs emocionados e abriram caminho para a trinca final, toda proveniente de “Holy Diver”: a acessível “Caught in the Middle”, o hit “We Rock” e o encerramento apoteótico com “Rainbow in the Dark”, maravilhosa mesmo com ausência do teclado.

Já perto da 1h da madrugada e beirando quase duas horas de show, Vinny Appice se despediu deixando a certeza de que pode não ter sido o baterista mais criativo e inovador do Black Sabbath, ou do heavy metal em geral, mas certamente foi e ainda é, aos 66 anos, um dos mais pesados e consistentes.

*Fotos de Rodrigo Piruka. Mais imagens ao fim da página.

Foto: Rodrigo Piruka

Vinny Appice – ao vivo em Goiânia

  • Local: Bolshoi Pub
  • Data: 23 de outubro de 2023
  • Turnê: Vinny Appice Brasil Tour 2023

Repertório:

  1. Heaven and Hell (intro)
  2. Turn Up the Night
  3. The Mob Rules
  4. Children of the Sea
  5. Last in Line
  6. Sign of the Southern Cross
  7. Computer God
  8. Voodoo
  9. Stand Up and Shout
  10. Holy Diver
  11. War Pigs
  12. Neon Knights
  13. Heaven and Hell
  14. Caught in the Middle
  15. We Rock
  16. Rainbow in the Dark
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka
Foto: Rodrigo Piruka

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de showsVinny Appice desfila clássicos de Black Sabbath e Dio em Goiânia
Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É repórter do Globo Esporte e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room e Rock Brigade. Atualmente revisa livros da editora Estética Torta e é editor do Morbus Zine, dedicado ao death metal e grindcore.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades