Por que os Rolling Stones eram os punks originais, segundo Pete Townshend

Guitarrista do The Who entende que muitas bandas já eram barulhentas e transgressoras antes do movimento

Pete Townshend já declarou não ter um grande apreço pelo punk, considerando o movimento que se originou na segunda metade dos anos 1970. Porém, a máxima não vale quando se imagina a atitude punk antes da existência de uma cena.

Durante entrevista de 1979 ao programa radiofônico sindicalizado “King Biscuit Flower Hour”, o líder do The Who celebrou os avós do punk. Conforme resgate do Far Out Magazine, ele declarou:

“Os Rolling Stones realmente me afetaram muito, muito profundamente, sua selvageria no palco, o fato de não usarem uniformes. Esse tipo de coisa era simplesmente ultrajante, você sabe. A performance de palco de Jagger e de Keith Richards, que é muito, muito selvagem e desleixada. Eles foram os primeiros, acho que os mais próximos de uma imagem punk moderna. Mas eu não sei quantas crianças americanas realmente sabem o que aconteceu em Londres com as bandas punk. Era realmente inacreditável.”

- Advertisement -

A seguir, o guitarrista aproveitou para desancar o que acontecia naquele período histórico.

“Comparar uma banda em qualquer estágio de sua carreira com o que os punks estavam fazendo é realmente impossível. Porque os punks eram uma anarquia total, o público e as bandas. Foi completamente anarquista, não destrutivo, apenas completamente escandalosamente gratuito e, claro, a música do The Who nunca foi assim.”

Nem mesmo o fator destrutivo faz com que Townshend equipare sua banda aos então novatos.

“Costumávamos quebrar alguns instrumentos de vez em quando. Particularmente o estilo de Keith (Moon, baterista) era muito solto e barulhento. O meu era muito pesado. Mas havia muitas bandas tocando esse tipo de música na época. Os primeiros discos do The Kinks eram bastante barulhentos. E a primeira banda com a qual Eric Clapton tocava, The Yardbirds, também era um grupo bastante escandaloso em termos de som.”

As bandas punk admiradas

Em entrevista de 1995 à revista Time – também resgatada pelo Far Out Magazine – Pete revelou quais bandas mais apreciava da geração que realmente originou o punk.

“Há três que considero extraordinários: Sex Pistols, The Clash e Elvis Costello. Fora esses, o punk foi realmente uma indicação de como as categorias falham.”

Pete Townshend e The Who atualmente

Aos 78 anos, Pete Townshend segue na estrada com o The Who, junto ao vocalista Roger Daltrey.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Recentemente, o grupo lançou uma edição deluxe do álbum “Who’s Next” (1971). O pacote inclui material até então inédito da ópera rock “Lifehouse”, que deveria ter sucedido “Tommy” (1969), mas acabou sendo abandonada após desencontros criativos durante o processo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que os Rolling Stones eram os punks originais, segundo Pete Townshend
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades