Hurricane soa deliciosamente datado em “Reconnected”

Álbum que marca o retorno da banda após 22 anos não nega ter tido origem em gravações inéditas de 30 anos atrás

Em 1983, mesmo ano em que seus irmãos mais velhos Rudy e Carlos, do Quiet Riot, conquistavam a América com “Metal Health” — o primeiro disco de metal a chegar no topo das paradas —, o guitarrista Robert Sarzo e o baixista Tony Cavazo formavam o Hurricane.

A sorte demorou a lhes sorrir e foi sorriso dos mais breves. Sarzo seria tirado de cena logo após o lançamento do segundo álbum, “Over the Edge” (1988), e Cavazo, excluído pelos colegas Kelly Hansen (vocais) e Jay Schellen (bateria) no disco de reunião da banda, “Liquifury” (2001).

- Advertisement -

Com Hansen se juntando ao Foreigner e Schellen assumindo as baquetas no Yes, Sarzo e Cavazo reivindicaram o Hurricane para si e retomaram as atividades timidamente, com shows esporádicos, dando sempre a entender que não passaria disso. O baterista Mike Hansen e o vocalista australiano Dan Schumann (Tenors of Rock) completam a atual formação.

Em entrevista a este jornalista em 2021, o guitarrista confirmou a existência de músicas inéditas datadas de três décadas atrás. E basta ouvir o recém-lançado “Reconnected” para termos certeza veracidade de tal informação. Isso porque o disco, liberado nas plataformas digitais e em breve disponível em CD no Brasil pela Hellion Records, soa deliciosamente datado, como se feito de acordo com padrões que não os de hoje.

Das 11 faixas do repertório, duas são covers: “Under Pressure”, do encontro Queen + David Bowie — recentemente e, ouso dizer, erroneamente escolhida para single e videoclipe —, e “I’m Onto You”, o mais próximo que o Hurricane já teve de possuir um hit, quase sem acréscimos ou mudanças em relação à original.  

Excluída essa dupla, “Reconnected” abarca tudo o que se poderia esperar de um disco de hard rock do final dos anos 1980 e início dos anos 1990: rocks de estrutura básica desenvolvidas a partir de bons riffs de guitarra, solos que visam ao exibicionismo e refrães fáceis, extremamente fáceis pra você e eu e todo mundo cantar junto.

Às alto-astrais “Rock Star Cheater”, “Innocent Girl”, “Don’t Change Your Love” e “Blind Love” intercalam-se baladas que resvalam na breguice, como “Behind Your Shadow” e a zeppeliana “Wishing Well”. E enquanto “You & I” e “Hand of Souls” não fedem nem cheiram, a faixa-título, talvez num ato de consonância com a capa tenebrosa, soa totalmente deslocada, de modo que podemos chutar ter sido inteiramente concebida neste milênio.

*Ouça “Disconnected” a seguir, via Spotify.

Hurricane — “Reconnected”

  1. Rock Star Cheater
  2. You and I
  3. Under Pressure (Queen)
  4. Behind Your Shadow
  5. Innocent Girl
  6. Don’t Change Your Love
  7. I’m on to You
  8. Hand of Souls
  9. Disconnected
  10. Blind Love
  11. Wishing Well

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de discosHurricane soa deliciosamente datado em “Reconnected”
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades