A banda mais significativa do punk, segundo Pete Townshend

Guitarrista admite ter problema com o movimento por conta do impacto causado sobre sua pessoa

Em várias oportunidades Pete Townshend já admitiu ter uma relação um tanto complicada com o punk. O principal motivo reside no fato de que a onda cultural desencadeada pelo movimento na segunda metade dos anos 1970 atingiu diretamente o The Who e outras atrações do que já era conhecido como classic rock à época. De certo modo, músicos que atacavam o sistema anteriormente haviam sido absorvido por ele, o representando.

­

- Advertisement -

Apesar disso, o guitarrista conseguia ver um paralelo entre seu grupo no auge e nomes como os Sex Pistols. Porém, foi forçado a reavaliar seus sentimentos depois de descobrir que era um dos alvos. Consequentemente, a estrela da Invasão Britânica passaria a descrever o punk como “algo semelhante a viver no inferno”.

Apesar disso, ele conseguia admirar a proposta musical dos rivais. Em entrevista de 1995 à revista Time – resgatada pelo Far Out Magazine – o artista revelou quais bandas mais apreciava daquela geração.

“Há três que considero extraordinários: Sex Pistols, The Clash e Elvis Costello. Fora esses, o punk foi realmente uma indicação de como as categorias falham.”

Para Townshend, a expectativa forjada gerou uma demanda impossível de ser correspondida.

“O que realmente estava acontecendo naquele momento era a necessidade de outro maremoto. Suponho que todo mundo queria que uma banda fizesse o mesmo que aconteceu com os Beatles.”

Sex Pistols, The Clash e Elvis Costello

Para Pete, o primeiro grupo citado é o mais significante. E não só pela música que criaram.

“Os Sex Pistols foram obviamente os mais representativos por terem sido os primeiros. Além disso, Malcolm McLaren (empresário) os estava organizando e permitindo a sua anarquia. Deu-lhes espaço para brincar, para serem anárquicos. Mas também acho que Paul Cook (baterista) e Steve Jones (guitarrista) são ótimos músicos de rock and roll. Eles dizem que não sabiam tocar, mas na verdade sabiam muito, muito bem. E John Lydon (Johnny Rotten, vocalista) é uma estrela! Você o via e sabia que ele seria famoso.”

Quanto aos outros dois destacados, o compositor ressaltou:

“O The Clash é diferente, pois era uma espécie de boy band. Até certo ponto, como o The Who era nos primeiros dias. Você sabe, uma banda de gangue, como se houvesse um companheirismo. Eles reuniam as pessoas e elas meio que os seguiam.

Quanto a Costello, suponho que ele foi o cérebro responsável por tudo, não sei. Mas isso é um resumo do que aconteceu. Foi muito, muito emocionante, desafiador, e houve muita dor para mim, devo dizer (risos). Porque eu meio que acolhi, desafiei e quis que acontecesse. Aí percebi que quem eles queriam atirar em mim.”

Pete Townshend e The Who atualmente

Aos 78 anos, Pete Townshend segue na estrada com o The Who, junto ao vocalista Roger Daltrey.

Leia também:  Vocalista do Jet fez teste para o AC/DC na década passada; saiba como foi

Recentemente, o grupo lançou uma edição deluxe do álbum “Who’s Next” (1971). O pacote inclui material até então inédito da ópera rock “Lifehouse”, que deveria ter sucedido “Tommy” (1969), mas acabou sendo abandonada após desencontros criativos durante o processo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda mais significativa do punk, segundo Pete Townshend
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Contraditório ou esquecimento puro! kkkkk no disco Acid Eaters, álbum de covers dos RAMONES os (PAIS do PUNK ROCK) os mesmos fizeram uma maravilhosa homenagem ao The Who com a lendária e magnífica SUBSTITUTE! Inclusive na faixa esta citada, o próprio Pete Townshend se ofereceu pra gravar os backs vocals! Que se ouve claramente na música!

    Enfim… sou um grande fã de RAMONES e só vim aqui pra deixar essa informação!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades