O álbum do Red Hot Chili Peppers liderado por John Frusciante, segundo engenheiro

Até a capa do disco foi inspirada diretamente pelo guitarrista, o que despertou desconfianças no baixista Flea

Os fãs do Red Hot Chili Peppers conhecem a história envolvendo o álbum “By the Way” (2002). Sucessor do megassucesso “Californication” (1999), o disco contou com maior influência do guitarrista John Frusciante nos arranjos, o que fez o baixista Flea sentir que o colega estivesse tentando assumir o controle do grupo.

­

- Advertisement -

Até mesmo a capa contou com ingerência direta do instrumentista em sua criação. Ela foi feita pelo pintor Julian Schnabel, com inspiração em sua filha, Stella, que namorava o músico à época.

Em 2022, o engenheiro de som Jim Scott falou ao Ultimate Guitar sobre o processo. E confirmou o que já é notório do público.

“John é bastante reservado. A essa altura, ele havia recuperado toda a sua força, todo o seu poder e toda a sua credibilidade. Ele era o líder da banda, um leão, incrível. Foi a principal força criativa.”

Jim ainda ressaltou que o processo foi bem mais complicado em comparação a “Californication”, no qual também trabalhou.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

“Há vocais de fundo, várias camadas de guitarra e teclado em tudo. John fez tudo, esses sintetizadores modulares que eram complicados, passava horas obtendo sons – o mesmo com as partes de guitarra e o mesmo com seus vocais de fundo. E você sabe, John é um cara supertalentoso. Especialmente em ‘By the Way’, ele definitivamente liderou as sessões.”

Os outros integrantes

Quanto aos outros membros, Scott diz que eles basicamente fizeram suas partes e pronto.

“Depois que o baixo e a bateria foram gravados, não havia muita percussão, pandeiros, shakers, bongôs e esse tipo de coisa. Então Chad (Smith, baterista) e Flea simplesmente fizeram suas partes. Quanto a Anthony (Kiedis, vocalista) houve muitas vezes em que ele não gravou nenhum tipo de vocal conosco durante a música. Deixava tudo para depois que o resto estava pronto. Montamos um estúdio para ele em um hotel e ele fazia seus vocais lá.”

Red Hot Chili Peppers e “By the Way”

Lançado em 9 de julho de 2002, “By the Way” foi o oitavo trabalho de inéditas da banda. Conta com uma sonoridade introspectiva, incorporando melodias mais suaves.

Leia também:  Por que Michael Denner está fora do Mercyful Fate, segundo Hank Shermann

Vendeu mais de 8 milhões de cópias, chegando ao 2º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum do Red Hot Chili Peppers liderado por John Frusciante, segundo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades